Infraestrutura

A secretaria do programa conta com uma sala de reunião que pode ser utilizada pelos professores e uma biblioteca com computadores para que os alunos possam realizar as suas pesquisas. No nosso acervo temos todas as de teses já defendidas e livros para serem consultados pelos alunos.

O CEPATIS – Centro de Ensino e Pesquisa em Avaliações Tecnológicas e Inovações em Saúde ligado ao Programa, conta com anfiteatro para 35 pessoas e laboratório de informática com 15 computadores disponíveis para o desenvolvimento de pesquisas.

Atividades na UNIFESP e Hospital Universitário da Escola Paulista de Medicina. A Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências é responsável pelo ensino, pesquisa e extensão no pronto Atendimento, triagem, enfermaria, sala de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva do Pronto Socorro do Hospital São Paulo.

O aluno do programa conta com o Centro Cochrane do Brasil e a rede da Colaboração Cochrane Internacional como espaço para pesquisas bibliográficas, centro de randomização, documentação, análise de pesquisas clínicas e dois completos laboratórios de informática para atender simultaneamente trinta estudantes cada um. Essas atividades são conectadas internacionalmente com a Rede Cochrane Internacional em mais de 70 países, que conta com a participação de cerca de 28.000 pesquisadores clínicos de ponta, integrados pelo ideal de reduzir as incertezas e auxiliar as tomadas de decisões em saúde, na busca constante da eficácia, eficiência e da segurança clínica.

O programa trabalha em estreita associação com as Bibliotecas geradas pela Central da UNIFESP. Nosso corpo docente e discente interagem com elas no sentido de atualizá-las e expandi-las. Nossos alunos tem acesso ao portal de periódicos do Capes e da base de dados Up to date. A egressa Dra. Maria Eduarda dos Santos Puga (que realizou Mestrado e Doutorado no Programa) é Coordenadora da Rede de Biblioteca da UNIFESP e co-orientadora deste programa. Os profissionais da Biblioteca Central, como bibliotecários, participam do Programa de Pós-graduação, ministrando cursos e orientando buscas eletrônicas de artigos científicos e em contrapartida são treinados em buscas de fontes de evidências pelos orientadores deste Programa na utilização da Metodologia Cochrane. A parceria entre as duas instituições teve como principal resultado o financiamento da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e da CAPES para o acesso gratuito da Cochrane Library, permitindo um desenvolvimento de qualidade e eficiência na gestão do conhecimento em uma grande universidade. Uma inovação da gestão do conhecimento pelo programa em uma grande universidade.

A Coordenadoria da Redes de Bibliotecas - CRBU é um órgão assessor da Reitoria, portanto diretamente subordinada ao Reitor, sendo responsável pela gestão sistêmica das sete bibliotecas da UNIFESP, uma em cada campi. Sua criação foi aprovada pelo Conselho Universitário da Unifesp em abril de 2013 e a resolução publicada em dezembro do mesmo ano. Suas ações se voltam para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão da universidade, além de ter como meta proporcionar uma efetiva interação com o meio acadêmico e instituições congêneres nacionais e internacionais. Além de cuidar dos acervos físicos e digitais, a CRBU tem atuado no desenvolvimento do Repositório Institucional Unifesp, bem como na criação de um Repositório de Dados Científicos, que está sendo desenvolvido com financiamento da Fapesp.

Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). A Universidade possui um órgão central responsável por pensar as soluções de TI para toda a comunidade chamado de Superintendência de Tecnologia e Informação. Sua missão é prover soluções eficientes e flexíveis de TIC no uso das tecnologias de informação e comunicação para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão. Neste sentido, ela promove a criação de sistemas, bem como de capacitação de seus funcionários e docentes para desenvolvimento de suas atividades. A STI é hoje o órgão que congrega também todos os dados referentes à universidade e tem sido responsável pela criação de uma política de dados para a Unifesp.

Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). A Universidade possui dois órgãos centrais na discussão sobre a importância da preservação de valores éticos na pesquisa acadêmica: A CEP é responsável pela avaliação dos projetos que pretendem realizar algum tipo de experimentos que envolvam humanos, bem como sua submissão à Plataforma Brasil. A CEUA, avalia os projetos que farão uso de animais em experimentos científicos e em atividades didáticas. Ambas têm como missão desenvolver a consciência acerca dos impactos que as pesquisas podem desencadear quando tratam de seres vivos, bem como auxiliar na elaboração de protocolos saudáveis para sua realização.

Escritório de Apoio à Pesquisa - EIAP. O Escritório Institucional de Apoio à Pesquisa (EIAP) foi criado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para responder à demanda da comunidade de pesquisadores da Unifesp por suporte especializado para a gestão e administração de projetos de pesquisa, desde a elaboração e encaminhamento, até a orientação na execução e prestação de contas junto às agências de fomento. Tem como objetivo proporcionar suporte à carga burocrática de responsabilidade dos pesquisadores, orientando-os para que todas as etapas dos processos sejam realizadas nos moldes exigidos pelas agências de fomento. Além disso, propõe ser uma fonte de apoio institucional à prestação de consultorias direcionadas à otimização dos processos de obtenção e gerenciamento de recursos para pesquisa, gerando incentivo à submissão de projetos e à produtividade acadêmica. Equipamentos Multiusuários Os equipamentos de grande porte são caros e de manutenção onerosa. Por esse motivo, sua utilização deve ser otimizada. As agências de fomento têm concedido tais equipamentos dentro de chamadas “multiusuário”, de modo a disponibilizar esses equipamentos a todo da comunidade que deles necessitam. Por outro lado, muitos desses equipamentos são hoje automatizados, e quando se trata de trabalhos de rotina, um mesmo técnico pode monitorar vários deles ao mesmo tempo. Em vista disso, os mesmos devem ser agrupados em um espaço comum que facilite essa prática. Cabe às Universidades e Centros de Pesquisa criarem condições para que esses equipamentos multiusuários possam ser utilizados de forma coletiva e democrática. Os Centros de Equipamentos e Serviços Multiusuários (CESMULTI) da Unifesp são centros de serviços aos corpos docente e discente, utilizando-se de um conjunto de equipamentos comunitários, que podem também ser oferecidos à comunidade externa à universidade. Uma lista dos centros e equipamentos disponíveis pode ser acessada pela página: https://www.unifesp.br/reitoria/multiusuarios/ Escritório de Integridade Acadêmica O EIA (Escritório de Integridade Acadêmica) da Unifesp tem por papel estimular as boas práticas científicas em ensino, pesquisa e extensão, bem como procurar banir iniciativas que, mesmo parecendo inofensivas ou não tão graves, possam colocar em risco a própria razão de ser da Universidade. Tendo em vista que uma das principais missões de uma instituição de ensino superior é a produção do conhecimento, iniciativas que revelem falsificação e fabricação de dados, plágio, apropriação de resultados de pesquisa alheios e abusos na coautoria, devem ser combatidos. O EIA foi criado em 2019 na UNIFESP, composto por um docente de cada campus, um TAE e um representante da Biblioteca, e está atualmente elaborando um Guia de Boas Práticas Científicas para a instituição. Além disso, ele é um dos responsáveis pela implementação na comunidade, desde 2018, do uso do Turnitin, programa de detecção de similaridade de textos.

AGITS A AGITS - Agência de Inovação Tecnológica e Social é o Órgão da Universidade responsável pela coordenação, articulação, gestão e execução da política de inovação. Tem por missão promover a política e a cultura de inovação em suas esferas tecnológicas e sociais, além de catalisar as ações em inovação da UNIFESP. Ela é responsável pela coordenação, articulação, gestão e execução da política de inovação, para fins de cumprimento da Lei nº 10.973/04. Vinculada à Pró-Reitoria de PósGraduação e Pesquisa, de acordo a Resolução 170/2019, a Agência atua de forma transversal em: 1) inovação tecnológica de produtos e processos; 2) inovação em tecnologias sociais e economia solidária; e 3) inovação em políticas públicas, produtos, processos e serviços de atendimento à população. Suas ações podem ser acessadas no site: https://agits.unifesp.br/

Secretaria de Relações Internacionais (SRI). A Secretaria de Relações Internacionais é um órgão assessor da Reitoria, vinculado à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, que tem como missão coordenar e apoiar as atividades de cooperação internacional da Universidade Federal de São Paulo. Foi criada em dezembro de 2006 pela Fundação de Apoio à UNIFESP como Assessoria de Relações Internacionais. Em 2011, passou à condição de Secretaria de Relações Internacionais tendo por atribuição : - Coordenar e apoiar as atividades de cooperação internacional da Unifesp, segundo orientação dos colegiados centrais; - Fornecer informações atualizadas sobre os programas de educação e mobilidade para docentes, discentes e pesquisadores; - Orientar estudantes que desejem realizar um período de estudos no exterior assim como os estudantes estrangeiros que desejem estudar na Unifesp; - Planejar, orientar, promover e coordenar o processo de planejamento de programas, projetos e atividades internacionais no campo de ação da Unifesp, em articulação com o Ministério das Relações Exteriores; - Organizar e subsidiar a participação do Reitor ou de seu representante em conferências, assembléias e comitês internacionais. Suas ações podem ser acessadas no site: https://www.unifesp.br/reitoria/sri/

© 2013 - 2022 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Napoleão de Barros, 865 - Vila Clementino  •  CEP 04024-002 - São Paulo - SP
+55 11 5576 4848 VoIp 2184   •   pgsbe@unifesp.br