ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA
ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA |
Responsável(eis): Prof. Fábio Cruz e Profa. Regina Silva |
Carga Horária/Créditos: 30h/2 créditos |
Frequência: anual |
Período: Março/abril |
Justificativa do tema: Fornecer ao pós-graduando elementos básicos para o exercício do ensino em Fisiologia e Farmacologia. Ementa/tópicos abordados: Plano de ensino. Preparação de aulas. Recursos didáticos. Preparação de avaliações. Prática de ensino. |
Obs.: Início em 2020 |
ATUALIZAÇÃO DE TÓPICOS EM FARMACOLOGIA ENDÓCRINA E REPRODUTIVA
ATUALIZAÇÃO DE TÓPICOS EM FARMACOLOGIA ENDÓCRINA E REPRODUTIVA |
Responsável(eis): Profa. Maria Christina W. Avellar |
Carga Horária/Créditos: 30h/2 créditos |
Frequência: Anual |
Período: Fevereiro a Novembro |
Ementa/tópicos abordados: Encontros semanais, com apresentação de trabalhos de revisão da literatura focando em tópicos atualizados de farmacologia endócrina e reprodutiva, incluindo apresentação de seminários e apresentação de projetos de pesquisa. Língua: português e inglês. |
Obs.: |
ATUALIZAÇÃO DE TÓPICOS ESSENCIAIS EM FARMACOLOGIA E EM FISIOLOGIA
ATUALIZAÇÃO DE TÓPICOS ESSENCIAIS EM FARMACOLOGIA E EM FISIOLOGIA |
Responsável(eis): Profa. Vanessa Abílio e Profa. Erika Nishi |
Carga Horária/Créditos: 120h/8 créditos |
Frequência: Anual |
Período: Março a Julho |
Ementa/tópicos abordados: O curso tem como objetivo fornecer a nossos alunos um conhecimento básico sobre Fisiologia e Farmacologia, além de dar também a oportunidade de exercitar a parte de ensino, uma vez que é exigido dele durante o curso, a preparação e apresentação de uma aula de graduação sobre o tópico estudado. Achamos que tanto o conhecimento básico sobre Fisio-Farmacologia como a capacidade de preparar uma aula de graduação, são pré-requisitos bastante importantes para os alunos de pós-graduação que estamos formando. |
Obs.: |
ATUALIZAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COMPORTAMENTAL
ATUALIZAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COMPORTAMENTAL |
Responsável(eis): Profa. Regina Silva |
Carga Horária/Créditos: 30h/2 créditos |
Frequência: Anual |
Período: Fevereiro a Novembro |
Ementa/tópicos abordados: Estudo da aplicação da neurociência comportamental como ferramenta para modelar psicopatologias e entendimento da neurobiologia do comportamento. Aplicação da neuropsicofarmacologia como ferramenta de pesquisa. |
Obs.: |
BASES CELULARES E MOLECULARES DO CÂNCER
BASES CELULARES E MOLECULARES DO CÂNCER |
Responsável(eis): Profa. Catarina Porto e Profa. Miriam Galvonas |
Carga Horária/Créditos: 60h/4 créditos |
Frequência: bienal/ímpar |
Período: 1° semestre |
Justificativa do tema: O câncer é responsável por 1/3 das mortes decorrentes de doenças não transmissíveis e, apesar dos avanços em métodos de detecção e formas de tratamento, apresenta aumento em sua incidência. A compreensão dos mecanismos envolvidos na transformação maligna e na progressão tumoral é fundamental para a identificação de marcadores de diagnóstico, prognóstico e resposta a terapias, além do desenvolvimento de formas mais eficazes de tratamento. Ementa/tópicos abordados: - Conceitos básicos em oncologia - Replicação do DNA e controle de expressão gênica - Divisão celular e controle de ciclo celular - Fatores de crescimento e receptores de membrana - Interações célula-célula e célula-matriz extracelular - Mecanismos de morte celular - Angiogênese, invasão e metástase - Metabolismo celular - Inflamação, imunidade e microambiente tumoral - Farmacogenômica e medicina de precisão |
Obs.: Início em 2020 |
BASES FISIOPATOLÓGICAS DO DIABETES MELLITUS E SUAS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
BASES FISIOPATOLÓGICAS DO DIABETES MELLITUS E SUAS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS |
Responsável(eis): Profa. Aparecida Emiko |
Carga Horária/Créditos: 30h/2 créditos |
Frequência: bienal, ano par |
Período: 1° semestre |
Ementa/tópicos abordados: O curso visa abordar mecanismos moleculares que envolve os mecanismos de secreção e ação da insulina, resistência a ação do hormônio, a fisiopatologia do diabetes e suas co-morbidades. Além disso abordará as atualidades em estratégias terapêuticas bem como novas tecnologias para o tratamento do diabetes. As aulas teóricas serão ministradas tanto pelos responsáveis como por pesquisadores convidados. Será esperado que os alunos, ao final do curso, sejam capazes de discutir sobre os conceitos básicos e atualidades sobre o diabetes. A avaliação será feita através das discussões em sala de aula e uma resenha sobre os tópicos abordados. |
Obs.: Início 2020 |
CONCEITOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
CONCEITOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR |
Responsável(eis): Profa. Cássia Bergamaschi, Profa. Érika Nishi e Prof. Ruy Campos |
Carga Horária/Créditos: 90h/6 créditos |
Frequência (anual/bienal. Se bienal, ano par ou ímpar): Bienal/ímpar |
Período: 2° semestre |
Justificativa do tema: Apresentar de forma integrativa e aprofundada temas básicos e avançados de fisiologia cardiovascular. Ementa/tópicos abordados: Coração: propriedades fundamentais da fibra cardíaca, mecânica cardíaca e insuficiência cardíaca. Hemodinâmica, trocas capilares e mecanismos de edema Controle cardiovascular: débito cardíaco, pressão arterial, hipertensão arterial. |
Obs.: |
CONDUTAS ÉTICAS E CIENTÍFICAS COM ANIMAIS DE LABORATÓRIO
CONDUTAS ÉTICAS E CIENTÍFICAS COM ANIMAIS DE LABORATÓRIO |
Responsável(eis): Prof. Fábio Cardoso Cruz, Profa. Catarina Segreti Porto e Profa. Marimélia Porcionatto |
Colaboradores: Gui Mi Ko e Paulo Varoni Cavalcanti |
Carga Horária/Créditos: 45h/3 créditos |
Frequência: Anual |
Período: 2° Semestre |
Justificativa do tema: O estudo do comportamento e bem-estar animal tem gerado regulamentações e guias internacionais de conduta no uso e cuidado dos animais de laboratório. Os conhecimentos dos princípios normativos internacionais, das principais guias de orientação para publicação de trabalhos científicos, destacando guía ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments) adotado e exigido por muitas revistas importantes para publicação, bem como associações internacionais e nacionais (como FESBE e SBCAL), e da Lei Arouca (11.794 de 8 de outubro de 2008), do Uso de Animais de Laboratório no Brasil, asseguram o desenvolvendo da consciência de responsabilidade no uso de animais de experimentação. Ementa/tópicos abordados: Capacitar os discentes no uso de animais de laboratório seguindo normas internacionais e nacionais; conhecer os aspectos básicos da genética e qualidade sanitária dos animais de laboratório; treinamento na realização de procedimentos experimentais não invasivas e técnicas cirúrgicas nos animais de laboratório; reconhecer a importância do bem estar animal e sua aplicação no manejo e uso de animais de laboratório. |
Obs.: Início 2019 |
ENDOCRINOLOGIA BÁSICA II: RECEPTORES ESTROGÊNICOS
ENDOCRINOLOGIA BÁSICA II: RECEPTORES ESTROGÊNICOS |
Responsável(eis): Profa. Catarina Porto |
Carga Horária/Créditos: 90h/6 créditos |
Frequência: A confirmar |
Período: A confirmar |
Justificativa do tema: Os estrogênios (17beta-estradiol, E2) são hormônios esteroides que regulam proliferação, diferenciação e função de uma variedade de sistemas, como por exemplo, reprodutor, urinário, cardiovascular, nervoso central e esquelético. Estão também envolvidos em processos patológicos, como por exemplo, câncer de mama, endometrial e ovariano, bem como na osteoporose e no câncer prostático. Seus efeitos biológicos são mediados pelos receptores estrogênicos ERalfa e Ebeta, atualmente, designados ESR1 e ERS2, os quais pertencem a superfamília dos receptores nucleares. Após a interação E2-ER vias de sinalização rápidas e genômicas são ativadas e estão envolvidas nas funções do órgão-alvo. E2 pode também se ligar ao receptor acoplado à proteína G, GPER (G-protein-coupled estrogen receptor) e ativar vias de sinalização rápida. Ementa/tópicos abordados:
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Obs.: |
ESTATÍSTICA E CIÊNCIAS DE DADOS EM PESQUISA QUANTITATIVA
ESTATÍSTICA E CIÊNCIAS DE DADOS EM PESQUISA QUANTITATIVA |
Responsável(eis): Profa. Regina Silva |
Colaborador: Anderson Henrique F.F. Leão |
Carga Horária/Créditos: 60h/4 créditos |
Frequência: a confirmar |
Período: 2° semestre |
Ementa/tópicos abordados: O objetivo deste curso será fornecer as bases em conceitos de probabilidade e estatística aplicados a pesquisas quantitativas na área de saúde. Os tópicos específicos incluem: 1. Delineamento experimental e estatístico, elaboração de planilhas e organização sistemática de dados. 2. Descrição de dados (tipos de dados, visualização gráfica, estatística descritiva). 3. Teste de inferência estatística (teorias de amostragem, teste de hipótese, distribuições de probabilidade, intervalos de confiança, pressupostos e armadilhas relacionadas ao p-valor). 4. Interpretação dos relatórios estatísticos fornecidos por pacotes estatísticos com interface gráfica (IBM SPSS). 5. Elaboração de metodologias e relatórios estatísticos para manuscritos e publicações. |
Obs.: |
MARCAS EPIGENÉTICAS: MANUTENÇÃO DA ESTABILIDADE DO GENOMA E REGULAÇÃO DA ATIVIDADE GÊNICA
MARCAS EPIGENÉTICAS: MANUTENÇÃO DA ESTABILIDADE DO GENOMA E REGULAÇÃO DA ATIVIDADE GÊNICA |
Responsável(eis): Prof. Miriam Galvonas |
Carga Horária/Créditos: 120h/8 créditos |
Frequência: bienal, ano par |
Período: 1° semestre |
Ementa: Espera-se que o aluno tenha acesso às informações mais recentes sobre o papel de eventos epigenéticos em diferentes processos fisiológicos (desenvolvimento embrionário, imprinting genômico, inativação do cromossomo X, envelhecimento) e patológicos (câncer, desordens psiquiátricas, malformações congênitas) e a influência do ambiente sobre estes mecanismos. Tópicos abordados: Epigenética – aspectos gerais; Mecanismos epigenéticos – Metilação e DNA, Modificações em histonas e Remodelamento de cromatina; MicroRNAs; Técnicas empregadas no estudo de padrões epigenéticos; Epigenética em eventos fisiológicos – Embriogênese, Diferenciação, Imprinting, Inativação do cromossomo X; Epigenética em eventos patológicos – Câncer, Doenças autoimunes, Doenças Neurocomportamentais; Epigenética versus Ambiente; Terapia Epigenética. |
Obs.: |
TÓPICOS EM FARMACOGENÔMICA E GENÉTICA MOLECULAR
TÓPICOS EM FARMACOGENÔMICA E GENÉTICA MOLECULAR |
Responsável(eis): Prof. Paulo Caleb |
Carga Horária/Créditos: 30h/2 créditos |
Frequência: A confirmar |
Período: A confirmar |
Justificativa do tema: Alguns testes farmacogenéticos já se encontram disponíveis aos pacientes e aos profissionais de saúde, e cada vez mais, as agências regulamentadoras observam os avanços tecnológicos e o entendimento da relação fármaco-genômica. Assim, desenhos de estudos farmacogenômicos ideais sugerindo viabilidades podem acarretar melhora ao paciente e ao serviço de saúde. Ementa/tópicos abordados: 1- Conceitos sobre farmacogenômica. 2- Bancos de dados disponíveis sobre farmacogenômica. 3- Características dos fármacos mais utilizados na farmacogenômica visando à medicina personalizada. 4- Viabilidade do marcador farmacogenômico e custos envolvidos. 5- Técnicas moleculares disponíveis. 6- Algoritmos estimadores de dose, sua validação e estudos prospectivos. 7- Tipos de desenhos de estudos farmacogenômicos. 8- Identificação de marcadores por estudos de genoma amplo. 9- Perspectivas futuras. |
Obs.: |
FARMACOLOGIA DA INFLAMAÇÃO
FARMACOLOGIA DA INFLAMAÇÃO |
Responsável(eis): Profa. Vanessa Moreira |
Carga Horária/Créditos: 45h/3 créditos |
Frequência: Bienal |
Período: A confirmar |
Ementa: Abordagem dos aspectos farmacológicos dos mediadores químicos envolvidos na regulação da resposta inflamatória e no processo de reparo tecidual. Relação entre os mecanismos de inflamação e possíveis moléculas e alvos para tratar doenças inflamatórias. Conhecimento sobre modelos experimentais e métodos analíticos utilizados para caracterização qualitativa e quantitativa dos mediadores pró- e anti-inflamatórios. Processo inflamatório agudo/ Modelos experimentais; |
Obs.: |
NEUROPSICOFARMACOLOGIA
NEUROPSICOFARMACOLOGIA |
Responsável(eis): Prof. Fábio Cruz, Profa. Regina Silva e Profa. Vanessa Abílio |
Carga Horária/Créditos: 60h/4 créditos |
Frequência: Bienal/ímpar |
Período: setembro/outubro |
Justificativa do tema: propiciar aos alunos da linha de pesquisa conhecimento abrangente de conceitos, métodos, e atualização de literatura em Neuropsicofarmacologia. Ementa/tópicos abordados: Conceitos básicos em neuropsicofarmacologia. Classes de fármacos usados em neuropsicofarmacologia. Neurobiologia das patologias relacionadas ao sistema nervoso central. Modelos animais em neuropsicofarmacologia. |
Obs.: |
NOVAS TECNOLOGIAS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM FARMACOLOGIA
NOVAS TECNOLOGIAS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM FARMACOLOGIA |
Responsável(eis): Prof. Paulo Caleb |
Carga Horária/Créditos: 30h/2 créditos |
Frequência: A confirmar |
Período: julho |
Justificativa do tema: As novas tecnologias fazem com que sejamos competitivos e capazes de fazer ciência de boa qualidade e na fronteira entre o conhecimento e a aplicação. Já, estarmos alinhados com os conceitos de inovação e empreendedorismo permite-nos ampliar as possibilidades de atuação dos egressos do PPG em Farmacologia. Ementa/tópicos abordados: 1- Novas tecnologias – parte A. 2- Novas tecnologias – parte B. 3- Inovação, P&D em fármacos e iniciativas brasileiras – parte A. 4- Inovação, P&D em fármacos e iniciativas brasileiras – parte B. 5- Startups e empresas consolidadas (ex-startups). 6- Incubadoras, aceleradoras e fomentadores. 7- PIPE. 8- Seminários. |
Obs.: |
RECEPTORES ACOPLADOS À PROTEÍNA G: MECANISMOS MOLECULARES DE SINALIZAÇÃO
RECEPTORES ACOPLADOS À PROTEÍNA G: MECANISMOS MOLECULARES DE SINALIZAÇÃO |
Responsável(eis): Profa. Rosely Godinho |
Carga Horária/Créditos: 45h/3 créditos |
Frequência: bienal/par |
Período: (1° semestre) |
Justificativa do tema: Os receptores acoplados à proteína G constituem a maior família de receptores de membrana com mais de 1000 tipos/subtipos identificados. A importância desses receptores pode ser facilmente comprovada considerando que são alvos de cerca de mais de 30% dos medicamentos utilizados na clínica. Ementa/tópicos abordados: Durante o Curso serão abordados os temas listados abaixo em aulas ministradas por pós-graduandos divididos em 6 grupos Temas 1. Introdução ao Curso 2. Princípio da Interação Fármaco-Receptor (2 aulas) 3. GPCR: Mecanismos de Ativação, Dessensibilização e Down-regulation 4. AMP cíclico, Adenilil Ciclases e Fosfodiesterases 5. Fosfolipases 6. Quinases ativadas por GPCR 7. Sistema Cálcio/Calmodulina |
Obs.: |
RECEPTORES NUCLEARES: DO MOLECULAR AO FUNCIONAL
RECEPTORES NUCLEARES: DO MOLECULAR AO FUNCIONAL |
Responsável(eis): Profa. Maria Christina Avellar |
Carga Horária/Créditos: 60h/4 créditos |
Frequência: bienal/par |
Período: 2° semestre |
Justificativa do tema: Os receptores nucleares (NR) e co-moduladores responsivos a hormônios esteroidais possuem papel em várias doenças, tais como inflamação, desordens endócrinas e reprodutivas e câncer. Nosso objetivo é, revendo a história das descobertas dos hormônios esteroidais e seus receptores, permitir ao participante atualizar os conceitos da farmacologia desses receptores com ênfase em geração de hipóteses, validação de dados experimentais e descoberta de relações entre vias de sinalização de NR, genes e tecidos que permitam o melhor entendimento de processos fisiológicos e patológicos relevantes para a clínica médica. Serão discutidas as principais abordagens (moleculares, celulares e funcionais, dados de ômicas) usando experimentação animal, avaliação clinica e métodos alternativos (incluindo de análise computacional de dados) que permitam ao participante ter conhecimento básico na área que permita a compreensão crítica da literatura e inserção desse conhecimento no desenvolvimento do seu trabalho cientifico. Ementa/tópicos abordados: introdução sobre genes e regulação transcricional, farmacologia dos receptores nucleares responsivos a hormônios esteroidais; mecanismo de ação de fatores de transcrição; ferramentas de integração e organização de dados de multiômicas para descobrir relações entre sinalização de receptores nucleares, genes e tecidos e relações com doenças humanas; modelos de experimentação animal, modelos alternativos para estudo dos temas da disciplina; |
Obs.: |
SISTEMAS DE NEUROTRANSMISSÃO
SISTEMAS DE NEUROTRANSMISSÃO |
Responsável(eis): Prof. Fábio Cruz |
Carga Horária/Créditos: 60h/4 créditos |
Frequência: anual |
Período: 1° semestre |
Justificativa do tema: O conhecimento dos sistemas de neurotransmissão é de fundamental importância para se entender os mecanismos de ação dos fármacos que atuam no sistema nervoso central, bem como as patologias que acometem o mesmo. Sendo, de grande relevância que os alunos da pós-graduação em farmacologia tenham esse conhecimento. Ementa/tópicos abordados: Aspectos Gerais: • Introdução a neuroanatomia • Aspectos gerais da neurotransmissão no sistema nervoso central • Interação entre neurotransmissores e receptores • Transdução do sinal • Plasticidades Sinápticas Sistemas de neurotransmissão: • Neurotransmissores Aminoácidos. • Acetilcolina • Norepinefrina e epinefrina • Dopamina • Serotonina • Histamina • Peptídeos neuroativos • Endocanabinoides • NO • Purinas • Técnicas de análise de neurotransmissores • Prática I: dosagem tecidual de neurotransmissores • Prática II: Avaliação da ativação de vias intracelulares por Western Blotting |
Obs.: Início 2019 |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO FARMACOLÓGICA CELULAR E MOLECULAR
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO FARMACOLÓGICA CELULAR E MOLECULAR |
Responsável(eis): Prof. Gustavo José da Silva Pereira |
Carga Horária/Créditos: 60h/4 créditos |
Frequência: bienal, ano ímpar |
Período: 2° semestre |
Justificativa do tema: Necessidade de discutir princípios de técnicas para o estudo de sinalizações celulares mediadas pelos receptores em diversas áreas da Farmacologia. Ementa/tópicos abordados: Introduzir aspectos básicos e avançados em cultivo celular, Clonagem e desenho de oligonucleotídeos; PCR e PCR em tempo real; Sequenciamento de DNA de Sanger e de última geração; Métodos de tranfecção; Vetores virais e terapia gênica; RNA de interferência; Imunopreciptação; Western blotting; Proteômica, SDS-PAGE 2D e espectrometria de massas; Imunofluorescência; Microscopia de Fluorescência; Citometria de fluxo; Modelo de animais knockout; organismos transgênicos. |
Obs.: |
TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA E MOLECULAR
TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA E MOLECULAR |
Responsável(eis): Profa Mirian Hayashi |
Carga Horária/Créditos: 60h/4 créditos |
Frequência: A confirmar |
Período: fevereiro/março |
Ementa/tópicos abordados: O curso é composto por seminários mensais com apresentação e discussões de tópicos em farmacologia bioquímica e molecular, apresentados por pesquisadores internos e externos à UNIFESP. |
Obs.: |
PERSPECTIVAS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS METABÓLICAS COM BASE EM MOLÉCULAS PEPTÍDICAS
PERSPECTIVAS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS METABÓLICAS COM BASE EM MOLÉCULAS PEPTÍDICAS |
Responsável(eis): Profa Patricia Reckziegel |
Carga Horária/Créditos: 30h/2 créditos |
Frequência: A confirmar |
Período: A confirmar |
Ementa: Esta disciplina tem como temática principal o tratamento de doenças metabólicas baseado em moléculas peptídicas. Discutiremos a temática das doenças metabólicas, com enfoque na obesidade, e as atualizações sobre o tecido adiposo, uma vez que é sabido que humanos adultos apresentam tecido adiposo marrom capaz de aumentar o gasto energético para a geração de calor, além do tecido adiposo branco. Os mecanismos de ativação de tecido adiposo marrom e indução de browning (diferenciação de tecido adiposo branco em marrom) também serão estudados. Além disso, discutiremos o papel de diversas moléculas peptídicas no controle do metabolismo energético, e dos peptídeos intracelulares, moléculas que podem agir tanto no espaço intra quanto extra-celular e modular diversas funções celulares. A identificação de novas moléculas peptídicas através de estudos de peptidômica permitirá uma discussão acerca destes estudos no mundo das “ômicas”. Vários dogmas com relação ao tratamento farmacológico com moléculas peptídicas serão discutidos, de tal forma a avaliar como peptídeos podem representar novas formas de tratamento de doenças metabólicas. Modelos animais de doenças metabólicas, estímulo de termogênese, modelos celulares de adipócitos, técnica de espectrometria de massas e biologia molecular também serão discutidos, bem como importantes publicações científicas na área. Tópicos a serem abordados: 1. Doenças metabólicas. Doenças metabólicas; Obesidade; Tratamentos farmacológicos; Modelos animais de obesidade. 2. Atualizações em Tecido Adiposo. Tecido adiposo branco, marrom e bege; Vias de ativação de tecido adiposo marrom e browning; Modelos animais de termogênese independente de tremor muscular; Culturas celulares de adipócitos. 3. Peptídeos – quebrando dogmas. Peptídeos moduladores do metabolismo energético; Peptídeos intracelulares; O que há de novo nos possíveis tratamentos com peptídeos. 4. Peptidômica. Mundo das “ômicas”; Espectrometria de massas; Identificação de peptídeos intracelulares de amostras biológicas por peptidômica. |
Obs.: |
NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADES |
Responsável(eis): Profa. Milena Viana |
Carga Horária/Créditos: 15h/1 crédito |
Frequência: A confirmar |
Período: A confirmar |
Objetivos Geral: O objetivo do curso é discutir amplamente aspectos da classificação dos diferentes transtornos de ansiedade (ansiedade generalizada, pânico, fobias, estresse pós-traumático e transtorno obssessivo-compulsivo). Específico: Familiarizar o estudante com o conhecimento atual da bioquímica, farmacologia e neuroanatomia dos diferentes transtornos de ansiedade, bem como analisar criticamente aspectos metodológicos envolvidos nas diferentes abordagens do problema. Conteúdo Programático 1. Ansiedade: história e classificação atual 2. Técnicas de avaliação: Modelos animais 3. Técnicas de avaliaçãoo: Modelos humanos 4. Eixo HPA e ansiedade 5. Transtorno da ansiedade generalizada (TAG): sintomatologia, tratamento, neuroquímica, modelos para estudo. 6. Transtornos fóbicos: sintomatologia, tratamento, neuroquímica, modelos para estudo. 7. Transtorno do pânico: sintomatologia, tratamento, neuroquímica, modelos para estudo. 8. Transtorno de estresse pós-traumático: sintomatologia, tratamento, neuroquímica, modelos para estudo. Bibliografia Básica: Hetem LAB; Graeff FG. Ansiedade e transtornos de ansiedade. Ateneu, São Paulo, 2012. Gentil V; Lotufo-Neto F. Pânico, Fobias e Obsessões. Edusp, São Paulo 1996. Complementar: American Psychiatric Association. DSM-V. 2013 Organização Mundial da Saúde. Classificação Internacional das Doenças. CID-10. Graeff, F. G.; Brandão, M.L. Neurobiologia das Doenças Mentais. 5a. Edição. Lemos Editora. São Paulo, 1999. |
Obs.: |
BIOESTATÍSTICA EM NEUROCIÊNCIAS
Bioestatística em Neurociências | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Responsável(eis): Profa. Vanessa Abílio e Dr. Cássio Loss | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Carga Horária/Créditos: 45h/3 créditos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Frequência: Anual | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Período: Julho | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS: Proporcionar ao aluno uma melhor compreensão da aplicabilidade da estatística nas Neurociências. Demonstrar ao aluno como utilizar ferramentas estatísticas para a elaboração do desenho experimental. EMENTA: Espera-se que o aluno compreenda princípios básicos de estatística e sua aplicabilidade, assim como seja capaz de elaborar e discutir desenhos experimentais que sejam adequados para a sua hipótese de pesquisa. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Princípios básicos em estatística; Distribuição Normal, Distribuição Z, Distribuição t de Student; Erro tipo I e tipo II, Cálculo do tamanho amostral; Testes de hipótese para 1 amostra (One-sample t test e Wilcoxon signed-rank test); Testes de hipótese para 2 amostras (Unpaired t test, Unpaired t test with Welch’s correction, Paired t test, Mann-Whitney test e Wilcoxon matched pairs signed rank test); Testes de hipótese para 3 amostras ou mais (One-Way ANOVA, Two-Way ANOVA, Repeated Measures ANOVA, Kruskal-Wallis test); Correlação linear simples; Análise de Componentes Principais (PCA); Utilização dos programas de estatística GPower, GraphPad Prisma e SPSS; PÚBLICO ALVO: Alunos de pós-graduação matriculados no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UNIFESP. MÉTODO DE ENSINO: Aulas teóricas interativas (online - através da Plataforma Zoom), com a participação dos alunos na resolução dos problemas apresentados em aula. Apresentação de seminários e discussões. Elaboração de desenhos experimentais. AVALIAÇÕES: Apresentação e discussão de artigos científicos; Elaboração de desenho experimental baseado no conteúdo discutido; Participação nas discussões durante as aulas. CRONOGRAMA:
BIBLIOGRAFIA: CALLEGARI-JACQUES, S.M. Bioestatística: Princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003. MOTTA, V.T. Bioestatística. Educs, 2006. FESTING, M.F.W and ALTMAN, D.G. Guidelines for the Design and Statistical Analysis of Experiments Using Laboratory Animals. ILAR Journal, Volume 43, Number 4, 2002. |
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Obs.: |
PROCESSOS ENVOLVIDOS DESENVOLVIMENTO DE FARMACOS E VACINAS
Processos Envolvidos Desenvolvimento de Fármacos e Vacinas: propriedade intelectual, reaproveitamento de fármaco e vacinas no contexto de uma Pandemia |
Professor responsável: Profa. Mirian Hayashi |
Carga Horária/Créditos: 30h/2 créditos |
Frequência: Anual |
Período: Julho |
Objetivos: O curso pretende proporcionar conhecimentos em Desenvolvimento de Fármacos e Vacinas, englobando diversos aspectos, desde as técnicas básicas necessárias em cada processo, até o depósito de patente e licenciamento exclusivo ou parcial, até exemplos práticos de aplicação destes conhecimentos em diferentes situações, com discussões voltadas inclusive ao cenário atípico atual de pandemia. Espera-se oferecer ao aluno conhecimento básico que permita a sua interação com profissionais multidisciplinares e a sua integração em grupos de pesquisa que possam contribuir na área de desenvolvimento de fármacos e/ou vacinas. Ementa:
O curso inclui aulas teóricas e a participação ativa dos alunos, por meio de discussão dos temas de cada aula, leitura e análise crítica do material complementar e apresentação de respostas a questionários a serem entregues após cada aula teórica. Avaliação: A avaliação dos alunos será baseada na frequência, participação nas discussões e realização das atividades propostas, empregando exclusivamente a plataforma Google Classroom. |
Obs.: |
CONCEITOS E FORMALISMOS EM ELETROFISIOLOGIA CELULAR
Conceitos e Formalismos em Eletrofisiologia Celular |
Responsável(eis): Prof. Dr. Eduardo Colombari |
Colaborador:Prof. Dr. Wamberto Varanda, Professor Titular Aposentado do Departamento de Fisiologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP-USP |
Carga Horária/Créditos: 75h/5 créditos |
Frequência: Anual |
Período: Julho |
Objetivos: Este curso tem como objetivo central fornecer ao estudante os aspectos básicos do funcionamento da membrana celular, enquanto responsável por trocas de solutos e solvente entre os meios intra e extracelular e pela gênese da atividade elétrica celular. Além disso, serão estudados os processos de transdução do sinal elétrico em sinais químicos, caso da secreção de neurotransmissores. 2)Enfoque de Ensino: O enfoque do curso será nos aspectos biofísicos e bioquímicos da fisiologia celular, relacionados aos tópicos ao assunto. O curso tem muito mais um aspecto formativo que informativo. Espera-se que ao final do mesmo o(a) estudante sinta-se mais confortáveis na leitura de artigos relacionados ao tema. 3- Pré-requisitos: Os seguintes pontos deverão ter sido abordados em outras unidades: 1) Lipídios e sua estruturação numa bicamada. Tipos; cargas; fluidez; etc.. 2) Visão morfológica da membrana celular: “freeze fracture”: modelos, etc.. 3) Proteínas: estruturação; mudanças conformacionais, etc.. – PROGRAMA TEÓRICO Os tópicos listados abaixo têm o propósito de ressaltar ao estudante pontos essenciais que serão abordados durante o curso e que dele serão exigidos. Não têm pretensão de esgotar o assunto em pauta. 1- Introdução ao curso: estruturação; justificação; histórico 2- Difusão de substâncias em meio homogêneo 2.1. A água como solvente biológico: origens da polaridade 2.2. Íons em solução: água de hidratação 2.3. Movimentação de partículas em solução: movimento browniano; distância média de difusão (drms) 2.4. Difusão: coeficiente de difusão. 2.5. Equilíbrio e estado estacionário. 2.6. Potencial químico e eletroquímico. 3- Fluxos através de membranas 3.1. Conceito de fluxo: unidirecional e resultante 3.2. Coeficiente de partição 3.3. Difusão: Lei de Fick, Permeabilidade 3.5. Vias de permeação através de Membranas Biológicas: Canais, Carregadores e Bombas 3.6. Canais iônicos 3.7. Patologias associadas a canais iônicos 4- Transporte de água 4.1 Permeabilidade da membrana à água: aquaporinas 4.2. Osmose e pressão osmótica 4.3. Osmolaridade 4.4. Coeficiente de reflexão 4.5. Equilíbrio de Donnan 5 -Ions e Potencial de Membrana 5.1. Todas as células apresentem uma diferença de potencial elétrico através da membrana: constatação do fato 5.2 Conceitos básicos de eletricidade: potencial, corrente, capacitância. 5.3 O modelo elétrico da célula: ions em solução carregam corrente. 5.3.1 Definição de despolarização e hiperpolarização da membrana: correntes de entrada e de saída 5.4 Lei de Ohm: definição de corrente elétrica, potencial elétrico e condutância (resistência). Gráfico IxV. 5.5 Gradientes iônicos e diferença de potencial elétrico: geração do potencial de equilíbrio eletroquímico - Eletroneutralidade de soluções iônicas: 5.6 Equilíbrio eletroquímico de um íon individual: A equação de Nernst. 5.7 Conceito de Força eletromotriz gerando corrente iônica 5.7.1 Potencial de reversão da corrente: polaridade da corrente 5.8 O potencial de repouso e o fluxo de íons através da membrana 5.8.1 A equação de condutância de corda. 5.8.2 A equação de Goldman, Hodgkin e Katz: relação entre as permeabilidades iônicas 5.9 Alterando o potencial da membrana 5.9.1 Alterando a condutância específica dos íons 5.9.2 A importância da manutenção dos gradientes iônicos 6. Propriedades Elétricas Passivas da Membrana Celular 6.1. Condutância e capacitância da membrana 6.2.O axônio como cabo – propriedades dependentes de tempo e espaço. 6.3. Transmissão passiva da informação elétrica. 7. Bases Iônicas do Potencial de Ação 7.1. Potenciais extracelulares: registro superficial do nervo 7.2. Potencial de ação numa célula – medida intracelular 7.3. Excitabilidade dependente de voltagem 7.4. Limiar de disparo tudo ou nada. 7.5. Períodos refratários 7.6. Correntes iônicas envolvidas no potencial de ação – dissecção farmacológica 7.7. Condutâncias dependentes de voltagem- a técnica de “voltage clamp”. 7.8. Canais iônicos dependentes de voltagem – ativação e inativação 7.9. Condução do impulso nervoso – axônios mielinizados e amielínicos. 8. Canais iônicos e receptores. 8.1 Estrutura molecular dos canais iônicos. 8.2 Seletividade iônica: filtros de seletividade. 8.3 Modelos cinéticos do funcionamento dos canais iônicos. 8.4 Ativação de canais iônicos (gating): sensibilidade a potencial, ligantes e tensão. 8.5 Fechamento, inativação e dessensibilização dos canais e receptores. 8.6 Algumas Patologias relacionadas a canais iônicos. 9 Comunicação entre Células 9.1. Definição de sinapse: lados pré- e pós-sináptico. 9.2. Terminais sinápticos: botão sináptico; sinapse em fita; junção neuromuscular 9.3 Neurotransmissores 9.4. Vesículas sinápticas 10.4.1- Proteínas relacionadas a exocitose 10.4.2-Mecanismos de exocitose vesicular; toxinas que afetam a exocitose 10.4.3-Endocitose e reciclagem das vesículas 10.4.3-Pools vesiculares 9.5. Potenciais e correntes pós-sinápticas excitatórias e inibitórias: bases iônicas 9.6. Somação e integração sináptica 9.7. Interação entre sinapses: Circuitos neurais locais. 9.8. Plasticidade sináptica à curto prazo: depressão e facilitação. 9.9. Plasticidade sináptica à longo prazo: potenciação a longo prazo 9.10. Sinapses elétricas: conexinas 10 - Bibliografia Básica Os livros aqui citados possuem capítulos de interesse para essa parte do curso - Fisiologia –ed. Mello Aires, M. - 5 a edição – Guanabara Koogan – 2018 – Livro de autores nacionais. Contém um detalhamento biofísico maior do conteúdo do curso. - Princípios de Neurociências – E. Kandel; JH Schwartz; TM Jessell; AS Siegelbaum; AJ Hudspeth – 5ª Edição – AMGH editora LTDA – 2014 – Livro de neurociência que aborda parte do conteúdo da disciplina, com um enfoque em neurofisiologia. Livro muito interessante - The Physiology of Excitable Cells – Ed. David J. Adley – 4 edição 1998 – Embora antigo, aborda vários temas relacionados a eletrofisiologia de modo didático. Em Inglês -Cell Physiology Sourcebook – ed. Esperelakis – 4th edition. Academic Press – 2012. Livro completo sobre Fisiologia Celular. 11 - Site que contém material relacionado ao curso: - http://nerve.bsd.uchicago.edu/ - vários simuladores de difusão, canais iônicos, bioeletrogênese e excitabilidade 12 – Algumas constantes e definições que poderão ser utilizadas para resolução de problemas: - constante dos gases (R) – 8,31 j.oK-1 .mole-1 - Número de Avogadro (N) – 6,02 x 1023 particulas por mol. - Constante de Faraday (F) – 96500 coulomb/equivalente F = N A . Carga do Elétron - Carga do Elétron = 1,60217662 × 10 -19 Coulombs - Mol de espécie química (molécula ou elemento químico) É a massa que contém NA (6,02.1023) moléculas ou átomos Concentração molar = mol/l, M Concentração molal = mol/kg H2O - Eq-g de um íon = massa do íon que contém N A de carga - Concentração 1 normal (N) = 1 Eq-g/l - Osmolar = osmol/l - Osmolal = osm/kg.H 2 O 13 – Avaliação Os(as) estudantes serão avaliados de modo escrito, a ser entregue via digital em arquivo pdf. Cada estudante poderá escolher o modo que será avaliado, dentro dessas duas possibilidades: 1) Desenvolver um projeto no programa Axovacs abordando um assunto que mais lhe convenha, dentro do dentro do programa. O respectivo relatório deverá conter uma introdução, o objetivo do projeto, métodos, resultados em forma de tabelas, gráficos, e imagens e discussão. Como você verá no programa, é possível fazer-se uma experiência e salvar os dados numéricos no seu computador para análise em planilhas que mais lhe convenham. 2) Resolver alguns problemas, que lhe serão propostos numa lista, justificando cada ponto a ser abordado de modo extensivo. Incluem-se aqui, gráficos, equações e digressão teórica compatível. Não valem respostas do tipo sim ou não. Obs.: a) cada aluno deverá optar por uma das modalidades e comunicar os Professores sobre sua preferência; b) a prova (em qualquer das modalidades) poderá ser feita com consulta a livros ou outras fontes, a serem citadas ao fim do texto da prova, assim como a colegas do curso. Obviamente é vedada a consulta a colegas não participantes, docentes e outros estranhos ao curso. A correção será feita considerando-se todos os aspectos acima. |
Obs.: |
BIÓPSIA LÍQUIDA - CONCEITO, ABORDAGENS E UTILIZAÇÃO CLÍNICA
Biópsia Líquida (Conceito, Abordagens e Utilização Clínica) |
Responsável: Profa. Ludmilla Thomé Domingos Chinen |
Carga Horária/Créditos: 20h/1 crédito |
Frequência: Anual |
Período: A definir |
Ementa/tópicos abordados: Trabalhar conceitos e ferramentas de biópsia líquida com os alunos da pós-graduação para que eles entendam e saibam como e quando utilizar esta nova ferramenta de acompanhamento e desenvolvimento de novos fármacos para os pacientes oncológicos. |
Obs.: |
CURSO DE FÉRIAS
CURSO DE FÉRIAS |
Responsável(eis): Coordenação do PPG em Farmacologia |
Colaboradores: Estudantes de Pós-Graduação |
Carga Horária/Créditos: 45h/3 créditos |
Frequência: Anual |
Período: Julho |
Ementa/tópicos abordados: O curso de férias é oferecido anualmente no mês de Julho pelos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia com o apoio da CEPG com o objetivo de fornecer noções básicas de farmacologia para alunos que cursaram ou estejam cursando as disciplinas de farmacologia e fisiologia na graduação. Além disso, apresenta algumas linhas de pesquisa desenvolvidas dentro do programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UNIFESP, visando despertar o interesse pela pesquisa científica. |
Obs.: |
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NEUROPSICOFARMACOLOGIA
NEUROPSICOFARMACOLOGIA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Responsável(eis): Prof. Dr. Fábio Cardoso Cruz e Profa. Dra. Regina Helena da Silva | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Carga Horária/Créditos: 60h/4 créditos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Período: 12/09/2023 a 31/10/2023 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS: | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Apresentar e discutir conceitos básicos e avançados sobre as bases neurobiológicas dos transtornos neurológicos e psiquiátricos, seus tratamentos farmacológicos e métodos de estudo. EMENTA: Conceitos gerais em neuropsicofarmacologia. Neurobiologia dos transtornos psiquiátricos e neurológicos. Modelos animais para o estudo dos transtornos do sistema nervoso central. Tratamento farmacológico dos transtornos do sistema nervoso central. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
PÚBLICO ALVO: Alunos(as) de pós-graduação da UNIFESP (preferência para estudantes do PPG em Farmacologia). MÉTODO DE ENSINO: Aulas expositivas, apresentação de seminários e discussões. AVALIAÇÕES: Os alunos deverão apresentar seminários sobre os temas abordados em aula, e serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: - elaboração do seminário, - domínio do conteúdo, - objetivo e clareza, - didática. CRONOGRAMA: aulas das 09h às 12h.
Bibliografia Guimarães, F. S.; Graeff, F. G. Fundamentos de Psicofarmacologia. 3ª edição. São Paulo, Atheneu, 2021. Sthal, S. M. Psicofarmacologia – Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. 5ª edição. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2022. Meyer, J.S. et al., Psychopharmacology : Drugs, Brain & Behavior. Oxford Press. 4th edition, 2022. |
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Obs.: |
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SINALIZAÇÃO, MORTE CELULAR E MICROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA DE ALTA RESOLUÇÃO EM TEMPO REAL
SINALIZAÇÃO, MORTE CELULAR E MICROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA DE ALTA RESOLUÇÃO EM TEMPO REAL |
Professores responsáveis: Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili e Profa. Claudia Bincoletto Trindade |
Carga Horária/Créditos: 45h/3 créditos |
Colaboradores: Prof. Dr. Mauro Piacentini e Prof. Dr. Sandip Patel |
O presente curso trata de um programa com a presença de dois convidados internacionais: O Prof. Mauro Piacentini, da Universidade de Roma e do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas Lazzaro Spallanzani da Itália e o Prof. Sandip Patel, da University
College London, Inglaterra.
O programa contém palestras de interesse para os pós-graduandos e pesquisadores, envolvendo tópicos gerais relacionados a como escrever um trabalho científico e submete-lo, além de tópicos relativos a atualizações dos mecanismos de morte celular e sua sinalização. Além disso, também serão abordadas novas metodologias, incluindo uma abordagem atualizada sobre a utilização da microscopia de fluorescência em alta resolução e tempo real.
Os palestrantes possuem excelência e estarão à disposição para discussão de resultados a partir de agendamentos.
Este curso faz parte do Programa de Internacionalização Capes Print da Unifesp, além do Projeto Temático FAPESP 2019/02821-8 sob a coordenação da Profa Soraya Smaili.
O Curso será híbrido, com a maioria das atividades em modalidade presencial.
Aberto a todos os Pós-Graduandos e Pós-Doutorandos da Unifesp. |
Obs.: |