Arte e intuição

Arte e intuição izilda

Arte e intuição: a questão estética em Bergson.

Este livro tem por finalidade abordar a pertinência, a legitimidade e a validade de uma estética em Bergson. Busca concentrar sob um duplo foco as principais noções constitutivas de uma teoria sobre a arte - a partir do encontro da filosofia com uma certa concepção de arte e, no sentido inverso, a partir da assimilação dessa teoria por parte de certos movimentos artísticos. Sob a perspectiva do primeiro enfoque, a do conhecimento, arte e metafísica serão vistas caminhando numa mesma direção, que se mostrará ser a da via intuitiva.

03 Sep 2020 20:33

Qual a necessidade da religião em uma sociedade cujo fundamento é o pacto entre seus membros e não [ ... ]

03 Sep 2020 17:00

"O fundamental na atividade de filosofar, a meu ver, não é chegar a uma teoria sobre o mundo no qual [ ... ]