Empatia

Empatia. Edmund Husserl e Edith Stein

Empatia - Edmund Husserl e Edith Stein

“Experiência da experiência alheia”, a empatia ou intropatia (Einfühlung) não é percepção externa ou interna, nem simpatia, cossentir, unipatia, representação ou conceito, imitação, associação ou inferência por analogia, nem ato da vontade. É uma vivência sui generis, pela qual se colhe o sentido mesmo da vivência alheia. Edith Stein, em continuidade com seu mestre Husserl, talvez seja a filósofa que mais se dedicou ao tema. Este livro distingue o intrapessoal e o interpessoal segundo Husserl, passa ao trabalho steiniano de clareamento da essência dos atos empáticos e termina com uma bela análise da vivência empática em Psicologia.

09 Sep 2020 20:25

Em 1968, Paris estava em guerra. Palco mais representativo das manifestações estudantis que nesse [ ... ]

04 Sep 2020 16:38

João Duns Scotus, ao lado de Tomás de Aquino, Boaventura e Guilherme de Occam, é um dos maiores pensadores [ ... ]