Nietzsche, Adorno

Henry Unifesp

Nietzsche, Adorno e um pouquinho de Brasil

Escrito em forma de ensaios, Nietzsche, Adorno e um Pouquinho de Brasil versa, em sua primeira parte, sobre o arcabouço estético-filosófico formado por Nietzsche, sobretudo a partir de suas reflexões acerca de Richard Wagner. Já a segunda parte da obra demonstra a tentativa de pensar, ousadamente e na contramão de Adorno, os diferentes níveis no interior da música popular que não teriam sido colonizados pela forma-mercadoria e pelos ditames da indústria cultural. Trata-se de um modo original de enxergar os benefícios de um processo retardatário de inserção na modernidade capitalista que resultou no fortalecimento da cultura e da música populares. Além disso, o livro articula, de modo sugestivo, estas proposições às concepções de música popular e ao nacionalismo de Mário de Andrade.

04 Sep 2020 14:56

Para Ler O Nascimento da Tragédia de Nietzsche

Este livro fornece ao leitor uma visão geral da obra [ ... ]

09 Sep 2020 17:35

Manoel de Oliveira - novas perspectivas sobre a sua obra.

Embora o cineasta português Manoel [ ... ]

03 Sep 2020 17:00

"O fundamental na atividade de filosofar, a meu ver, não é chegar a uma teoria sobre o mundo no qual [ ... ]