Para Ler O Caso Wagner De Nietzsche

Henry Loyola 2

O caso Wagner (1888) foi publicado no último ano de atividade intelectual regular de Nietzsche, próximo do colapso psíquico que o deixaria uma década em estado semivegetativo, até sua morte em 1900. Nele, seu autor retoma o tema da música em uma perspectiva radicalmente distante daquela exposta em seu livro de estreia, O nascimento da tragédia. Sua estética final aponta para uma personificação da modernidade no interior do projeto wagneriano de uma Obra de arte total. Este livro discute a crítica de Nietzsche aos procedimentos técnicos de Richard Wagner, indicando o quanto suas reflexões anteciparam problemas retomados e ampliados com o advento da Teoria Crítica, principalmente na obra de Theodor Adorno.

09 Sep 2020 14:50

Boécio - Escritos (Opuscula Sacra). Tradução, estudos introdutórios e notas explicativas de [ ... ]

04 Sep 2020 18:23

Deus, de Juvenal Savian Filho, é uma verdadeira minibiografia de Deus. Não do ser de Deus, [ ... ]