Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Live: “Ousar pensar, ousar se revoltar: Análise do Discurso e Filosofia”

O Laboratório de Filosofia Francesa Contemporânea da Unifesp recebe, no dia 03/12/2020, próxima quinta-feira, às 20h, a pesquisadora e professora Dr(a) Rita Kramer, com mediação do Dr. Gustavo Fujiwara, membro do Laboratório.

A live “Ousar pensar, ousar se revoltar: Análise do Discurso e Filosofia” propõe apresentar as contribuições do filósofo e linguista francês Michel Pêcheux (1938-1983) para o estudo da linguagem numa perspectiva materialista. A Dra. Rita Kramer debaterá com o Dr. Gustavo Fujiwara as ideias do filósofo francês, ancorando-se no texto “Ousar pensar, ousar se revoltar. Ideologia, marxismo e luta de classes”, publicado postumamente em 1984. No trabalho, Pêcheux esclarece como, em sua leitura althusseriana do materialismo histórico, evoca o marxismo, a psicanálise e a linguística para estudar a interpelação ideológica enquanto identificação, contraidentificação e desidentificação nos processos discursivos. Luta de classes, assujeitamento, aparelhos ideológicos e as armadilhas que a democracia liberal emprega no campo discursivo são alguns pontos desse debate.

Rita Kramer é Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio sanduíche na Université Paris-Ouest Nanterre. Professora de Língua portuguesa e Linguística na rede privada pernambucana. Sua pesquisa em Análise do Discurso contempla estudos sobre a ideologia neoliberal e sua formulação e circulação em redes sociais.

Gustavo Fujiwara é Doutor em Filosofia pela Unifesp, com estágio sanduíche na Université Paris VIII. Pós-doutorando em Filosofia pela UFSCar e realiza atualmente estágio de pós-doutorado na Université Bordeaux Montaigne. Pesquisador do Laboratório de Filosofia Francesa Contemporânea da Unifesp.

Link para o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/Labfilosofia