Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Indicações do PPGF aos Prêmios ANPOF 2020 e Filósofas de Destaque

20.08.2020 - O PPGF-Unifesp torna público o resultado das seleções internas realizadas para escolha de trabalhos realizados no programa, a serem indicados ao Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico e ao Prêmio ANPOF - Edição 2020Para ambos os prêmios serão indicados 02 candidatos(as), um para cada nível (Mestrado e Doutorado).

Para o Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico, foram selecionados os trabalhos de autoria de mulheres, defendidos de 2017 até o momento de início da seleção.

A dissertação de mestrado selecionada foi O Cinematográfo e o Fora: Conexões Entre Robert Bresson e Gilles Deleuze, de autoria de Renata Siramizu Garcia, orientada pelo Prof. Dr. Sandro Kobol Fornazari.

A tese de doutorado selecionada foi As máquinas da memória: o corpo-vítima da ditadura militar brasileira como peça dos processos de subjetivação do contemporâneo, de autoria de Silvia Maria Brandão Queiroz, orientada pelo Prof. Dr. Edson Luis de Almeida Teles.

Para o Prêmio ANPOF - Edição 2020, foram selecionados os trabalhos defendidos de agosto/2018 até o momento de início da seleção.

A dissertação de mestrado selecionada foi Para uma cartografia da servidão inconsciente em O anti-Édipo De Deleuze e Guattari, de autoria de Lourenço da Silva Queiroz, orientado pelo Prof. Dr. Sandro Kobol Fornazari.

A tese de doutorado selecionada foi O cerne oculto do projeto nietzschiano: logos versus pathos no ato de filosofar, de autoria de Saulo Krieger, orientado pelo Prof. Dr. Ivo da Silva Jr.

O PPG-Unifesp parabeniza os(as) candidatas(os) selecionados bem como seus respectivos orientadores.

Para o Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico, foram instituídas duas comissões, formadas por docentes do PPGF, que tiveram a seguinte composição:

Mestrado: Profª. Drª. Arlenice Almeida da Silva, Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Torres Carrasco e Prof. Dr. Juvenal Savian Filho.

Doutorado: Profª. Drª. Izilda Cristina Johanson, Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Ferreira e Prof. Dr. Thomaz Massadi Kawauche.

Para o Prêmio ANPOF - Edição 2020, foram igualmente instituídas duas comissões, formadas por docentes do PPGF, que tiveram a seguinte composição:

Doutorado: Prof. Dr. Claudemir Roque Tossato, Prof. Francisco D'Ambrosis Pinheiro Machado, Prof. Sílvio Rosa Filho e Prof. Dr. Tiago Tranjan.

No caso do Mestrado, como não houve indicação de trabalhos por parte dos docentes do Programa para os períodos de 2018 e 2020, a Coordenação retomou a indicação feita pela comissão instituída para o Prêmio EFLCH 2019, a qual teve a seguinte composição: Prof. Dr. Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel, Prof. Dr. Henry Martin Burnett Júnior, Profª. Drª. Jacira de Freitas e Prof. Dr. Marcelo Silva de Carvalho.

A Coordenação do PPGF agradece a colaboração de todos os docentes envolvidos nessas seleções.

Programa de Pós-Graduação em Filosofia
EFLCH-Unifesp