O PAD é um Programa Institucional que atende à política de formação docente de pós-graduandos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifesp. Esta iniciativa é resultado da interlocução entre as Pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação e Pesquisa.
Entende-se que o aprender a “ser professor” implica em desenvolver competências que vão além do domínio de conteúdo, logo é necessário fundamentação teórica articulada às atividades práticas. Além disto, parte-se do princípio de que este preparo não se limita apenas a instrumentação técnica, mas também exige a reflexão crítica sobre a prática docente. Continue lendo aqui.
Proposta do Departamento de Filosofia para o PAD
A formação em Filosofia apresenta a especificidade de não poder separar conteúdo e forma. Isso quer dizer, em termos práticos, que a própria formação nos “conteúdos” filosóficos implica, por si mesma, uma formação sobre a “forma” de se fazer e de se ensinar Filosofia. Já as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, de 2006, advertia a esse respeito, dizendo que uma preocupação didática separada da formação filosófica induzia a equívocos, diferentemente do que ocorre com outras áreas do conhecimento. Continue lendo aqui.
Estágio docência (PAD)