Descrição: O grupo visa estudar a obra de Galileu Galilei, um dos personagens mais significativos na passagem do século XVI ao século XVII. Tendo por base a volta dos textos antigos e as ideias acerca da vita activae do novo valor das artes, Galileu soube concentrar em suas obras lições de filósofos, humanistas e artífices do período, aproximando conhecimentos teóricos e práticos. “La fabrica delli strumenti” significa não apenas a oficina que Galileu tinha em Pádua, que sugere interesses mútuos e inéditos entre homens teóricos e práticos, mas também os novos instrumentos para conhecer, experimentais e matemáticos, que ele desenvolveu. De sua “fabrica”, Galileu fez observações inéditas, que levando ao fim do cosmos dos antigos, e matematizou a física, levando ao fim da física aristotélica de causas formais e finais. Também, Galileu concebeu uma física útil oposta à física contemplativa dos antigos. Ao divulgar, ele usou de modo inédito imagens para demonstrar argumentos astronômicos, ao invés de apenas palavras e esquemas geométricos, e criou um gênero novo no campo da filosofia natural, chamado por Tommaso Campanella de “commedia filosofica” ao comentar o Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo. A obra de Galileu mostra como no fim do Renascimento diversas formas de conhecimentos práticos e teóricos podiam existir conjuntamente e, assim, formar o mundo moderno.
Docente responsável: Prof. Dr. Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel
Pesquisadores envolvidos: Claudemir Roque Tossato, Eduardo Pereira de Souza, Henrique Marins de Carvalho, Jessica Lury Kumada Imaeda de Carvalho, Marcio Luis dos Santos, Roberto da Silva Rodrigues, Rodrigo Fernandes Vicente e Tiago Tranjan.
Financiamento: não possui.