AVANÇOS EM NUTRIÇÃO
Créditos: 3 - obrigatória para doutorandos
Ementa: É oferecido em anos alternados e a cada edição são tratados em profundida dez temas atuais em nutriçãol. Embora tenha como linha mestra de condução as demandas da prática clínica, analisam-se, nos seminários, as interfaces entre nutrição clínica e recentes avanços no desenvolvimento científico e tecnológico das disciplinas de bioquímica, fisiologia, imunologia, genética, antropometria, bromatologia e psicologia. O curso dirige-se a pós-graduandos com sólida formação em diferentes sub-áreas de nutrição que desejem participar de atividade interdisciplinar para discussão avançada de temas controversos em nutrição.
AVALIAÇÃO DE CONSUMO ALIMENTAR EM ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
Créditos: 3
Ementa: O consumo alimentar pode ser conhecido e avaliado por uma ampla variedade de métodos. A escolha do método não é uma tarefa simples e depende diversos fatores. Além disso, os dados coletados pelos métodos precisam ser apropriadamente analisados. Neste sentido, a avaliação do consumo alimentar é um tópico importante e crucial nos estudos epidemiológicos, pois a fidedignidade e as conclusões dos resultados encontrados dependerá da qualidade da informação obtida e do cuidado no processo análises dos dados dietéticos.
BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO
Créditos: 4 - obrigatória
Ementa: Esta disciplina aborda as principais biomoléculas - carboidratos, lipídios e proteínas -, e o seu papel no metabolismo humano. Também aborda o papel dos nutrientes sobre a expressão gênica, proteica e integração metabólica.
CARBOIDRATOS NA NUTRIÇÃO HUMANA: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E EFEITOS FISIOLÓGICOS
Créditos: 3
Estudo das propriedades físico-químicas dos carboidratos e de seus efeitos fisiológicos. Investigação dos carboidratos como ingredientes e aditivos alimentares. Apresentação dos métodos de quantificação e identificação de carboidratos e das informações disponíveis em diferentes bases de dados de composição de alimentos. Investigação dos efeitos fisiológicos e funcionais dos carboidratos e discussão dos marcadores biológicos.
DIETÉTICA PARA A ALIMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Créditos: 3
Ementa: Estudo conceitual e metodológico da dietética para a promoção da alimentação saudável e sustentável. Discussão sobre as diretrizes alimentares contemporâneas, e sobre o papel das habilidades culinárias e dos saberes tradicionais para a qualidade da alimentação; análise do espaço da sociobiodiversidade para o preparo de refeições. Discussão sobre temas contemporâneos e desafios globais para a boa alimentação.
EPIDEMIOLOGIA NUTRICIONAL
Créditos: 4
Ementa: Epidemiologia é o estudo da frequência e distribuição das doenças e agravos à saúde e os seus determinantes em populações humanas. A disciplina de Epidemiologia nutricional usa as ferramentas da epidemiologia para identificar fatores dietéticos associados à ocorrência das doenças. A epidemiologia é fundamental para orientar intervenções a nível individual e coletivo, desenvolver o raciocínio científico, instrumentalizar a crítica metodológica e a tomada de decisões na prática.
FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO
Créditos: 4
Ementa: Introdução aos conhecimentos específicos da fisiologia e fisiopatologia de condições de desequilíbrio energético, como desnutrição e obesidade, e a correlação com o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis: diabetes mellitus, dislipidemias, hipertensão, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, entre outras. Identificação da epidemiologia no contexto da desnutrição e obesidade, com ênfase em estratégias interdisciplinares visando a prevenção e o tratamento dessas condições.
FONTES DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Créditos: 2 - obrigatória
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo propiciar competência informacional para aplicá-las nas atividades acadêmicas e/ou profissionais.
FORMAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA EM SAÚDE
Créditos: 3 - obrigatória
Ementa: Esta Disciplina, oferecida pelo CEDESS, visa o preparo do pós-graduando para o exercício da função docente. Parte-se do princípio de que o preparo para a função docente não significa apenas a instrumentação técnica, mas também uma reflexão crítica desta prática e da realidade onde esta se realiza. Esta disciplina procura englobar os conteúdos de Pedagogia Médica e Didática Especial. Em Pedagogia Médica, prevalece a discussão sobre o sentido da prática, procurando-se analisar seus determinantes através do estudo do sistema educacional e suas particularidades no campo de saúde. Em Didática Especial, ocupam lugares privilegiados o planejamento e a prática de aula. O curso terá uma carga horária de 60 horas, distribuidas em 10 encontros de 3 (três) horas cada, sendo 30 horas-aula e 30 horas de atividades extra-classe. O conteúdo da disciplina é desenvolvido a partir de leituras, trabalhos de grupo, estudos dirigidos, atividades práticas, uso de recursos audiovisuais e preleções dialogadas.
FUNDAMENTOS E REDAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Créditos: 3
Ementa: Compreensão dos fundamentos para elaboração de um texto científico, suas características e especificidades. Discutir e empregar as técnicas para a sua redação e estruturação. Discutitr os aspectos éticos na escrita, autoria e direito autoral.
MÉTODOS DE PESQUISA EM SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL: MÉTODOS EXPERIMENTAIS E ENSAIOS CLÍNICOS
Créditos: 4
Ementa: Estudo sobre a regulamentação de suplementos e complementos nutricionais, sua classificação e função no Brasil. Estudo de modelos experimentais envolvendo suplementação nutricional, considerando as diferentes técnicas de suplementação. Desenhos experimentais e protocolos de ensaios clínicos envolvendo suplementação nutricional em voluntários. Métodos de avaliação da eficácia dos suplementos nutricionais em diferentes situações clínicas.
NUTRIÇÃO E SOCIEDADE
Créditos: 4 - obrigatória
Ementa: Compreensão do sistema alimentar e seus condicionantes: políticas econômica e agrícola, produção/distribuição/comercialização/acesso de alimentos. Impacto da cadeia produtiva de alimentos agrícolas e de alimentos de origem animal na alimentação e saúde de indivíduos. Industrialização do sistema alimentar e processamento de alimentos. Propaganda e comercialização de alimentos. Construção histórico-social das políticas públicas de alimentação e nutrição.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
Créditos: 3
Ementa: Introdução e importância da estatística em experimentos. Princípios de planejamento de experimentos. Experimentos comparativos simples, inferência estatística e teste de hipóteses. Experimentos de fator único, análise de variância, modelos com fatores fixos, aleatórios e mistos. Planejamento em blocos aleatorizados. Planejamentos fatoriais e fracionais. Planejamento de Misturas.
REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
Créditos: 2
Ementa: Princípios para concepção, delineamento, execução e apresentação de uma revisão sistemática com meta-análise na área da saúde (clínica), com enfoque para estudos transversais, de coorte e ensaios clínicos com seres humanos.
SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM NUTRIÇÃO
Créditos: 4 - obrigatória
Ementa: Reunião periódica de todos os estudantes em seminários nos quais são apresentados e debatidos todos os projetos de pesquisa em andamento. Arguição dos projetos pelos estudantes e pela banca examinadora composta por docentes de diferentes linhas de pesquisa pertencentes ao programa. O orientador acompanhará a apresentação, possibilitando o aprofundamento das discussões e o aperfeiçoamento do plano de pesquisa, se houver necessidade.
SISTEMAS DE GESTÃO EM SEGURANÇA DOS ALIMENTOS
Créditos: 3
Ementa: Busca a integração e a discussão do tema gestão da segurança dos alimentos no contexto nacional e internacional motivando a implementação das ferramentas da qualidade e segurança dos alimentos nos diferentes elos da cadeia produtiva de alimentos, com destaque à formação dos atores sociais.