O Programa de Pós-Graduação em Pneumologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina foi credenciado em 1975, e foi o primeiro curso de pós-graduação em Pneumologia no Brasil a ser credenciado no nível de doutorado, completou 30 anos de existência nesse triênio da avaliação CAPES.
O Programa, ao formar 113 mestres e 106 doutores ao longo deste período, tornou-se o programa de pós-graduação em Pneumologia mais tradicional do país, tendo sido decisivo para a formação de porção substancial dos docentes e pesquisadores da área respiratória atualmente em atividade nas Universidades e centros de pesquisa brasileiros. Mais recentemente, com os notáveis avanços tecnológicos, além da importante contribuição da CAPES na modificação no perfil dos cursos nacionais de pós-graduação, o Programa vem sofrendo contínuos ajustes, visando à focalização das linhas de pesquisa às necessidades atuais de geração de conhecimento inovador e adequado às demandas sociais.
O programa tem como objetivos fundamentais:
• formar recursos humanos altamente qualificados para o ensino e a pesquisa em Pneumologia e áreas afins.
• estabelecer linhas inovadoras de pesquisa nas áreas afeitas a Pneumologia, com especial referência aos aspectos fisiopatológicos e epidemiológicos das enfermidades tóraco-pulmonares; e
• criar e disseminar conhecimento científico original na área respiratória, dentro de uma perspectiva de cooperação e integração com centros nacionais e internacionais de pesquisa.
O programa se caracteriza por produção científica de alta qualidade e investe no aumento de sua internacionalização. Temos 17 professores orientadores, e somos muito bem avaliados externamente, sendo que nos últimos quatro triênios obtivemos nota 5 da Capes.