Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Defesa de Mestrado

Para fazer a defesa do Mestrado, é imprescindível que o aluno tenha completado a quantidade mínima de créditos obrigatórios (25 créditos), tenha cursado todos os cursos obrigatórios e tenha cumprido todas as exigências do Programa.

As informações e/ou documentos devem ser encaminhados por e-mail com antecedência de 60 dias antes do evento para a aprovação na reunião da CEPG e da Pró-Reitoria.

O aluno deverá evitar se cadastrar em disciplinas no mesmo semestre da defesa, tendo em vista que a defesa não será homologada enquanto houver disciplina em andamento.

Importante: Todas as defesas de dissertações de Mestrado dos alunos matriculados a partir do dia 01/04/2022 serão obrigatoriamente em sessões públicas, conforme os Artigos 103 e 104 do Regimento Interno da Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo.

 Exigências do Programa:

  • Mínimo de 25 créditos
  • Proficiência em Inglês

Obs.: Caso alguma das exigências não esteja computada no histórico, o aluno deverá enviar o documento comprobatório de realização (certificado ou declaração) antes de enviar a documentação para defesa.

Documentos necessários:

  • Formulário para encaminhamento de bancas - Mestrado (preenchido em todos os campos e assinado pelo orientador): Clique aqui
  • Capa da Tese (modelo): Clique aqui
  • Pedido para marcar defesa (arquivo): Clique aqui
  • Comitê de Ética Aprovado (apresentar) ou Declaração Proj. Pesq. Sem Envolv. Humanos/Vertebs
Atenção: Todos os documentos devem ser enviados para e-mail, ppg.saudecoletiva@unifesp.br, em formato pdf.
 

Composição da banca:

  • Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
  • A banca examinadora será composta por 3 membros titulares, não incluindo o orientador, e 1 membro suplente (Total 4 Componentes)
  • O orientador presidirá os trabalhos, mas não emitirá parecer
  • O coorientador não poderá participar da banca
  • Composição da banca deverá estar em conformidade com o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em saúde Coletiva
  • A banca poderá ser composta só por membros externos não pertencentes á Unifesp
  • Pelo menos 2 membros deverão ser externos à Unifesp, entre os titulares e o suplente
  • Se entre os titulares houver apenas 1 externo à Unifesp, então obrigatoriamente o suplente terá de ser externo à Unifesp 

Cadastro completo dos membros da banca:

Para participar da banca os membros precisam ter cadastro no sistema da Unifesp/sei. Por isso, é necessário o preenchimento dos dados abaixo. 

  • Nome Completo
  • Endereço Completo
  • O Telefones de contato com DDD: residencial / celular / comercial
  • CPF (Imprescidível) 
  • RG
  • Data de Nascimento (Imprescidível)
  • Nascionalidade
  • Id Cv-Lattes
  • Titulação
  • Cargo, Departamento e Instituição a que pertence
  • E-mail de contato

Dos julgamentos:

  • A dissertação, ou trabalho equivalente, de Medicna ou a tese de Doutorado será considerada APROVADA OU REPROVADA, conforme decisão da maioria simplesndos membros da Comissão Julgadora.
  • A sessão de defesa será constituída de duas fases: exposição oral do trabalho e arguição do candidato pela Comissão Julgadora. A exposição oral do trabalho se dará num período de tempo entre 30 minutos e 50 minutos, conforme estabelecido pela CEPG. 
  • A fase de exposição oral do trabalho será realizada em sessão pública.
  • Na fase de arguição do candidato pela Comissão Julgadora, cada examinador disporá de 30 minutos para suas considerações e o candidato contará com igual tempo para suas respostas.
  • A critério da comissão Julgadora poderão ser oferecidas duas modalidades para a fase de arguição do candidato: modalidade de diálogo ou modalidade de respostas após todas as perguntas do arguidor.
  • Imediatamente, após a conclusão da fase de arguição do candidato pela Comissão Julgadora, cada examinador expressará seu julgamento, em sessão secreta, considerando ocandidato Aprovado ou Reprovado.
  • A conclusão da Comissão Julgadora será formalizada, por escrito, o resultado será proclamado ao candidato e o documento encaminhado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para homologação pelo Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa.
  • No caso de a Comissão Julgadora reprovar o candidato ao título de Mestre ou de Doutor, haverá direito a uma nova apresentação, num prazo de no máximo 1 (um) ano desde que não ultrapasse os prazos máximo de matrícula definidos pelo Programa. Se o candidato, após a reapresentação da defesa. for novamente Reprovado, será desligado do Programa de Pós-Graduação.  

Documentação pós-defesa:

Até 40 dias após a DEFESA o(a) aluno(a) deverá entregar os ducumentos abaixo:

  • Defesa: o(a) aluno(a) deverá defender dentro do prazo estabelecido pelo Programa e Pró-Reitoria.
  • Após a defesa do trabalho pelo(a) aluno(a), em tendo sido aprovado(a), este(a) deverá realizar os ajustes e procedimentos necessários para a consolidação da pesquisa e redação final da dissertação/tese.
  • Emissão do Relatório de Similaridade no Turnitim: o aluno deverá encaminhar sua tese/dissertação para a Biblioteca do Campus São Paulo para o e-mail biblioteca.csp@unifesp.br e solicitar a emissão do Relatório de Similaridade (enviar apenas Resumo, Abstract e toda a parte textual - Introdução; Objetivos; Revisão da Literatura; Métodos; Resultados; Discussõ; Conclusão; etc. - (em arquivo único no formato pdf) / (não enviar os seguintes elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Ficha catalográfica; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Sumário; Lista de figuras; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas, siglas e símbolos; e os seguintes pós-textuais: Referências; Apêndices; Anexos; Bibliografia consultada.
  • Repositório Unifesp: é obrigatório a submissão da tese e/ou dissertação. O servidor Paulo (paulo.pinheiro@unifesp.br) entrará em contato com o(a) aluno(a) para orientações do Repositório da Unifesp. (tutorial para submissão): Clique Aqui
  • Ata da defesa Dissertação: deverá ser assinada eletronicamente pela banca no SEI Unifesp (sistema Eletrônico de Informações). esse processo será instruído pela secretaria do PPG.
  • Homologação da Defesa: Após a conclusão da etapa do Repositório a banca será encaminhada parahomologação pela Câmara de Pós.
  • Devolução do crachá: Após a defesa, o(a) aluno(a) deverá entregar o crachá na rua botucatu, 740 - 4ª andar sala 452 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).

 Observações:

  • A tese/dissertação deve estar de acordo com o manual por meio do link: Normas para Teses e Dissertações.
  • A Ficha Catalográfica deve ser emitida obrigatoriamente pelo site da Biblioteca do Campus São Paulo, é muito simples, basta preencher o formulário eletrônico (Ficha Catalográfica) a Ficha será gerada automaticamente no padrão. Tutorial de Preenchimento 
  • Após o envio das informações e documentos acima para a secretaria, estes serão encaminhados para o colegiado (CEPG) aprovar em uma de suas reuniões mensais (calendario de reunião CEPG). Após aprovação pela CEPG a secretaria providenciará as cartas-convites, o qual o(a) aluno(a) deverá enviá-las juntamente com a tese aos membros da banca. O envio dos projetos aos membros da banca é de responsabilidade do aluno.
  • O aluno deverá entrar em contato com os membros da banca em até 2 (dois) dias de antecedência do evento para evitar esquecimentos ou outras ocorrências. Deverá enviar para eles os seguintes dados: 1) Data e Horário e 2) Local da Apresentação.
  • ATENÇÃO: Qualquer alteração na composição da banca e data deverá ser comunicada à secretaria com antecedência e antes da defesa.

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