Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: SAÚDE, HUMANIDADES E LITERATURA

  • Nome/título
    SAÚDE, HUMANIDADES E LITERATURA
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Simeão Sass, Profa. Dra. Nádia Vieira, Profa. Dra. Simone Nacaguma, Dra. Kelly Cunegundes
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2021-07-01
  • Término - inscrição
    2021-07-30
  • Início - curso
    2021-08-04
  • Término - curso
    2021-11-24
  • Local
    Google Meet (EAD) - será encaminhado aos inscritos (inscrição via site do CeHFi)
  • Dias e Horários
    quartas-feiras (quinzenal), 10 – 12:00h
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    20
  • Carga horária - Prática
    40
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP
  • Ementa
    Ementa e Objetivo Geral:
    A medicina narrativa, iniciada por Rita Charon, abriu um campo de estudos vasto e instigante aos interessados na prática interdisciplinar que concilia ciências da saúde, literatura e humanidades. O curso terá por objetivo geral fomentar o desenvolvimento das seguintes habilidades narrativas: o diálogo interpessoal, a interpretação e discussão de obras literárias e a escrita reflexiva.
    Objetivos Específicos:
    - Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
    - Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, Educação e Cultura; Filosofia, História e Ciências Sociais em Saúde.
    - Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.
  • Avaliação de aprendizagem
    Metodologia:
    - Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
    Avaliação:
    - Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
  • Conteúdo Programático
    Data - Prof. responsável - Tema
    Aula 1 - 4/8 Prof. Luís Fernando Telles - Introdução à narrativa
    Aula 2 - 11/8 Profa. Simone Nacaguma - Realidade e transcendência no conto Marido, de Lídia Jorge
    Aula 3 - 18/8 Prof. Helio Gentil - Hermeutica
    Aula 4 - 1/9 Profa. Kelly Cunegundes - Patografias e Medicina Narrativa
    Aula 5 - 15/9 Profa. Nadia Vieira - Por que Platão escrevi de forma dialógica?
    Aula 6 - 29/09 Profa. Simone Nacaguma - A morte no conto Soroco sua mãe e sua filha, de Guimarães Rosa
    Aula 7 - 13/10 Profa. Glaucia Faria da Silva - O afogado mais lindo do mundo, Gabriel Garcia Marques
    Aula 8 - 27/10 Profa Rita Paiva - Camus e o exílio da alma humana
    Aula 9 - 10/11 Prof. Alessandro Lima Francisco - “Que importa quem fala, alguém disse que importa quem fala”: a dimensão coletiva e anônima do discurso.
    Aula 10 - 24/11 - Profa. Viviane Candido - O enfermeiro, Machado Assis
  • Referências
    Bibliografia (na ordem das aulas)
    COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Literatura e senso comum. 2ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
    EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Tradução de Denise Bottmann. 2ª edição. Porto Alegre: L&PM Editores, 2020.
    JORGE, Lidia. Marido e outros contos. 4ª edição, Alfragide: Publicações Dom Quixote, 1997.
    RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
    CONWAY, Katlyn. Beyond Words-Illness and the limits of expression. University of New Mexico Press, 2007.
    FRANK, Arthur W. The Wounded Storyteller. The University of Chicago Press. USA, 2013.
    PLATÃO. Fedro. Cartas. O primeiro Alcibíades. Trad. C.A. Nunes. Belém, EDUFPA, 2002.
    TRABATTONI, Franco. Oralidade e escrita em Platão. Trad. Fernando Rey Puente e Roberto Bolzani Filho. São Paulo: Discurso Editorial; Ilhéus: Editus, 2003
    ROSA, Guimarães. Soroco, sua mãe e sua filha. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
    MARQUES, Gabriel Garcia. O afogado mais lindo do mundo. A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó
    https://www.revistaprosaversoearte.com/o-afogado-mais-bonito-do-mundo-gabriel-garcia-marquez/
    CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. São Paulo: Record, 2014.
    FOUCAULT, M. Qu'est-ce qu'un auteur? In: FOUCAULT, M. Dits et écrits I, 1954-1975. Paris: Quarto/Gallimard, 2001.
    FOUCAULT, M. O que é um autor? In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos III, Estética: Literatura, Pintura e Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p.264-298.
    FOUCAULT, M. L'archéologie du savoir. In: FOUCAULT, M. Oeuvres II. Paris: Gallimard (Pléiade), 2015.
    FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
    ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.
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