- Nome/título
HUMANIDADES E SAÚDE
- Responsável
Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
- Corpo Docente
Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi), Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (CeHFi - PPGECS), Profa. Dra. Simone Nacaguma, Profa. Dra. Lísia Rabelo, Profa. Dra. Ieda Aleluia.
- E-mail para contato
cehfi@unifesp.br
- Início - inscrição
2022-02-01
- Término - inscrição
2022-03-04
- Início - curso
2022-03-09
- Término - curso
2022-06-29
- Local
Google Meet (EAD) - será encaminhado aos inscritos
- Dias e Horários
Atividades síncronas (aulas presenciais) às quartas-feiras (quinzenal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais
- Vagas/ Número máximo de alunos
20
- Carga horária - Teórica
18
- Carga horária - Prática
36
- Carga Horária Total
54
- Creditos
4
- Critérios de ingresso
Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP
- Ementa
Ementa e Objetivo Geral: Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Neste semestre a Disciplina foca o tema da missão da universidade e sobre o papel das humanidades na formação humanística no campo das ciências em geral e da saúde em particular.
Objetivos Específicos:
- Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
- Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espiritualidade em Saúde.
- Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.
- Avaliação de aprendizagem
Metodologia: Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
Avaliação: Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
- Conteúdo Programático
Data /
Prof. responsável /
Tema
9/3
Prof. Dr. Dante Gallian
A Universidade como Espaço de Experiência da Cultura
23/3
Prof. Dr. Dante Gallian
A Universidade como Espaço de Abertura para o Todo
6/4
Profa. Dra. Simone Nacaguma
O desejo e a constituição do sujeito: a propósito do conto A legião estrangeira, de Clarice Lispector.
20/4
Profa. Dra. Lísia Rabelo
O potencial da arte da performance no ensino médico.
4/5
Profa. Dra. Ieda Aleluia
Arte e medicina: um diálogo possível e necessário na formação profissional
18/5
Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido
Viver, narrar; curar ou morrer – a experiência comunicável de Nikolai Leskov, como entendida por Walter Benjamin, e a Comunicação em Saúde
1/6
Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido
Viver, narrar; curar ou morrer – a experiência comunicável de Nikolai Leskov, como entendida por Walter Benjamin, e a Comunicação em Saúde
15/6
Prof. Dr. Simeão Sass
A saúde mental da sociedade contemporânea
29/6
Doutoranda Kelly Simone Almeida Cunegundes
As narrativas na prática interdisciplinar
- Referências
Data/
Leitura (alguns textos estão online e outros serão disponibilizados)
9/3
José Ortega y Gasset, A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, UERJ, 1999.
23/3
Josef Pieper. Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Campinas, IFE, s.d.
6/4
A legião estrangeira in Lispector, Clarice. Felicidade Clandestina e outros contos. São Paulo: Rocco editora, 1977.
20/4
RIVERA, T. O retorno do sujeito: sobre performance e corpo. In: O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2013
4/5
1. As Artes na Educação Médica: Revisão Sistemática da Literatura. Rev. bras. educ. med. 43 (4) • Oct-Dec 2019 •https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180146
https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180146
2. A ecopoética de G.H. The echopoetics of G.H. Marília Librandi*
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v98i0.66413
3. Técnica e sensibilidade no ensino médico em tempos de distanciamento social
Rev. Inter. Educ. Saúde, Salvador, 2020 Dezembro;4(2):xx-xx http://dx.doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i2.3337 | ISSN: 2594-7907
4. The exercise of writing and listening as instruments for improving clinical practice
DOI: https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i2.3322
18/5
BENJAMIN, Walter. O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 197-221. Disponível em: . Acesso em: 12 Nov. 2021.
LESKOV, Nikolai. Viagem com um niilista. São Paulo: Editora 34, 2016.
1/6
BENJAMIN, Walter. O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 197-221. Disponível em: . Acesso em: 12 Nov. 2021.
LESKOV, Nikolai. Viagem com um niilista. São Paulo: Editora 34, 2016.
15/6
FROMM, E. Psicanálise da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1961. Capítulo 1: Somos mentalmente sadios?
29/6
CHARON, Rita; DASGUPTA, Sayabtany; HERMANN, Nellie ; et al. The principles and practice of narrative medicine. New York: Oxford University Press, 2017
GREENHALGH, Trista; HURWITZ, Brian. Why study narrative? BMJ Clinical Research.199;318(7175): 48-50