- Nome/título
REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA
- Responsável
Gabriela Arantes Wagner
- Corpo Docente
Gabriela Arantes Wagner, Mariana Cabral Schveitzer, Leandro Rezende, Zila M Sanchez, Denise Martin
- E-mail para contato
gabriela.wagner@unifesp.br
- Início - inscrição
2022-05-16
- Término - inscrição
2022-05-31
- Início - curso
2022-06-20
- Término - curso
2022-06-27
- Local
GClassroom
- Dias e Horários
Segunda a Sexta-Feira (das 8h às 18h )
- Vagas/ Número máximo de alunos
20
- Carga horária - Teórica
20
- Carga horária - Prática
15
- Carga Horária Total
35
- Creditos
2
- Critérios de ingresso
Alunos do PPGSC e outros Programas que já tenham, no mínimo, qualificado o Mestrado
- Ementa
O artigo científico é a principal forma de divulgação de dados de pesquisa. Três requisitos são fundamentais para tornar o artigo científico interessante aos cientistas: inovação, metodologia de pesquisa robusta e a descrição clara dos achados qualitativos e/ou quantitativos.
A publicação do artigo científico faz parte do processo da produção do conhecimento científico e é habilidade necessária aos alunos de mestrado e doutorado. A produção, não apenas permite a divulgação dos achados de uma tese ou dissertação, como ajuda na obtenção de bolsas de estudos e nas futuras perspectivas de emprego no Brasil e no exterior.
A disciplina, Redação e Leitura Crítica de Artigos Científicos em Saúde Coletiva visa introduzir aos alunos as ferramentas necessárias para a construção artigos científicos de seus projetos de pesquisa, assim como para a escolha crítica das bibliografias para fomentar as discussões e prática de escrita
- Avaliação de aprendizagem
Em dois períodos. No período da manhã, serão desenvolvidas atividades síncronas com a apresentação de aulas no Gmeet, bate-papo e discussão dos tópicos apresentados pelos professores. No período da tarde, as atividades serão assíncronas. Os alunos, deverão esboçar as estruturas do artigo científico de seu projeto discutidas pelos professores no período da manhã.
- Conteúdo Programático
• Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico (Título, Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Referências Bibliográficas e Agradecimentos);
• Leitura crítica de artigos científicos;
• A escolha da revista e Qualis Capes;
• Bases de artigos científicos e indexação;
• Viés de publicação, Fraudes e plágio;
• O processo de submissão (autoria e ordem de autoria, o papel do editor, carta de apresentação, sistemas de submissão e acompanhamento do processo de submissão);
• Resposta aos Revisores
- Referências
1) AQUINO, I. S. Como Ler Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 3ª edição, 2010.
2) AQUINO, I. S. Como Escrever Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 8ª edição, 2010.
3) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Mais do mesmo? Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 11, p. 2141, 2013.
4) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Um bom texto. Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 9, p. 1701, 2013.
5) GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 3.ed-Porto Alegre: Artmed, 2008.
6) MARCOPITO L. F., GONÇALVES-SANTOS F.R. Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. 2ª. Edição, São Paulo: Atheneu Editora, 2014.
7) MINAYO, M. C. S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciênc. saúde coletiva, v. 21, n. 8, p. 2326, 2016.
8) VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª.ed. Botucatu: Tipomic: 2013.
9) VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2007.
10) 10) VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 9, n. 1, 2015.
11) VOLPATO, G. L. Pérolas da redação Científica – São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2010