- Nome/título
TÓPICOS DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE: SOCIEDADE, UNIVERSIDADE E CIÊNCIA: PESQUISAS SOBRE PERCEPÇÃO PÚBLICA E ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA PANDEMIA DA COVID 19
- Responsável
Arthur Chioro
- Corpo Docente
Soraya Smaili (EPM/Unifesp), Pedro Fiori Arantes (EFLCH/Unifesp), Débora Foguel (IBqM/UFRJ), Jade Percassi de Carvalho (pos-doutranda do PPG-SC) e Vanessa Moreira Sígolo (pos-doutranda do PPG-SC)
- E-mail para contato
sandra.fagundes@unifesp.br
- Início - inscrição
2022-07-01
- Término - inscrição
2022-09-24
- Início - curso
2022-10-04
- Término - curso
2022-11-01
- Local
virtual
- Dias e Horários
04/10; 11/10; 18/10; 25/10 e 01/11 (14h às 17h)
- Vagas/ Número máximo de alunos
30
- Carga horária - Teórica
15
- Carga horária - Prática
30
- Carga Horária Total
45
- Creditos
3
- Critérios de ingresso
alunos do PPG-SC e ouvintes
- Ementa
A Unidade Curricular eletiva de pós-graduação propõe abordar e debater os resultados de pesquisas realizadas ao longo de um ano de trabalho em duas linhas de pesquisas do Centro de Estudos: Sociedade, Universidade e Ciência: SoU_Ciência, sediado na Unifesp.
A primeira delas, dedica-se a compreender como a pandemia da Covid-19 trouxe maior evidência para a importância e o papel da ciência, dos/as cientistas e das universidades (e também para movimentos contrários), avaliando como diferentes grupos sociais (com variadas estratificações sociodemográficas, políticas, identitárias, regionais, etc.) manifestam sua opinião e relação com a ciência (e com o negacionismo), as universidades (incluindo os ataques a estas) e a educação em geral, entre outras análises temáticas e interseccionais da relação Universidade, Ciência e Sociedade.
A segunda linha de pesquisa trata de levantamentos e análises sobre como as universidades públicas (e seus hospitais), institutos de pesquisa e tecnológicos públicos brasileiros, com seus(suas) pesquisadores(as) e cientistas, atuaram (e ainda atuam) no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em conjunto com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), via parceria já estabelecida pelo Centro SoU_Ciência para essa finalidade, o intuito das pesquisas tem sido realizar levantamentos nacionais para compor um painel de monitoramento dessas ações ao longo da pandemia no país, incluindo diferentes áreas de conhecimento e atuações regionais, centros e temas emergentes e suas contribuições mais notáveis.
Visa-se, com essa disciplina, abordar e debater sobre essas pesquisas que buscam compreender a percepção pública sobre o tema e contribuir para dar visibilidade às ações das universidades e cientistas brasileiros(as), evidenciando como as instituições atuam em defesa da vida e indicando possíveis novos tópicos e temas emergentes para o pós-pandemia.
Objetivo da disciplina:
Apresentar e discutir os resultados de pesquisas realizadas ao longo de um ano de trabalho em duas linhas de pesquisas do Centro de Estudos SoU_Ciência, sediado na Unifesp, sobre percepção e opinião pública sobre ciência e universidades públicas e sobre a atuação das universidades públicas ao longo da pandemia da Covid 19, na defesa da vida, de direitos e da democracia no Brasil.
- Avaliação de aprendizagem
Abordagem pedagógica
⎯ Aulas expositivas e dialogadas (por plataformas virtuais);
⎯ Análise crítica de textos e referências bibliográficas sugeridas em aula;
⎯ Análise de materiais e documentos selecionados;
⎯ Construção de apresentações individuais ou em grupos; e
⎯ Elaboração de textos sobre a temática da disciplina.
Avaliação
a) A nota final dos alunos será conferida a partir da média da nota atribuída às avaliações somativa e formativa;
⎯ Somativa: Trabalho em grupo de conclusão da disciplina, sobre um tema debatido na disciplina;
⎯ Formativa: Interesse e participação nas atividades em aula (virtual), leitura e debate de textos indicados e desenvolvimento dos trabalhos complementares.
b) Os alunos também farão avaliação da disciplina e dos docentes, por meio de instrumento específico, sem obrigatoriedade de identificação;
c) A frequência mínima exigida será a de 75% das atividades programadas.
- Conteúdo Programático
Conteúdo
⎯ Aula 1 - Introdução ao tema: Apresentação do Centro de Estudos SoU_Ciência e das linhas de pesquisas que serão tratadas no curso. (3 horas)
⎯ Atividade assíncrona 1: Estudo dos textos indicados (3 horas)
⎯ Aula 2 - Percepção pública da ciência e das universidades no Brasil - levantamentos de opinião públicas em discussão (3 horas)
⎯ Atividade assíncrona 2: Estudo dos textos indicados e Trabalho Complementar 1 (6 horas)
⎯ Aula 3 - Análise de redes digitais: as redes negacionistas e de divulgação científica (3 horas)
⎯ Atividade assíncrona 3: Estudo dos textos indicados (3 horas)
⎯ Aula 4 - A atuação das universidades públicas brasileiras no enfrentamento à pandemia da Covid 19 (3 horas)
⎯ Atividade assíncrona 4: Estudo dos textos indicados e Trabalho Complementar 2 (6 horas)
⎯ Aula 5 - A produção científica sobre a pandemia Covid-19, mapeamento e indicadores por áreas temáticas e perspectivas comparadas (3 horas)
⎯ Trabalho em grupo de conclusão da disciplina (12 horas)
- Referências
1. ANDIFES - I Congresso Andifes - COGECOM (Vídeo Ações das universidades de combate à Covid-19) https://www.youtube.com/watch?v=F_TdMAebYO8&t=2s
2. Centro SoU_Ciência: “SouCiencia - Manifesto 500 mil mortes”. (2021). Disponível em: https://souciencia.unifesp.br/destaques/noticias/souciencia-manifesto-500-mil-mortes
3. Centro SoU_Ciência: “Universidades Públicas brasileiras são destaque internacional”. (2021). Disponível em: https://souciencia.unifesp.br/destaques/universidade-em-pauta/universidades-publicas-brasileiras-sao-destaque-internacional
4. FURTADO, Lumena A. C. (org.) Pesquisa desigualdades e vulnerabilidades na epidemia de COVID-19: monitoramento, análise e recomendações. [livro eletrônico] São Paulo: UNIFESP/ Fundação Tide Setubal, 2021. (Apresentação e Introdução - p.1-19). Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61363
5. SÍGOLO, Vanessa M., PERCASSI, Jade, ARANTES, Pedro F., FOGUEL, Débora, SMAILI, Soraya, CHIORO, Ademar Arthur. Relatório da Linha de Pesquisa 6 - Centro SoU_Ciência, 2022.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Linha de pesquisa: Percepção Pública da Ciência e das Universidades públicas na pandemia da Covid 19.
BATISTA, A.; FLAVIA TAGUATINGA BATISTA, A.; GUEDES CORREA, N.; MONTAGNER, R.; FARIAS, F.; FREDDO, R. Unipampa debates: a popularização da ciência em tempos de negacionismo. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 3, 20 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/106768
CAPONI, SANDRA. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados [online]. 2020, v. 34, n. 99, pp. 209-224. Disponível em: . Epub 10 Jul 2020. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013.
DE SOUSA FILHO, Alípio de. “A Terra É Plana”. Revista Inter-Legere, v. 3, n. 29, p. c23426, 20 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/23426
DOSSIÊ: “Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil”. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação,v. 14, 1-4, e4563135, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4891/1073
(outras serao indicadas aos alunos)