Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 21 (sexta)

  • Nome/título
    LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 21 (sexta)
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Rafael Ruiz, Nádia Vieira, Licurgo Lima de Carvalho e Yuri Bittar
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    04-07-2022
  • Término - inscrição
    30-08-2022
  • Início - curso
    16-09-2022
  • Término - curso
    28-10-2022
  • Local
    online pelo Google Meet (o link será enviado para os inscritos)
  • Dias e Horários
    Sextas-feiras das 12h00 às 13h30
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    12
  • Carga horária - Prática
    36
  • Carga Horária Total
    48
  • Creditos
    3
  • Critérios de ingresso
    Aceita ouvintes
  • Ementa
    Ementa e Objetivo Geral:
    A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.

    Objetivos Específicos:
    - Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
    - Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
    - Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
    - Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
    - Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
    - Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
  • Avaliação de aprendizagem
    Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
    - Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
    - Encontro de Histórias de Leitura
    - Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
    - Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.

    O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (36 horas).

    Avaliação:
    Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.
  • Conteúdo Programático
    Aula 01 - Apresentação
    13/9

    Aula 02 – Histórias de Leitura
    20/9

    Aula 03 – Itinerário de discussão 01
    27/9

    Aula 04 – Itinerário de discussão 02
    4/10

    Aula 05 – Itinerário de discussão 03
    11/10

    Aula 06 - Itinerário de discussão 04
    18/10

    Aula 07 - Histórias de Convivência
    25/10
  • Referências
    GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
    GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
    RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
    BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
    GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
    GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
    GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
    GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
    ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
    ---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
    PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
    RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
    RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
    TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
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