Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: HUMANIDADES E SAÚDE

  • Nome/título
    HUMANIDADES E SAÚDE
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Simeão Sass, Profa. Dra. Nádia Vieira, Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido, Profa. Dra. Simone Nakaguma, Profa. Dra. Lísia Rabelo, Profa. Dra. Ieda Aleluia, Luis Fernando Telles, Profa. Dra. Ana Nemi, Profa. Dra. Maria Sílvia Logatti, Prof. Me Yuri Bittar
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2023-01-09
  • Término - inscrição
    2023-02-24
  • Início - curso
    2023-03-08
  • Término - curso
    2023-06-28
  • Local
    online pelo Google Meet (o link será enviado para os inscritos)
  • Dias e Horários
    Atividades síncronas (aulas online) às quartas-feiras (semanal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    43
  • Carga horária - Prática
    32
  • Carga Horária Total
    75
  • Creditos
    5
  • Critérios de ingresso
    Alunos matriculados em qualquer programa.
  • Ementa
    HUMANIDADES E SAÚDE 7 - Humanização em Saúde na perspectiva das Humanidades.
    Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Neste semestre a Disciplina foca o tema da humanização em saúde, privilegiando o olhar crítico das humanidades. De que forma a literatura, a filosofia, as artes podem contribuir para a promoção da humanização em saúde? Quais os desafios no campo da pesquisa, do ensino e da assistência?
    Bibliografia completa e mais detalhes em: https://cehfi.unifesp.br/cehfi/disciplinas/hes7-2023-1
  • Avaliação de aprendizagem
    Objetivos Específicos:
    - Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
    - Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espiritualidade em Saúde.
    - Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.
    Metodologia: Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
    Avaliação: Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
  • Conteúdo Programático
    Data - Prof. responsável - Tema
    8/3 - Dante Gallian - As Humanidades e a Humanização em Saúde: uma abordagem humanística.
    15/3 - Simeão Sass - Transhumanismo e Literatura
    22/3 - Viviane Cândido - Filosofar é aprender a morrer: contribuições de uma filosofia da saúde para o cuidado e a assistência. Parte 1: Filosofar é aprender a morrer
    29/3 - Viviane Cândido - Filosofar é aprender a morrer: contribuições de uma filosofia da saúde para o cuidado e a assistência. Parte 2: Filosofia da Saúde e Cuidados Paliativos
    5/4 - Yuri Bittar - Experiência, memória e criação
    12/4 - Lisia Rabelo - Singularidade e Humanização. Parte 1
    19/4 - Lisia Rabelo - Singularidade e Humanização. Parte 2
    26/4 - Simone Nacaguma - Reflexão sobre humanização na área da saúde por meio da aproximação entre as narrativas literárias e as narrativas nos cuidados de saúde - Parte 1
    03/5 - Simone Nacaguma - Reflexão sobre humanização na área da saúde por meio da aproximação entre as narrativas literárias e as narrativas nos cuidados de saúde - Parte 2
    17/5 - Ieda Aleluia - Pesquisa com Imagens: como elas nos falam?
    24/5 - Ieda Aleluia - Cartografia e alma: pesquisa qualitativa.
    31/5 - Maria Sílvia Logatti - Leitura e discussão de clássicos da literatura na promoção de saúde mental: um estudo teórico-metodológico.
    07/6 - Luis Fernando Telles - Narrar com os olhos, sair do corpo: narrativas do ocaso
    14/6 - Nádia Vieira - Uma introdução ao pensamento de Annemarie Mol - A lógica do Cuidado
    21/6 - Ana Nemi - Caridade e filantropia na organização da assistência à saúde em perspectiva histórica
    28/6 - Dante Gallian - Finalização e Avaliação da Disciplina
  • Referências
    GALLIAN, Dante & SERAPHIM, Alexandre. Responsabilidade Humanística: uma proposta para a agenda ESG. Poligrafia, 2022.
    Ricardo José de Lima Teixeira. O transumanismo em Frankenstein de Mary Shelley e seus desdobramentos em Philip K. Dick e Max Barry, 2019.
    MONTAIGNE, Michel de. Ensaios: Que filosofar é aprender a morrer e outros ensaios. Trad. Julia da Rosa Simões. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017a
    Bittar, Yuri; Liberman, Flávia. Retratos contemplativos, experiência, memória e criação: a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde. Revista Quaestio
    Bruner, J. Fabricando Histórias: Direito, literatura, vida. tradução Fernando Castro. São Paulo: Letra e Voz, 2014.
    Charon, R. O corpo que se conta: por que a medicina e as histórias precisam uma da outra.
    STEWART, M.; BROWN, J.B.; FREEMAN, T.R.. O quarto componente: intensificando a relação entre a pessoa e o médico. In: STEWAT, M.; BROWN, J.B; WESTON, W.W; MCWHINNEY, I.R; MCWILLIAM, C.L; FREEMAN, T.R. O método clínico centrado na pessoa. 3. Ed. Porto Alegre: ArtMed; 2017.
    HILLMAN, James. Psicologia Arquetípica. Ed. Cultrix
    MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. Ed. Companhia das Letras
    BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Ed. Vozes
    ALELUIA, Iêda Maria Barbosa; GALLIAN, Dante Marcello C; SASS, Simeão. A liberdade de (se) narrar no ensino da semiologia médica. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA | 46 (3) : e095, 2022.
    PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (orgs). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Ed. Sulina
    CUNHA, Cláudia Madruga (org). Cartografia: insurgências metodológicas e outras estéticas da pesquisa. Ed. Pimenta Cultural
    Logatti, M.S.M., Carvalho, L.L., Vieira, N.V., Barros, M.T.M., Gallian, D.M.C. (2020) Leitura e discussão de clássicos da literatura aplicados a pessoas com quadro psiquiátrico grave: uma análise winnicottiana. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 24 (12) p.1-18.
    TELLES, Luís Fernando Prado. A valsa das borboletas. Le Monde Diplomatique. São Paulo, 2008. https://diplomatique.org.br/a-valsa-das-borboletas/
    BAUBY, Jean-Dominique. O escafandro e a borboleta. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (2ª tiragem 2008).
    PIRES, José Cardoso. De profundis, valsa lenta. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
    Martin, Denise, Spink, Mary Jane e Pereira, Pedro Paulo Gomes. Corpos múltiplos, ontologias políticas e a lógica do cuidado
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