Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: SEMINÁRIOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS EM INVESTIGAÇÕES EM POLÍTICA PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE III

  • Nome/título
    SEMINÁRIOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS EM INVESTIGAÇÕES EM POLÍTICA PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE III
  • Responsável
    Profa. Dra. Rosemarie Andreazza
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Cristian Fabiano Guimarães;
    Prof. Dr. Arthur Chioro;
    Prof. Dr. Leonardo Carnut;
    Profa. Dra. Mariana Nasser;
    Profa. Dra. Lumena Almeida Castro Furtado.
  • E-mail para contato
    andreazza@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2024-01-29
  • Término - inscrição
    2024-03-18
  • Início - curso
    2024-03-28
  • Término - curso
    2024-06-27
  • Local
    Hibrido
  • Dias e Horários
    quintas-feiras (uma vez por mês): manhã das 8 às 12h30 e tarde das 14 às 17h30. Dias: 28/3; 25/04; 23/05; 27/06
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    42
  • Carga horária - Prática
    18
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Serão aceitos prioritariamente alunos regularmente matriculados ou no probatório oficial do programa, e ainda, aceita ouvintes - alunos especiais
  • Ementa
    A disciplina visa proporcionar um espaço para discussão coletiva dos projetos de pesquisa dos estudantes da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, com a participação deles, seus orientadores e demais professores da Área. Tem como objetivos: a) Permitir aprofundamento teórico- metodológico de temas de interesse à área de PPGS, demandados por pós-graduandos e/ou docentes;b) Discutir os percursos metodológicos de investigações desenvolvidas na área de PPGS. Nesse semestre, o seminário de pesquisa pretende dar continuidade às conversações sobre o método cartográfico, colocando em discussão o uso de diferentes dispositivos para a produção e análise de dados, a partir de textos da literatura e filmes, com a finalidade de problematizar estratégias de produção do conhecimento no campo da micropolítica e aprofundar a visão dessa ferramenta nas pesquisas em gestão e planejamento do SUS.
  • Avaliação de aprendizagem
    Debate de projetos de pesquisa Autoavaliação
  • Conteúdo Programático
    As aulas serão desenvolvidas a partir de temas teóricos e resultados de pesquisa que propicie a reflexão sobre a produção de conhecimento da área de política, planejamento e gestão em saúde.
O estudante deverá apresentar o projeto, ou seus resultados parciais, em 30 minutos, seguido da discussão em 60 minutos. Na parte da tarde serão desenvolvidas rodas de conversa (discussões metodológicas e epistemológicas) com professores convidados, sob coordenação dos professores responsáveis pela disciplina, a partir da leitura prévia obrigatória dos artigos, livros recomendados. Pretende-se dar continuidade às conversações sobre o método cartográfico, colocando em discussão o uso de diferentes dispositivos para a produção e análise de dados, a partir de textos da literatura e filmes, com a finalidade de problematizar estratégias de produção do conhecimento no campo da micropolítica e aprofundar a visão dessa ferramenta nas pesquisas em gestão e planejamento do SUS.
  • Referências
    BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
    MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: n-1 edições, 2018.

    NIETZSCHE, Friedrich. Além de bem e mal. Trad. Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. (Companhia de bolso).

    NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. (Companhia de bolso).
    FOUCAULT, M. História da sexualidade 1. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
    •  

    © 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Faceboonk Instagram Youtube

    Please publish modules in offcanvas position.