- Nome/título
INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE REVISÃO SISTEMÁTICA (2º SEMESTRE DE 2019)
- Responsável
Prof. Dra. Mariana Cabral Schveitzer
- Corpo Docente
Prof. Msc. Andreia C. F. do Carmo (Bibliotecária – Campus São Paulo)
Prof. Dra. Camila Bertini Martins (DMP)
Prof. Dra. Luciana Tomita (PPGSC)
- E-mail para contato
mariana.cabral@unifesp.br
- Início - inscrição
2019-05-30
- Término - inscrição
2019-06-25
- Início - curso
2019-07-01
- Término - curso
2019-07-05
- Local
Sala UAB - Campus São Paulo
- Dias e Horários
Segunda a Sexta-feira (das 9:00 às 17h)
- Vagas/ Número máximo de alunos
25
- Carga horária - Teórica
30
- Carga horária - Prática
15
- Carga Horária Total
45
- Creditos
3
- Critérios de ingresso
Estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação e bibliotecários; não aceita ouvintes.
- Ementa
Os conteúdos abordados serão:
• Introdução à pergunta de pesquisa: o que é uma revisão sistemática, pergunta norteadora (PICO, PICo e PCC)
• Busca em Bases de Dados: Operadores booleanos e símbolos, Bases de dados bibliográficas: PubMed, BVS, Scopus e Web of Science, buscadores: Google Acadêmico e critérios de inclusão e exclusão
• Sistematização e organização dos resultados da busca utilizando gerenciadores de referência: Mendeley e EndNote e identificação dos estudos.
• Análise de Dados: PRISMA, Casp, RevMan e Sumari –JBI e Extração e categorização dos resultados.
• Instrumento para Revisões Sistemáticas:
GRADE - hcp://www.gradeworkinggroup.org/
CONQUAL – revisão sistemática qualitativa
AMSTAR – 11 items – amstar.ca/Amstar_Checklist.php
ROBIS – risco de viés – www.robis-tool.info
- Avaliação de aprendizagem
A avaliação é composta de duas apresentações orais realizadas pelos estudantes: a primeira, valendo 50% da nota, é sobre a pergunta de revisão e a segunda, valendo 50% da nota, é sobre a análise de artigos.
- Conteúdo Programático
1/7 manhã – Tipos de revisão e Pergunta de revisão (Todas)
1/7 tarde – Base de dados (Prof. Andreia)
2/7 manhã – Base de dados (Prof. Andreia)
2/7 tarde – Atividade prática para organizar a pergunta de revisão
3/7 manhã – Apresentação das Perguntas de revisão (Todas)
3/7 tarde – Sistematização dos dados (Prof. Mariana)
4/7 manhã – Análise de artigos quantitativos (instrumentos) e metanálise (Prof. Camila)
4/7 tarde – Análise de artigos qualitativos (instrumentos) e metasíntese (Prof. Mariana)
5/7 manhã – Atividade prática para analisar artigos
5/7 tarde – Apresentação dos artigos, avaliação e discussão final (Todas)
- Referências
Sandelowski M, Barroso J. Toward a metasynthesis of qualitative find-ings on motherhood in HIV-positive women. Res Nurs Health. 2003 Apr;26(2):153-70. Review.
Sandelowski M, Barroso J, Voils CI. Using qualitative metasummary to synthesize qualitative and quantitative descriptive findings. Res Nurs Health. 2007 Feb;30(1):99-111. Review.
Liberati A, Altman DG, Tetzlaff J, Mulrow C, Gøtzsche PC, Ioannidis JP, Clarke M, Devereaux PJ, Kleijnen J, Moher D. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that eval-uate health care interventions: explanation and elaboration. PLoS Med. 2009 Jul 21;6(7):e1000100. doi: 10.1371/journal.pmed.1000100.
Shamseer L, Moher D, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, Shekelle P, Stewart LA; PRISMA-P Group.. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015: elabo-ration and explanation. BMJ. 2015 Jan 2;349:g7647. doi: 10.1136/bmj.g7647.
Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis proto-cols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ. 2016 Jul 21;354:i4086. doi: 10.1136/bmj.i4086.