Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: BOAS PRÁTICAS EM PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA NA PESQUISA EM SAÚDE PÚBLICA (2º SEMESTRE DE 2019)

  • Nome/título
    BOAS PRÁTICAS EM PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA NA PESQUISA EM SAÚDE PÚBLICA (2º SEMESTRE DE 2019)
  • Responsável
    Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez, Coordenadora do PPG Saúde Coletiva
  • Corpo Docente
    Dr. Eduardo L. Franco, Professor Catedrático e Titular, Departamentos de Oncologia e de Epidemiologia; Chefe do Departamento de Oncologia e Diretor da Divisão de Epidemiologia do Câncer, Faculdade de Medicina, Universidade McGill, Montreal, Canada. Editor-in-Chief, Preventive Medicine.
  • E-mail para contato
    ppg.saudecoletiva@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2019-10-23
  • Término - inscrição
    2019-11-20
  • Início - curso
    2019-11-25
  • Término - curso
    2019-11-27
  • Local
    Anfiteatros Campus São Paulo
  • Dias e Horários
    25 e 26 de novembro das 9h00 às 18h00 e 27 de novembro das 9h00 as 12h00
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    60
  • Carga horária - Teórica
    19
  • Carga horária - Prática
    6
  • Carga Horária Total
    25
  • Creditos
    2
  • Critérios de ingresso
    Pesquisadores e alunos de pós-graduação.
  • Ementa
    Trata-se de curso que visa incentivar a redação científica, com ênfase em artigos a serem submetidos para revistas internacionais indexadas. Temas essenciais de ética na produção de artigos, revisão por pares e boa escrita científica serão tratados. Este curso destina-se a pesquisadores em início de carreira e profissionais em qualquer área das ciências da saúde . Aqueles em estágios mais avançados de carreira também podem se beneficiar do curso, contribuindo para as discussões em classe suas próprias experiências como autores. Jornalistas de ciência, profissionais de saúde pública e gestores de políticas de saúde pública poderão também se beneficiar pela compreensão do processo de pesquisa científica e publicação.
  • Avaliação de aprendizagem
    O curso será via palestra interativa para aproveitar a própria experiência dos alunos como autores de artigos e revisores de revistas. O instrutor enfatizará problemas relativos ao delineamento de estudos, ética, analise de dados, interpretação, honestidade cientifica e estratégias de redação de artigos sobre pesquisa básica, clínica e de saúde pública. Ele abordará as práticas de redação, autoria, revisão e publicação em revistas internacionais apenas. O material do curso será compartilhado via ‘Dropbox’. Haverá necessidade de leitura prévia de material a ser disponibilizado pelo professor e realização de avaliação de conteúdo da disciplina para emissão de conceito e créditos.
  • Conteúdo Programático
    Conteúdo do curso:
    1) Princípios de boa prática científica aplicada a pesquisa em saúde pública;
    2) O valor fundamental da revisão por pares na pesquisa científica e difusão do conhecimento;
    3) Raciocínio científico em pesquisa e supervisão acadêmica;
    4) O processo da comunicação em pesquisa e publicação;
    5) Características que melhoram a qualidade de um artigo e seu valor para a comunidade cientifica;
    6) Comunicando e negociando com editores, redatores e revisores;
    7) Regras de autoria, estratégias para evitar conflito;
    8) Como selecionar revistas; quantificando valor científico e impacto;
    9) A revolução do ‘open access’ e o perigo das revistas e conferencias predatórias;
    10) Mudanças no paradigma da comunicação cientifica escrita; modelos de revisão por pares; arquivamento pré-publicação
  • Referências
    Albert T, Wager E. How to handle authorship disputes: a guide for new researchers. The COPE Report 2003: 32-34.
    Amin M, Mabe M. Impact factors: use and abuse. Perspectives in Publishing 1: 1-6, 2000.
    Beall J. Predatory publishers are corrupting open access. Nature 489: 179, 2012.
    Bohannon J. Who’s afraid of peer review. Science 342: 60-65, 2013.
    Butler D. The dark side of publishing. Nature 495: 433-435, 2013.
    Coffin C. Effective Writing Skills for Publication in Biomedical Journals. CORD Conference, Washington, DC, March 8, 2004.
    Contreras J. Open Access Scientific Publishing and the Developing World. St. Antony’s International Review 8 (1): 43-69, 2012.
    Day RA. How to Write and Publish a Scientific Paper. 5th ed. Phoenix, Ariz: Oryx Press; 1998.
    Day RA. Scientific English: A guide for scientists and other professionals. Phoenix, Ariz: Oryx Press; 1992.
    Elston DM. Writing a better research paper: Advice for young authors. J Am Acad Dermatol. 2019 ;80(2):379.
    Eyre-Walker A, Stoletzki. The Assessment of Science: The Relative Merits of PostPublication Review, the Impact Factor, and the Number of Citations. PLoS Biol 11(10): e1001675, 2013.
    Gopen GD, Swan JA. The science of scientific writing. American Scientist, Nov-Dec 1990.
    International Committee of Medical Journal Editors. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. JAMA. 1997;277:927-934.
    Hausmann L, Murphy SP, The challenges for scientific publishing, 60 years on. J Neurochem. 2016 ;139 Suppl 2:280-287.
    Steneck NH. Introduction to the responsible conduct of research. Office of Research Integrity, Department of Health and Human Services, Washington, DC, 2008.
    Vickery B. A century of scientific and technical information. Journal of Documentation, 55: 476-527, 1999.
    Wager E, Kleinert S. Responsible research publication: international standards for authors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity,
    Singapore, July 22-24, 2010.
    Weed DL. Conflicts of Interest. J Epidemiol Community Health 63: 601-602, 2009.
    Zinsser W. On Writing Well, 30th Anniversary Edition: An Informal Guide to Writing Nonfiction, Harper Collins, 2012.
    •  

    © 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Faceboonk Instagram Youtube

    Please publish modules in offcanvas position.