Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA

  • Nome/título
    REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA
  • Responsável
    Gabriela Arantes Wagner
  • Corpo Docente
    Gabriela Arantes Wagner, Mariana Cabral Schveitzer, Leandro Rezende, Thais Konstantyner
  • E-mail para contato
    gabriela.wagner@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2021-05-18
  • Término - inscrição
    2021-05-31
  • Início - curso
    2021-06-14
  • Término - curso
    2021-06-18
  • Local
    GClassroom
  • Dias e Horários
    Segunda a Sexta-Feira (das 8h às 18h )
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    40
  • Carga horária - Prática
    20
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Alunos matriculados no PPGSC, aceita ouvintes, com qualificação de mestrado ou doutorado concluída
  • Ementa
    O artigo científico é a principal forma de divulgação de dados de pesquisa. Três requisitos são fundamentais para tornar o artigo científico interessante aos cientistas: inovação, metodologia de pesquisa robusta e a descrição clara dos achados qualitativos e/ou quantitativos.
    A publicação do artigo científico faz parte do processo da produção do conhecimento científico e é habilidade necessária aos alunos de mestrado e doutorado. A produção, não apenas permite a divulgação dos achados de uma tese ou dissertação, como ajuda na obtenção de bolsas de estudos e nas futuras perspectivas de emprego no Brasil e no exterior.
    A disciplina, Redação e Leitura Crítica de Artigos Científicos em Saúde Coletiva visa introduzir aos alunos as ferramentas necessárias para a construção artigos científicos de seus projetos de pesquisa, assim como para a escolha crítica das bibliografias para fomentar as discussões e prática de escrita.
  • Avaliação de aprendizagem
    Em dois períodos. No período da manhã, serão desenvolvidas atividades síncronas com a apresentação de aulas no Gmeet, bate-papo e discussão dos tópicos apresentados pelos professores. No período da tarde, as atividades serão assíncronas. Os alunos, deverão esboçar as estruturas do artigo científico de seu projeto discutidas pelos professores no período da manhã.
  • Conteúdo Programático
    • Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico (Título, Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Referências Bibliográficas e Agradecimentos);
    • Leitura crítica de artigos científicos;
    • A escolha da revista e Qualis Capes;
    • Bases de artigos científicos e indexação;
    • Viés de publicação, Fraudes e plágio;
    • O processo de submissão (autoria e ordem de autoria, o papel do editor, carta de apresentação, sistemas de submissão e acompanhamento do processo de submissão);
    • Resposta aos Revisores
  • Referências
    1) AQUINO, I. S. Como Ler Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 3ª edição, 2010.
    2) AQUINO, I. S. Como Escrever Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 8ª edição, 2010.
    3) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Mais do mesmo? Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 11, p. 2141, 2013.
    4) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Um bom texto. Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 9, p. 1701, 2013.
    5) GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 3.ed-Porto Alegre: Artmed, 2008.
    6) MARCOPITO L. F., GONÇALVES-SANTOS F.R. Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. 2ª. Edição, São Paulo: Atheneu Editora, 2014.
    7) MINAYO, M. C. S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciênc. saúde coletiva, v. 21, n. 8, p. 2326, 2016.
    8) VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª.ed. Botucatu: Tipomic: 2013.
    9) VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2007.
    10) 10) VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 9, n. 1, 2015.
    11) VOLPATO, G. L. Pérolas da redação Científica – São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2010
    •  

    © 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Faceboonk Instagram Youtube

    Please publish modules in offcanvas position.