Disciplina: HUMANIDADES E SAÚDE

  • Nome/título
    HUMANIDADES E SAÚDE
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi), Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (CeHFi - PPGECS), Profa. Dra. Simone Nacaguma, Profa. Dra. Lísia Rabelo, Profa. Dra. Ieda Aleluia.
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2022-02-01
  • Término - inscrição
    2022-03-04
  • Início - curso
    2022-03-09
  • Término - curso
    2022-06-29
  • Local
    Google Meet (EAD) - será encaminhado aos inscritos
  • Dias e Horários
    Atividades síncronas (aulas presenciais) às quartas-feiras (quinzenal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    18
  • Carga horária - Prática
    36
  • Carga Horária Total
    54
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP
  • Ementa
    Ementa e Objetivo Geral: Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Neste semestre a Disciplina foca o tema da missão da universidade e sobre o papel das humanidades na formação humanística no campo das ciências em geral e da saúde em particular.
    Objetivos Específicos:
    - Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
    - Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espiritualidade em Saúde.
    - Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.
  • Avaliação de aprendizagem
    Metodologia: Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
    Avaliação: Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
  • Conteúdo Programático
    Data /
    Prof. responsável /
    Tema

    9/3
    Prof. Dr. Dante Gallian
    A Universidade como Espaço de Experiência da Cultura

    23/3
    Prof. Dr. Dante Gallian
    A Universidade como Espaço de Abertura para o Todo

    6/4
    Profa. Dra. Simone Nacaguma
    O desejo e a constituição do sujeito: a propósito do conto A legião estrangeira, de Clarice Lispector.

    20/4
    Profa. Dra. Lísia Rabelo
    O potencial da arte da performance no ensino médico.

    4/5
    Profa. Dra. Ieda Aleluia
    Arte e medicina: um diálogo possível e necessário na formação profissional

    18/5
    Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido
    Viver, narrar; curar ou morrer – a experiência comunicável de Nikolai Leskov, como entendida por Walter Benjamin, e a Comunicação em Saúde

    1/6
    Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido
    Viver, narrar; curar ou morrer – a experiência comunicável de Nikolai Leskov, como entendida por Walter Benjamin, e a Comunicação em Saúde

    15/6
    Prof. Dr. Simeão Sass
    A saúde mental da sociedade contemporânea

    29/6
    Doutoranda Kelly Simone Almeida Cunegundes
    As narrativas na prática interdisciplinar
  • Referências
    Data/
    Leitura (alguns textos estão online e outros serão disponibilizados)

    9/3
    José Ortega y Gasset, A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, UERJ, 1999.

    23/3
    Josef Pieper. Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Campinas, IFE, s.d.

    6/4
    A legião estrangeira in Lispector, Clarice. Felicidade Clandestina e outros contos. São Paulo: Rocco editora, 1977.

    20/4
    RIVERA, T. O retorno do sujeito: sobre performance e corpo. In: O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2013

    4/5
    1. As Artes na Educação Médica: Revisão Sistemática da Literatura. Rev. bras. educ. med. 43 (4) • Oct-Dec 2019 •https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180146
    https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180146
    2. A ecopoética de G.H. The echopoetics of G.H. Marília Librandi*
    DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v98i0.66413
    3. Técnica e sensibilidade no ensino médico em tempos de distanciamento social
    Rev. Inter. Educ. Saúde, Salvador, 2020 Dezembro;4(2):xx-xx http://dx.doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i2.3337 | ISSN: 2594-7907
    4. The exercise of writing and listening as instruments for improving clinical practice
    DOI: https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i2.3322

    18/5
    BENJAMIN, Walter. O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 197-221. Disponível em: . Acesso em: 12 Nov. 2021.
    LESKOV, Nikolai. Viagem com um niilista. São Paulo: Editora 34, 2016.

    1/6
    BENJAMIN, Walter. O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 197-221. Disponível em: . Acesso em: 12 Nov. 2021.
    LESKOV, Nikolai. Viagem com um niilista. São Paulo: Editora 34, 2016.

    15/6
    FROMM, E. Psicanálise da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1961. Capítulo 1: Somos mentalmente sadios?

    29/6
    CHARON, Rita; DASGUPTA, Sayabtany; HERMANN, Nellie ; et al. The principles and practice of narrative medicine. New York: Oxford University Press, 2017
    GREENHALGH, Trista; HURWITZ, Brian. Why study narrative? BMJ Clinical Research.199;318(7175): 48-50
    •  

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