Disciplina: LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 20 (SEXTA)

  • Nome/título
    LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 20 (SEXTA)
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Maria Teresa Mendonça de Barros e Yuri Bittar
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2022-02-01
  • Término - inscrição
    2022-04-04
  • Início - curso
    2022-04-29
  • Término - curso
    2022-06-10
  • Local
    online pelo Google Meet (o link será enviado para os inscritos)
  • Dias e Horários
    Atividades síncronas às sextas-feiras, 12h-13h30 e atividades assíncronas por 3 horas semanais
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    15
  • Carga horária - Teórica
    11
  • Carga horária - Prática
    20
  • Carga Horária Total
    31
  • Creditos
    2
  • Critérios de ingresso
    Alunos matriculados nos programas da UNIFESP
  • Ementa
    O “LabHum” é um ciclo de encontros e discussões sobre humanização em saúde a partir da literatura. O tema neste ciclo será “Descobrindo o Humano com a ajuda do Diabo” e a obra a ser discutida é: O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov (Edição recomendada EDITORA 34; outras edições/traduções podem ser utilizadas).

    A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.

    Mais informações: https://cehfi.unifesp.br/

    Objetivos Específicos:
    - Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
    - Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
    - Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
    - Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
    - Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
    - Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
  • Avaliação de aprendizagem
    Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
    - Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
    - Encontro de Histórias de Leitura
    - Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
    - Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.

    O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras.
  • Conteúdo Programático
    O LabHum conta com duas turmas: uma às terças-feiras, e outra às sextas-feiras, das 12h00 às 13h30. O aluno deverá optar por um destes dois horários e deverá permanecer nele até o final do ciclo.

    Aula 01 - Apresentação - 29/4
    Aula 02 – Histórias de Leitura - 6/5
    Aula 03 – Itinerário de discussão 01 - 13/5
    Aula 04 – Itinerário de discussão 02 - 20/5
    Aula 05 - Itinerário de discussão 03 - 27/5
    Aula 06 - Itinerário de discussão 04 - 3/6
    Aula 07 - Histórias de Convivência - 10/6
  • Referências
    GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
    GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
    RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
    BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
    GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
    GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
    GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
    GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
    ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
    ---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
    PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
    RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
    RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
    TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
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