Disciplina: TÓPICOS DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE: SOCIEDADE, UNIVERSIDADE E CIÊNCIA: PESQUISAS SOBRE PERCEPÇÃO PÚBLICA E ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA PANDEMIA DA COVID 19

  • Nome/título
    TÓPICOS DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE: SOCIEDADE, UNIVERSIDADE E CIÊNCIA: PESQUISAS SOBRE PERCEPÇÃO PÚBLICA E ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA PANDEMIA DA COVID 19
  • Responsável
    Arthur Chioro
  • Corpo Docente
    Soraya Smaili (EPM/Unifesp), Pedro Fiori Arantes (EFLCH/Unifesp), Débora Foguel (IBqM/UFRJ), Jade Percassi de Carvalho (pos-doutranda do PPG-SC) e Vanessa Moreira Sígolo (pos-doutranda do PPG-SC)
  • E-mail para contato
    sandra.fagundes@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2022-07-01
  • Término - inscrição
    2022-09-24
  • Início - curso
    2022-10-04
  • Término - curso
    2022-11-01
  • Local
    virtual
  • Dias e Horários
    04/10; 11/10; 18/10; 25/10 e 01/11 (14h às 17h)
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    15
  • Carga horária - Prática
    30
  • Carga Horária Total
    45
  • Creditos
    3
  • Critérios de ingresso
    alunos do PPG-SC e ouvintes
  • Ementa
    A Unidade Curricular eletiva de pós-graduação propõe abordar e debater os resultados de pesquisas realizadas ao longo de um ano de trabalho em duas linhas de pesquisas do Centro de Estudos: Sociedade, Universidade e Ciência: SoU_Ciência, sediado na Unifesp.
    A primeira delas, dedica-se a compreender como a pandemia da Covid-19 trouxe maior evidência para a importância e o papel da ciência, dos/as cientistas e das universidades (e também para movimentos contrários), avaliando como diferentes grupos sociais (com variadas estratificações sociodemográficas, políticas, identitárias, regionais, etc.) manifestam sua opinião e relação com a ciência (e com o negacionismo), as universidades (incluindo os ataques a estas) e a educação em geral, entre outras análises temáticas e interseccionais da relação Universidade, Ciência e Sociedade.
    A segunda linha de pesquisa trata de levantamentos e análises sobre como as universidades públicas (e seus hospitais), institutos de pesquisa e tecnológicos públicos brasileiros, com seus(suas) pesquisadores(as) e cientistas, atuaram (e ainda atuam) no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em conjunto com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), via parceria já estabelecida pelo Centro SoU_Ciência para essa finalidade, o intuito das pesquisas tem sido realizar levantamentos nacionais para compor um painel de monitoramento dessas ações ao longo da pandemia no país, incluindo diferentes áreas de conhecimento e atuações regionais, centros e temas emergentes e suas contribuições mais notáveis.
    Visa-se, com essa disciplina, abordar e debater sobre essas pesquisas que buscam compreender a percepção pública sobre o tema e contribuir para dar visibilidade às ações das universidades e cientistas brasileiros(as), evidenciando como as instituições atuam em defesa da vida e indicando possíveis novos tópicos e temas emergentes para o pós-pandemia.

    Objetivo da disciplina:
    Apresentar e discutir os resultados de pesquisas realizadas ao longo de um ano de trabalho em duas linhas de pesquisas do Centro de Estudos SoU_Ciência, sediado na Unifesp, sobre percepção e opinião pública sobre ciência e universidades públicas e sobre a atuação das universidades públicas ao longo da pandemia da Covid 19, na defesa da vida, de direitos e da democracia no Brasil.
  • Avaliação de aprendizagem
    Abordagem pedagógica
    ⎯ Aulas expositivas e dialogadas (por plataformas virtuais);
    ⎯ Análise crítica de textos e referências bibliográficas sugeridas em aula;
    ⎯ Análise de materiais e documentos selecionados;
    ⎯ Construção de apresentações individuais ou em grupos; e
    ⎯ Elaboração de textos sobre a temática da disciplina.

    Avaliação
    a) A nota final dos alunos será conferida a partir da média da nota atribuída às avaliações somativa e formativa;
    ⎯ Somativa: Trabalho em grupo de conclusão da disciplina, sobre um tema debatido na disciplina;
    ⎯ Formativa: Interesse e participação nas atividades em aula (virtual), leitura e debate de textos indicados e desenvolvimento dos trabalhos complementares.
    b) Os alunos também farão avaliação da disciplina e dos docentes, por meio de instrumento específico, sem obrigatoriedade de identificação;
    c) A frequência mínima exigida será a de 75% das atividades programadas.
  • Conteúdo Programático
    Conteúdo
    ⎯ Aula 1 - Introdução ao tema: Apresentação do Centro de Estudos SoU_Ciência e das linhas de pesquisas que serão tratadas no curso. (3 horas)
    ⎯ Atividade assíncrona 1: Estudo dos textos indicados (3 horas)
    ⎯ Aula 2 - Percepção pública da ciência e das universidades no Brasil - levantamentos de opinião públicas em discussão (3 horas)
    ⎯ Atividade assíncrona 2: Estudo dos textos indicados e Trabalho Complementar 1 (6 horas)
    ⎯ Aula 3 - Análise de redes digitais: as redes negacionistas e de divulgação científica (3 horas)
    ⎯ Atividade assíncrona 3: Estudo dos textos indicados (3 horas)
    ⎯ Aula 4 - A atuação das universidades públicas brasileiras no enfrentamento à pandemia da Covid 19 (3 horas)
    ⎯ Atividade assíncrona 4: Estudo dos textos indicados e Trabalho Complementar 2 (6 horas)
    ⎯ Aula 5 - A produção científica sobre a pandemia Covid-19, mapeamento e indicadores por áreas temáticas e perspectivas comparadas (3 horas)
    ⎯ Trabalho em grupo de conclusão da disciplina (12 horas)
  • Referências
    1. ANDIFES - I Congresso Andifes - COGECOM (Vídeo Ações das universidades de combate à Covid-19) https://www.youtube.com/watch?v=F_TdMAebYO8&t=2s
    2. Centro SoU_Ciência: “SouCiencia - Manifesto 500 mil mortes”. (2021). Disponível em: https://souciencia.unifesp.br/destaques/noticias/souciencia-manifesto-500-mil-mortes
    3. Centro SoU_Ciência: “Universidades Públicas brasileiras são destaque internacional”. (2021). Disponível em: https://souciencia.unifesp.br/destaques/universidade-em-pauta/universidades-publicas-brasileiras-sao-destaque-internacional
    4. FURTADO, Lumena A. C. (org.) Pesquisa desigualdades e vulnerabilidades na epidemia de COVID-19: monitoramento, análise e recomendações. [livro eletrônico] São Paulo: UNIFESP/ Fundação Tide Setubal, 2021. (Apresentação e Introdução - p.1-19). Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61363
    5. SÍGOLO, Vanessa M., PERCASSI, Jade, ARANTES, Pedro F., FOGUEL, Débora, SMAILI, Soraya, CHIORO, Ademar Arthur. Relatório da Linha de Pesquisa 6 - Centro SoU_Ciência, 2022.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
    Linha de pesquisa: Percepção Pública da Ciência e das Universidades públicas na pandemia da Covid 19.
    BATISTA, A.; FLAVIA TAGUATINGA BATISTA, A.; GUEDES CORREA, N.; MONTAGNER, R.; FARIAS, F.; FREDDO, R. Unipampa debates: a popularização da ciência em tempos de negacionismo. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 3, 20 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/106768
    CAPONI, SANDRA. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados [online]. 2020, v. 34, n. 99, pp. 209-224. Disponível em: . Epub 10 Jul 2020. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013.
    DE SOUSA FILHO, Alípio de. “A Terra É Plana”. Revista Inter-Legere, v. 3, n. 29, p. c23426, 20 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/23426
    DOSSIÊ: “Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil”. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação,v. 14, 1-4, e4563135, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4891/1073
    (outras serao indicadas aos alunos)
    •  

    © 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Faceboonk Instagram Youtube

    Please publish modules in offcanvas position.