Disciplina: A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA

  • Nome/título
    A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA
  • Responsável
    Rosemarie Andreazza
  • Corpo Docente
    • Prof. Dr. Arthur Chioro
    • Prof. Dr. Cristian Guimaraes
    Professores convidados:
    • Profa. Dra. Denise Martin Coviello
    • Profa. Dra. Carla Giana Luppi
    • Prof. Dr. Leonardo Carnut
  • E-mail para contato
    rbac48@gmail.com
  • Início - inscrição
    2023-01-30
  • Término - inscrição
    2023-03-03
  • Início - curso
    2023-03-09
  • Término - curso
    2023-05-18
  • Local
    anfiteatros da EPM - primeira e última aulas - virual
  • Dias e Horários
    quinta feira das 8 às 12
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    54
  • Carga horária - Prática
    36
  • Carga Horária Total
    90
  • Creditos
    6
  • Critérios de ingresso
    priorizar alunos matriculados e/ou aprovados no processo de seleção.
  • Ementa
    O objetivo principal da disciplina é caracterizar a Saúde Coletiva como campo de saberes e práticas, ao apresentar e discutir sua construção histórica, seus principais dilemas e desafios.
    Objetivos específicos:
    a) Identificar e discutir os fundamentos gerais do método epidemiológico, sua perspectiva histórica e seus principais usos, bem, como as contribuições da Epidemiologia para o campo da Saúde Coletiva;
    b) Discutir a contribuição das Ciências Sociais e Humanas para o campo da Saúde Coletiva;
    c) Discutir a contribuição da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde para o campo da Saúde Coletiva;
    d) Problematizar a construção do SUS como política de saúde, discutindo fundamentos da gestão do cuidado, do trabalho e da formação em saúde para a o campo da Saúde Coletiva.
    e) Apresentar os elementos presentes no debate contemporâneo das três áreas - Epidemiologia, Ciências Sociais e Humanas em Saúde, e Política, Planejamento e Gestão em Saúde, e refletir sobre os avanços e pontos de impasses para o campo da Saúde Coletiva.
  • Avaliação de aprendizagem
     Aulas expositivas e dialogadas (virtuais e presenciais );
     Uso de vídeos;
     Estudos dirigidos;
     Análise crítica de documentos oficiais, textos e artigos;
     Seminários sob responsabilidade dos alunos.


    Avaliação
    a) A nota final dos alunos será conferida a partir da média da nota atribuída às avaliações somativa e formativa;
     Somativa: trabalho individual, a partir da leitura do conjunto dos textos discutidos, a partir da questão “o que é saúde coletiva?
     Formativa: interesse e participação nas atividades e leitura dos textos indicados.
    b) Os alunos também farão avaliação da disciplina e dos docentes, por meio de dinâmicas e instrumentos específicos.
    c) A frequência mínima exigida será a de 75% das atividades programadas.
  • Conteúdo Programático
    Apresentação da disciplina

    Construção do Campo da Saúde Coletiva. O que é Saúde Coletiva?
    A complexidade do campo da Saúde Coletiva

    Fundamentos em Epidemiologia: definições, perspectiva histórica e método

    Por uma epidemiologia da Saúde Coletiva (ou Contribuição da Epidemiologia para o campo da Saúde Coletiva).

    Contribuição das CHS para o campo da Saúde Coletiva:

    Como definir o “social”
    e a sociedade

    Clássicos da Saúde Coletiva brasileira I
    e reflexões atuais

    Clássicos da Saúde Coletiva brasileira II

    Contribuição da PPG para o campo da Saúde Coletiva:

    Múltiplas abordagens sobre o planejamento, a gestão, a regulação e o cuidado em saúde.

    Saúde como direito. Fundamentos da Reforma Sanitária. Princípios, limites e desafios do SUS.
  • Referências
    Vieira-da-Silva LM, Paim JS, Schraiber LB. O que é Saúde Coletiva? In: Saúde Coletiva – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. (p. 3-12)
    Osmo, A; Schreiber LB. O campo da Saúde Coletiva no Brasil: definições e debates em sua constituição. Saúde Soc. São Paulo, v.24, supl.1, p.205-218, 2015
    Almeida Filho N, Barreto ML (Org.). Epidemiologia e saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2011. Capítulo 2 - Raízes históricas da epidemiologia (p.5-22).
    Rose, Geoffrey. Sick individuals and sick poplations. Internacional Journal of Epidemiology 1985; 14(1):32-8. Tradução de Luiz Marcopito, jan99.
    Barreto ML. The globalization of epidemiology: critical thoughts from Latin America. Int J Epidemiol. 2004; 33:1132-1137.
    Victora CG, Barros FC, Vaughan JP. Epidemiologia da desigualdade. 3ª ed. São Paulo: Hucitec; 2006.
    Giddens, A. O que é Sociologia? in. Giddens. A. Sociologia. Porto Alegre, Artmed. 2010. 4a ed. pp. 24 a 27.
    Fonseca, Claudia. (1999). Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, (10), 58-78. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100005&lng=pt&tlng=pt
    Santos, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra, Almedina, 2020.
    Arouca, S. O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da Medicina Preventiva. São Paulo: Unesp/Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. (também disponível em: https://teses.icict.fiocruz.br/pdf/aroucaass.pdf
    Donnangelo MC, Pereira, L. Saúde e Sociedade. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1976. (Parte I)
    Carnut Leonardo, Mendes Áquilas, Costa Marques Maria Cristina. Outra narrativa no ensino da Reforma Sanitária Brasileira: o debate critico de uma escolha política SAÚDE DEBATE.43 (N. ESPECIAL 8), P. 133-145, DEZ 2019
    Foucault, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
    Luz, M.T. As instituições Médicas no Brasil. 2ª. Ed. - Porto Alegre: Rede Unida, 2013 (Coleção Clássicos da Saúde Coletiva). Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/colecao-classicos-da-saude-coletiva/SaudeSociedadeeHistoria.pdf
    Merhy, EE. Planejamento como tecnologia de gestão: tendências e debates em planejamento em saúde no Brasil. In: Razão e Planejamento: reflexões sobre Política, Estratégia e Liberdade. Gallo, E. Organizador. São Paulo: Hucitec, 1995.
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