Disciplina: HUMANIDADES E SAÚDE (2º SEMESTRE DE 2019)

  • Nome/título
    HUMANIDADES E SAÚDE (2º SEMESTRE DE 2019)
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Profa. Dra. Viviane Cândido (CeHFi), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi) e Prof. Dr. Rafael Ruiz (EFLCH)
  • E-mail para contato
    cehfiunifesp@gmail.com
  • Início - inscrição
    2019-07-01
  • Término - inscrição
    2019-07-31
  • Início - curso
    2019-08-07
  • Término - curso
    2019-12-04
  • Local
    R. Loefgren, 2026
  • Dias e Horários
    Quartas-feiras das 10h as 12h
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    25
  • Carga horária - Teórica
    34
  • Carga horária - Prática
    71
  • Carga Horária Total
    105
  • Creditos
    7
  • Critérios de ingresso
    Somente alunos regularmente matriculados em mestrado e doutorado, preferencialmente no PPGSC.
  • Ementa
    Ementa e Objetivo Geral:
    Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Temas como Literatura, Filosofia e Espiritualidade em suas diversas interfaces com a saúde serão abordados a partir do repertório téorico e dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do CeHFi e professores convidados. A disciplina contará também com apresentação e discussão de projetos e trabalhos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores de pós-graduação inseridos nas linhas de pesquisa do Centro.

    Objetivos Específicos:
    - Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
    - Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espirituallidade em Saúde.
    - Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.

    Metodologia:
    Leitura obrigatória e prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário.

    Carga horária:
    As 71h de atividade à distância prevem a leitura de todos os 16 textos obrigatórios indicados e dos textos complementares (que não estão aqui por falta de espaço, a bibliografia completa será enviada aos inscritos), e a realização de um artigo nos padrões ABNT.
  • Avaliação de aprendizagem
    Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
  • Conteúdo Programático
    1. 07/08/19 - Aula Inaugural (20 Anos do CeHFi) - Ciências Humanas, Humanidades e Humanização em Saúde: conceitos e práticas (Prof. Dante Gallian)

    2. 14/08/19 - Para que servem as Humanidades? (Prof. Rafael Ruiz)

    3. 21/08/19 - A Literatura como forma de conhecimento (Prof. Rafael Ruiz)

    28/08/19 - VI Colóquio Internacional Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde

    4. 04/09/19 - A Percepção da Beleza (Prof. Rafael Ruiz)

    5. 11/09/19 - Literatura e Humanização: da estética para a ética (Prof. Dante Gallian)

    6. 18/09/19 - O Laboratório de Leitura e a Humanização em Saúde: metodologia (Prof. Dante Gallian)

    7. 25/09/19 - O Laboratório de Leitura e a Humanização em Saúde: os efeitos (Prof. Dante Gallian)

    8. 02/10/19 - Filosofia, Espiritualidade e Ciência (Nádia Vitorino Vieira)

    9. 09/10/19 - Espiritualidade: Ciência e Teologia antes de Descartes (Nádia Vitorino Vieira)

    10. 16/10/19 - A Filosofia experimentada de Franz Rosenzweig – Realidade e contingência como cura do pensamento enfermo (Viviane C. Cândido)

    11. 23/10/19 - A Filosofia Experimentada de Franz Rosenzweig – A temporalidade (Viviane C. Cândido)

    12. 30/10/18 - A Filosofia Experimentada de Franz Rosenzweig – o Outro fala!(Viviane C. Cândido)

    13. 06/11/19 - Beleza e Espiritualidade em Franz Rosenzweig (Viviane C. Cândido)

    14. 13/11/19 - Hermenêutica e saúde: vivência e experiência (Simeão Sass)

    15. 27/11/19 - Hermenêutica e saúde: linguagem e expressão (Simeão Sass)

    16. 04/12/19 - Hermenêutica e saúde: o conceito de compreensão utilizado nas Ciências da Saúde (Simeão Sass)
  • Referências
    1.
    GALLIAN, D.M.C.; PONDÉ, L.F.; RUIZ, R. “Humanização, Humanismos e Humanidades: Problematizando Conceitos e Práticas no Contexto da Saúde no Brasil” in Revista Internacional de Humanidades Médicas, V. 1, N. 1.

    2.
    LEWIS, C.S., A Abolição do Homem, Martins Fontes, São Paulo, 2005, Cap. 1.

    3.
    COMPAGNON, A., Literatura para quê? Editora UFMG, Belo Horizonte, 2009.

    4.
    RUIZ RETEGUI, A., Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropología Cristiana, Rialp, Madrid, 1998, Cap. 1.

    5.
    GALLIAN, D. “A Literatura como Remédio” (cap. 2) in A Literatura como Remédio: os clássicos e saúde da alma. São Paulo, Martin Claret, 2017.
    Porque ler os Clássicos? Trad. N. Moulin. São Paulo, Cia das Letras, 2007.

    6.
    GALLIAN, D. “A História de um Experimento Laboratorial” (cap. 1) e “LabLei: o experimento laboratorial” (cap. 3) in A Literatura como Remédio: os clássicos e saúde da alma. São Paulo, Martin Claret, 2017

    7.
    GALLIAN, D. “Os Efeitos: o LabLei, a humanização e a saúde da alma” (cap. 4) in A Literatura como Remédio: os clássicos e saúde da alma. São Paulo, Martin Claret, 2017

    8.
    FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins fontes, 2010.

    9.
    FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins fontes, 2010.

    10.
    PERIUS, Oneide. Franz Rosenzweig: a doença e a saúde da filosofia. Revista
    Filosofazer, v. 48, n. 26, p. 45-62, jan./jun, 2016. Disponível em:
    http://filosofazer.ifibe.edu.br/index.php/filosofazer/issue/view/23. Acesso em 18/05/2019.

    11.
    WIEHL, Reiner. Tempo e Experiência no Pensamento “Novo” de Franz Rosenzweig.
    Revista Portuguesa de Filosofia, v. 62, fasc. 2-4, p. 553-565, abril/dez, 2006.

    12.
    CÂNDIDO, Viviane Cristina. Franz Rosenzweig e a Educação: Conhecimento na
    diferença, tendo a tensão como método. In: ROSIN, Nilva; SANTOS, Robinson dos.
    (Orgs). Filosofia e Política em Franz Rosenzweig. Passo Fundo: IFIBE, 2010. p. 143-170.

    13.
    CÂNDIDO, Viviane C. Beleza e Espiritualidade em Franz Rosenzweig: Uma contribuição para o estudo da estética na Estrella de la Redención. INTERAÇÕES - Cultura e Comunidade, v. 7, n. 12, p. 143-163, jul./dez, 2012 Disponível em:
    http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/issue/view/360. Acesso em 18/05/2019.

    14
    DILTHEY, W. Filosofia e educação: textos selecionados. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

    15.
    AYRES, J. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 10 (3): 549-560, 2005.

    16.
    CAPRARA, A. Uma abordagem hermenêutica
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