Disciplina: REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA (1º SEMESTRE DE 2020)

  • Nome/título
    REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA (1º SEMESTRE DE 2020)
  • Responsável
    Profa. Dra. Gabriela Arantes Wagner
  • Corpo Docente
    Profas. Dras: Denise Martin, Zila Sanchez e Mariana Cabral
  • E-mail para contato
    gabriela.wagner@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2020-05-05
  • Término - inscrição
    2020-06-20
  • Início - curso
    2020-06-29
  • Término - curso
    2020-07-03
  • Local
    anfiteatros a definir
  • Dias e Horários
    Segunda a Sexta-feira (das 9:00 às 17h)
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    40
  • Carga horária - Prática
    20
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Alunos em nível de mestrado e doutorado que já tenham realizado a qualificação. Não aceita ouvintes.
  • Ementa
    O artigo científico é a principal forma de divulgação de dados de pesquisa. Três requisitos são fundamentais para tornar o artigo científico interessante aos cientistas que os lêem: a inovação, metodologia de pesquisa robusta e a descrição clara de achados qualitativos ou quantitativos. A publicação de artigo científico faz parte do processo da produção do conhecimento científico e é habilidade necessárias par alunos de mestrado e doutorado. A produção não apenas permite divulgação dos achados da tese ou dissertação, como ajuda na obtenção de bolsas de estudo e nas futuras perspectivas de emprego, tanto no Brasil quanto no exterior. Essa disciplina visa introduzir aos alunos as ferramentas necessárias para a construção artigos científicos de seus projetos, assim como, para a escolha crítica das bibliografias para suas discussões. O curso será estruturado em três tipos de atividades: aulas teóricas, estudos dirigidos e exercícios.
  • Avaliação de aprendizagem
    As avaliações serão constituídas de atividades específicas para cada um dos módulos práticos e entrega da versão do artigo científico do aluno .
    O aproveitamento do curso será considerado satisfatório quando o estudante:
    a. Mantiver a assiduidade de prevista para os encontros presenciais (75% de presença);
    b. Realizar a avaliação específica com nota ou conceito igual ou superior a 6,0 (seis) ;
    c. Desenvolver e escrever o artigo científico;
    d. Apresentar o artigo na data agendada
  • Conteúdo Programático
    Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico (Título, Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Referências Bibliográficas, Agradecimento); O processo de submissão (autoria e ordem de autoria, o papel do editor, carta de apresentação, sistemas de submissão, acompanhamento do processo de submissão); A escolha a revista; Qualis Capes; Resposta aos Revisores; Leitura crítica de artigos científicos. Viés de publicação; Fraudes e plágio; Bases de artigos científicos e indexação.
  • Referências
    1) AQUINO, I. S. Como Ler Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 3ª edição, 2010.
    2) AQUINO, I. S. Como Escrever Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 8ª edição, 2010.
    3) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Mais do mesmo? Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 11, p. 2141, 2013.
    4) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Um bom texto. Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 9, p. 1701, 2013.
    5) GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 3.ed-Porto Alegre: Artmed, 2008.
    6) MARCOPITO L. F., GONÇALVES-SANTOS F.R. Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. 2ª. Edição, São Paulo: Atheneu Editora, 2014.
    7) MINAYO, M. C. S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciênc. saúde coletiva, v. 21, n. 8, p. 2326, 2016 .
    8) VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª.ed. Botucatu: Tipomic: 2013
    9) VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2007.
    10) VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 9, n. 1, 2015.
    11) VOLPATO, G. L. Pérolas da redação Científica – São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2010.
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