Disciplina: AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO

  • Nome/título
    AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO
  • Responsável
    Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez
  • Corpo Docente
    Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez; Profa. Dra. Juliana Yurgel Valente
  • E-mail para contato
    zila.sanchez@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2020-06-29
  • Término - inscrição
    2020-07-15
  • Início - curso
    2020-08-12
  • Término - curso
    2020-09-30
  • Local
    Zoom e Google Classroom
  • Dias e Horários
    Atividades síncronas: às quartas das 14h00 as 17h00; Atividades Assíncronas: 4 horas por semana
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    24
  • Carga horária - Prática
    32
  • Carga Horária Total
    56
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Alunos de póa-graduação
  • Ementa
    O curso oferece material para estudo e reflexão sobre os princípios teóricos e práticos da avaliação de processo e de resultados de programas de prevenção. Serão discutidos detalhes do desenho e execução de ensaios controlados randomizados, desde a definição dos objetivos da avaliação até a análise dos dados. Durante o curso, os alunos serão capacitados para executar avaliação de intervenções, passando pelo gerenciamento do campo e da coleta de dados, recrutamento dos participantes, técnicas para redução das perdas de acompanhamento, definição dos instrumentos e dos desfechos primários e secundários, métodos para redução de vieses, manejo de banco de dados, análises longitudinais, apresentação de resultados e ética. Além da discussão prática, serão debatidos resultados de estudos de avaliação de programas de prevenção publicados em revistas indexadas, de qualidade reconhecida, de maneira a permitir que os estudantes identifiquem os principais desenhos de avaliação de programas de prevenção, os problemas tradicionais dos desenhos destes estudos e da interpretação dos resultados.
  • Avaliação de aprendizagem
    A estrutura do curso se pauta em aulas teóricas em tempo real através de plataforma Zoom, seminários apresentados pelos alunos e fóruns de discussão através de Google Classroom, intercalando atividades síncronas e assíncronas. A nota final será atribuída pela qualidade do seminário apresentado, participação nas atividades do Google Classroom e entrega de trabalho final, que avaliará a capacidade de avalição de um artigo científico que reporte um ensaio controlado randomizado visando avaliar um programa de prevenção ao uso de drogas.
  • Conteúdo Programático
    Aula 1: I- Apresentação do curso; II- Aplicação de epidemiologia no estudo da prevenção
    Aula 2: I- O que é um programa? Por que avaliar?; II- Planejando e desenhando avaliações
    Aula 3: I- Modelos lógicos; II- Desenhos de estudo
    Aula 4: I- Ensaio controlado randomizado (desenho); II- Ensaio controlado randomizado (implementação)
    Aula 5: I- Medidas e instrumentos; II- Sujeitos – recrutamento e retenção
    Aula 6: I- Detalhes que comprometem o estudo; II- Consort
    Aula 7: I- Análises Longitudinais; II- Mediadores e Moderadores
    Aula 8: Produção do trabalho final
  • Referências

    MCDAVID JC; HUSE I; HAWTHORN, LRL. (2013) Program Evaluation and Performance Measurement: An Introduction to Practice . SAGE. 534 pp.
    NATIONAL INSTITUTE ON DRUG ABUSE. (1994). Advances in Data Analysis for Prevention Intervention Research. NIDA Research Monograph N142. 456 pp.
    NEZU, A; NEZU CM. (2008). Evidence-Based Outcome Research: A practical Guide to Conducting Randomized Controlled Trials for Psychosocial Interventions. Oxford University Press. 486 pp.
    SCHULZ KF, ALTMAN DG, MOHER D. CONSORT 2010 Statement: Updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. J Clin Epidemiol [Internet]. 2010 Aug 15;63(8):834–40. Available from: 10.1016/j.jclinepi.2010.02.005
    SLOBODA, Z; PETRAS, H. (2014). Defining Prevention Science. Springer. 626 pp.
    SLOBODA, Z; BUKOSKI WJ. (2006). Handbook of Drug Abuse Prevention. Springer. 692 pp.
    SOLOMON, P; CAVANAUGH M; DRAINE, J (2009). Randomized Controlled Trials: Design and Implementation for Community-Based Psychosocial Interventions. Oxford University Press. 217 pp.
    WHOLEY JS; HATRY HP; NEWCOMER, KE. (2010) Handbook of Practical Program Evaluation. 3ª ED. Jossey-Bass Ed. 700 pp.
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