ptenes

Os Núcleos/grupos de Estudo e Pesquisa, certificados pelo CNPQ, que sustentam as atividades do PPG são:

1.    Núcleo de Estudos do Trabalho e Gênero – NETeG.

O NETeG tem como objetivo realizar pesquisas e estudos pautados na centralidade da categoria trabalho e na desigual divisão sócio-sexual do trabalho, prioritariamente no que tange a força de trabalho feminina. Seus estudos e pesquisas partem do referencial marxista e lukacsiano, e tem como eixo central o questionamento acerca da precarização das relações de trabalho; da existência ou da inexistência de uma divisão mais igualitária do trabalho na sociedade capitalista e das questões de gênero.

Em 2019 e 2020 foram realizados encontros semanais para reuniões de estudo; discussão sobre conjuntura política e econômica do Brasil; Produção de textos; participação e apresentação de trabalhos orais em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.

Certificado pela Instituição e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Núcleo pode ser acessado em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2510714372754442

Facebook https://www.facebook.com/netegunifesp

Coordenadora: Profa. Dra. Claudia Mazzei Nogueira.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2.    Núcleo de Pesquisa e Extensão: Violência de Estado, Direitos Humanos e Educação Popular.

Desenvolve estudos sobre a violência de Estado na democracia e as possibilidades construídas pelos sujeitos no processo de (re)existência frente à violação de direitos humanos. Se estrutura em torno de duas linhas de pesquisa: (i) “A dinâmica da violência de Estado na democracia e as formas de resistência e enfrentamento dos sujeitos” e (ii) “A epistemologia presente na experiência da ação política dos sujeitos - dialética entre a subjetividade e a ação coletiva”.

Certificado pela Instituição, o Núcleo pode ser acessado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6013585019467069

Em 2019 as atividades principais foram: a) reuniões quinzenais e mensais; b) atuação junto com grupos parceiros, nacional (Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da UNIFESP), e internacional (Universidade de Manchester para elaboração de projetos de pesquisa para submissão a editais.

3.    Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti – NEHS: Gênero, Sexualidades e Feminismos.

COORDENAÇÃO:

Profa. Dra. Renata Gonçalves

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5565481668827333

Profa. Dra. Cristiane Gonçalves da Silva.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0245338799993359

Seu nome é uma femenagem à Heleieth Saffioti, socióloga brasileira, reconhecida internacionalmente como a pioneira dos estudos feministas numa perspectiva das classes sociais. Tal denominação indica as preocupações teóricas, metodológicas e políticas do grupo, que consistem em: examinar a trajetória do feminismo dentro e fora do Brasil, que contribuíram para o avanço das lutas e conquistas das mulheres; analisar a estreita relação entre dominação de gênero/raça e exploração capitalista de classe; compreender a construção social das sexualidades e dos gêneros, e estudar os mecanismos por meio dos quais está construção social se “legitima” nas instituições, hierarquizando relações; investigar a violência como uma das manifestações que constituem masculinidades e feminilidades, em relação; conhecer a atuação dos movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros/as e Intersex; estudar os desafios inerentes à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos na sociedade contemporânea; examinar os avanços e limitações das políticas públicas neste cenário. O acesso ao Núcleo por meio do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq pode ser feita em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6355456906552478

2019 também marcou os 50 anos do livro clássico de Heleith Saffioti, “A mulher na sociedade de classes”, o que levou o núcleo a participar da organização de uma série de seminários sobre o impacto e a contribuição da obra nos dias atuais, estabelecendo parcerias com várias pesquisadores de diversas universidades do país. Tais discussões tiveram como desdobramento a organização de dossiês em importantes revistas do país sobre este quinquagésimo aniversário do livro pioneiro dos estudos feministas no Brasil.

Desde 2019, o NEHS se reúne no mesmo dia e horário do Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares para estudar a contribuição das intelectuais negras para o feminismo.

Neste período de pandemia (primeiro e segundo semestre de 2020), as reuniões ocorrem às quintas-feiras, das 19h às 21h.

End. eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

4.    Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares – NERP.

COORDENAÇÃO:

Profa. Dra. Renata Gonçalves

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5565481668827333

Prof. Dr. Deivison Mendes Faustino

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1381425552378145

O Núcleo organiza-se em torno de 04 eixos de investigação teórica: (i) Racismos, antirracismos e pensamento social, com abordagem história e sociológica para estudar o surgimento e as diferentes manifestações do racismo moderno bem como as vertentes teóricas e políticas antirracistas contemporâneas; (ii) Racismo e Universidade, que estuda a falta de políticas públicas voltadas à população negra, desde a abolição, impedindo o acesso desta ao ensino; (iii) Saúde da população negra e políticas de promoção da equidade, que, numa perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, busca compreender as influências das desigualdades raciais e de gênero sobre o viver, adoecer e morrer das populações negras brasileiras; (iv) Movimentos sociais e feminismo negro, que analisa a opressão machista no interior do Movimento Negro e a exploração de classe das mulheres negras dentro do feminismo hegemônico, levando-as às suas organizações autônomas e reconhecendo a existência de um Feminismo Negro com suas pautas próprias.

O Núcleo também foi responsável pela instalação do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, com coordenação de professora credenciada do PPGSSPS. Destaca-se que o Projeto Abdias, financiado pelo MEC/SECADI/SESU/MEC, contou com a participação de pesquisadores/as do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Unifesp e de outras instituições. Trata-se de curso com uma proposta de educação antirracista, visando o acesso de estudantes negros/as à pós-graduação, além de promover a reflexão acerca de determinados temas que ainda não aparecem no currículo formal, como exige a Lei 10.639/2003.

No Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares pode ser acessado pelo seguinte endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3039859764604916

Suas atividades, desde 2019, consistiram na sistematização dos estudos acerca das relações étnico-raciais e, em parceria com o Núcleo Heleieth Saffioti, privilegiou a reflexão sobre a condição da mulher negra e as contribuições das intelectuais negras para o avanço da luta antirracista, antipatriarcal e anticapitalista.

Neste período de pandemia (primeiro e segundo semestre de 2020), as reuniões ocorrem às quintas-feiras, das 19h às 21h.

End. eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As atividades do Núcleo podem ser encontradas em sua página de Facebook no seguinte link https://www.facebook.com/ReflexosdePalmares/

5.    Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade Punitiva, Justiça Criminal e Direitos Humanos – Profa. Andréa Almeida Torres (GEPEX.DH-Prof. AAT)

(NÚCLEO PARCEIRO DO PPGSSPS - Não haverá validação de créditos na participação de discentes do Programa)

O GEPEX-DH - Prof. AAT é um grupo de estudos, pesquisa e extensão no estudo da criminologia crítica e do abolicionismo penal, a partir de uma análise do crime, da sociedade de controle, das formas punitivas, dos direitos humanos, do Estado penal e sua relação com o sistema de produção vigente (considerando as relações de classe, gênero e raça/etnia).

Com o falecimento da então coordenadora do GEPEX-DH, a Profa. Dra. Andrea Almeida Torres, em outubro de 2019, o grupo passou a ser coordenado por mestrandos do PPGSSPS, vinculados diretamente às atividades de pesquisa e extensão, sob a supervisão das coordenações do Programa e do curso de graduação.

Em 2019 segue as três atividades principais: 1) CINEDH - Cinema e Direitos Humanos: Diálogos Interdisciplinares (no ano de 2019, o documentário Presídio Central); 2) Direitos Humanos em Debate, programa na Rádio Silva (UNIFESP) que discute as problemáticas trazidas através dos estudos e pesquisas do grupo; 3) Jornal Vozes da Rua, participação como um dos grupos realizadores do jornal voltado e produzido pela população em situação de rua, através do apoio da Universidade Federal de São Paulo e demais núcleos de pesquisa e extensão.

Outras informações sobre o grupo de estudos podem ser encontradas em: https://www.facebook.com/groups/gepexdh.unifespbs/

6.    Grupo de Estudos e Pesquisas Metropolitanas em Política Social e Serviço Social (MEPSS).

O MEPSS é um grupo de estudos e pesquisas sobre os impactos e os efeitos da mundialização no processo de desenvolvimento regional da Baixada Santista. Constitui eixo analítico das atividades propostas, a construção de análises das respostas do Estado na dinâmica territorial da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) às demandas de acesso à proteção social e enfrentamento das diversas formas de desigualdades, que subsistem à revelia da presença do Porto de Santos e da riqueza produzida. Compõe esse eixo analítico, o aprofundamento de estudos e desenvolvimento de pesquisas sobre aspectos da violência estrutural presente na constituição da formação social e econômica brasileira, cuja particularidade na região expõe a precariedade do acesso, por segmentos da classe trabalhadora, à moradia e ao trabalho.

Com os subsídios de teorias e ideologias que considerem tanto a contradição entre capital e trabalho, como os limites e as possibilidades da atuação das políticas sociais, são realizados debates com vistas a contribuir, também, no fortalecimento de resistências construídas nos espaços populares. 

O Grupo de Estudos e Pesquisas iniciou suas atividades em maio de 2019 com um Ciclo de Debates, demarcando as alianças acadêmicas com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com o Instituto das Cidades, da UNIFESP, campus Zona Leste.

A coordenação do MEPSS está sob a responsabilidade das professoras Luzia Fátima Baierl (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Sonia Regina Nozabielli (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Terezinha de Fátima Rodrigues (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Seu cadastramento no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq está em fase de preenchimento, conforme informações em sua página de acesso. Ver: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3208550841978019.

As reuniões do MEPSS ocorrem, quinzenalmente, às quartas-feiras, das 17:30 às 19:00.

7.    Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF).

GCAF, fundado em 2019, se constitui como espaço de reflexão interdisciplinar, que decorre da articulação de estudos, pesquisas e de extensão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS) e ao Curso de Serviço Social. Agrega participantes de diferentes áreas de conhecimento que atuam nas políticas sociais e, sobretudo, assistentes sociais que trabalham nos diferentes espaços sócio-ocupacionais. Desenvolve estudos e pesquisas sobre as políticas sociais e direitos humanos de crianças e adolescentes. Promove atividades de extensão e desenvolve intercâmbio com grupos de estudos e pesquisa e promove articulação com os movimentos sociais em defesa dos direitos humanos, visando combater o racismo e enfrentar as violações contra criança, adolescente e família.

As atividades acontecem quinzenalmente, as terças feiras, das 17h às 19h.

Facebook link https://m.facebook.com/gcaf.unifesp/

Este Grupo está registrado no CNPq e encontra-se disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4576237597232361  

Coordenação: Profª Drª Maria Liduina Oliveira e Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Profª Drª Francisca Rodrigues de Oliveira Pini (Francisca Pini <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Prof. Dr. Marcelo Domingues Roman (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

8. Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fundamentos do Serviço Social: Ética, Trabalho e Formação.

Coordenação Colegiada: Profas. Terezinha Rodrigues, Luciana Melo, Rosangela Batistoni.
Participação: Priscila Cardoso.

Grupo criado em 2019, certificação CNPq. Desenvolve estudos e pesquisas na área dos fundamentos do Serviço Social com desdobramentos na ética, formação e trabalho da/o assistente social face às transformações societárias. Realiza pesquisas, orienta iniciações científicas, trabalhos de conclusões de graduação, especializações e dissertações; promove atividades de extensão, mantendo intercambio com grupos similares, entidades da categoria profissional e redes de pesquisa.

Objetivos: Propiciar estudos e pesquisas sobre: história e desafios atuais do Serviço Social no Brasil e demais países latino-americanos; seu significado na divisão social e técnica do trabalho; seus fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos; a questão social: seus fundamentos e configurações contemporâneas na sociedade brasileira; na relação questão social, classe, raça gênero e as lutas das classes trabalhadoras; a formação e o trabalho profissional; a ética em sua dimensão ontológica e sócio-histórica; desdobramentos na formação e exercício profissional.

Linhas de Pesquisa:
1: Fundamentos do Serviço Social: Formação e Trabalho Profissional.
2. Ética e Ética Profissional.

Encontros: 5as. Feiras, quinzenais, meio remoto (em função da participação de integrantes de vários municípios). Aberto a graduandos/as/es; mestrandos/as/es; egressos/as/es; assistentes sociais.

2º Semestre de 2024
Eixo das discussões: Impactos da Conjuntura no Trabalho Profissional
Programação: Dias 17/10; 31/10; 14/11; 28/11; 05/12; recesso; 06/02; 20/02.
Horário: 17h30
Link: MEET
Interessadas/os/es: contatar Terezinha Rodrigues (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou entrar no dia/horário da reunião do grupo.

9. Grupo de Estudos e Pesquisas: Mundo do Trabalho, Serviço Social e Saúde do\a Trabalhador\a – GEMTSSS.

Propõe-se a realizar estudos e pesquisas, a partir do rigor teórico-metodológico da Teoria Crítica, do estudo permanente, do debate coletivo e da troca de experiências quanto ao conjunto de temas que se relacionam com as categorias Trabalho e Saúde, se aproximando do papel do Serviço Social nas questões afeitas à Saúde do\a Trabalhador\a. Devidamente registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, está estruturado em torno de 03 (três) linhas de pesquisas (i) Saúde do\a Trabalhador\a: Estado, direitos do trabalho, seguridade social e Serviço Social; (ii) Trabalho e Saúde; (iii) Trabalho, questão social, sindicatos, saúde do\a trabalhador\a e Serviço Social.

Pode ser acessado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq no seguinte endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2914405886590672

Em 2019, dentre as ações realizadas, destaca-se importante trabalho de formação que o Grupo realiza por meio do Fórum de Debates e Entrevistas sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora, veiculado pelo canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPc49HyxtPKpBUWK0rvA1oQ/featured  promovendo reflexões candentes sobre assédio moral, trabalho e relações étnico-raciais, Sistema Único de Saúde e direitos dos/as trabalhadores/as, dentre muitos temas.

10. Grupo de Estudos Teoria Social de Marx e Serviço Social.

Constitui-se como um espaço para o debate e produção de conhecimentos sobre a teoria social de Marx e o Serviço Social. Três eixos estruturam o Grupo: (i) América Latina e Serviço Social; (ii) Teoria, história e método: trabalho e formação profissional no Serviço Social; (iii) Violência e Serviço Social.

Certificado pela Unesp, o Grupo pode ser acessado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq no seguinte endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5007317243763363

Em 2019, o grupo priorizou as atividades em torno do intercâmbio entre várias instituições de ensino superior, envolvendo a Unesp e a Unifesp-BS, no Brasil e universidades de outros países da América Latina (Argentina, Cuba, Chile, Costa Rica, Cuba, Paraguai e Uruguai). Também se dedicou ao desenvolvimento de dois projetos de pesquisa: (i) “Serviço Social e América Latina: tendências teóricas atuais”.