Integração à Linha de Pesquisa
Essa disciplina de apoio está inserida na Estrutura Curricular do Programa, visando fortalecer o conhecimento e a gestão das nossas Linhas de Pesquisa, através de reuniões mensais com a apresentação e discussão pelos docentes orientadores e professores convidados de todos os aspectos essenciais de cada Linha de Pesquisa (rumos, limites, substratos teóricos, recursos existentes, tipos de procedimentos, etc.) bem como as suas interações com outras linhas do Programa e a sua produtividade do ponto de vista de produção científica qualificada, formação de recursos humanos e captação de recursos de apoio. Além disso, esta disciplina também tem por objetivo promover o contato dos discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação com cientistas de renome nacional e internacional que apresentam e discutem ideias de impacto social (afetando politicas públicas), econômica (estimulando a criação e desenvolvimento de projetos e setores) e intelectual (estimulando novas ideias de crescimento individual e coletiva), promovendo, com isso, a inter e multidisciplinaridade, a inovação e a inserção social.
Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
- MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Linha de pesquisa: possibilidades de definição e tipos de utilização do conceito. Rev. adm. contemp. 2003, vol.7, n.2, pp.177-182. - BARROS, E. M. C. Política de pós-graduação: um estudo da participação da comunidade científica. São Carlos: EdUFSCar, 1998. - CARVALHO, A. M. A. Monitoramento e avaliação da pós-graduação: algumas reflexões sobre requisitos e critérios. Psicologia USP, v. 12, n. 1, p. 203-221, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br> Acesso em: 2003. - I PNPG. I Plano Nacional de Pós-Graduação: 1975. Infocapes/ Boletim Informativo da Capes, v. 6, n. 1, p. 12-50, 1998.
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
ILP -7
Responsável
Prof. Dr. Simone de Campos Vieira Abib
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado e Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Quarta-Feira
Horário
9:00
Período
Bibliografia
Inscrição
Avaliação Crítica da Literatura
Essa disciplina de apoio é fundamental diante da grande quantidade de informações publicadas a cada ano, a avaliação crítica da literatura é uma ferramenta indispensável para o aluno identificar trabalhos conduzidos com metodologia consistente, adequada, padronizada e bem controlada, assim como conhecer conceitos de bioestatística necessários para a análise dos resultados Nesta disciplina, são introduzidos através da discussão de textos e artigos, serão desenvolvidos os conhecimentos e habilidades necessários para a realização da avaliação crítica dos principais modelos de pesquisa clínica. O curso visa ainda habilitar o aluno na realização de Revisão Sistemática da Literatura, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os na sua qualidade e precisão metodológica e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto for possível. Nesta atividade os artigos selecionados para avaliação crítica são relacionados com as perguntas dos projetos de pesquisa dos alunos encarregados da apresentação.
Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
- http://www.health.library.mcgill.ca/ebm/greenhalgh.htm - How to read a paper. The Medline database. BMJ 1997; 315(7101): 180-3. - Getting your bearings (deciding what the paper is about) BMJ 1997; 315(7102): 243-246. - Assessing the methodological quality of published papers BMJ 1997; 315(7103): 305-308. - Papers that report drug trials. BMJ 1997; 315(7106): 480-483. - Papers that report diagnostic or screening test. BMJ 1997; 315(7107): 540-543. - Papers that tell you what things costs (economic analyses). BMJ 1997; 315(7108): 596-599. - Papers that summarise other papers (systematic reviews and meta-analyses). BMJ 1997; 315(7109): 672-675. - Atallah, AN, Castro AA. Revisão Sistemática e Metanálises, em: Evidências para melhores decisões clínicas. São Paulo. Lemos Editorial 1998. - Clarke M, Horton R. Bringing it all together: Lancet-Cochrane collaborate on systematic reviews. Lancet June 2, 2001; 357:1728. - Mulrow, CD. Rationale for systematic reviews. BMJ 1994, 309; 597-599. - - Clinical Epidemiology: the essentials, 2nd ed., Fletcher et al., 1988 - - Clinical Epidemiology - a basic science for clinical medicine. 2nd ed., Sackett, Haynes et al., 1991. - - Como elaborar sua tese: estrutura e referências. Rother et al., BIREME, 2001. - - http://www.metodologia.org
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
ACL-4
Responsável
Prof. Dr. Alberto Goldenberg
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado e Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica • Discussão de artigos científicos
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Sexta-Feira
Horário
10:00
Período
Bibliografia
Inscrição
Bioestatística
Essa disciplina nuclear é um curso de estatística que não exige conhecimento prévio e os conceitos são introduzidos através de exemplificação prática, dando ênfase na intuição e não na argumentação matemática. As perguntas que serão respondidas nesta disciplina: I. O que é Estatística? II. Com que tipo de informação (dados) a Estatística trabalha? III. De que forma a Estatística interage com a pesquisa científica? IV. Que conceitos são fundamentais para se entender o conjunto de dados gerados por uma pesquisa, isto é, para se realizar a análise descritiva dos dados? V. Que conceitos são fundamentais para se realizar a análise inferencial de dados gerados por uma pesquisa, isto é, construção de intervalos de confiança e teste de hipóteses?
Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
- Altman, D. G. Pratical Statistics for Medical Research. London: Chapman & Hall, 1991, 611p. - Arango, H. G. Bioestatística Teórica e Computacional. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, 438p. - Bussab, W. O., Morettin, P. A. Estatística Básica. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2006, 521p. - Dalgaard, P. Introduction Statistics with R. New York: Springer, 2008, 363p. - Vieira, S. Introdução à Bioestatística. 4ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 345p.
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
BIOEST-6
Responsável
Prof. Dr. Marcelo Moura Linhares
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado e Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica • Discussão Estatística dos Projetos de Pesquisa •
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Quinta-feira
Horário
10:00
Período
Bibliografia
Inscrição
Bioética
Essa disciplina de apoio tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da Bioética aplicados ao exercício profissional e à pesquisa científica. O conteúdo programático inclui: Fundamentação filosófica: princípios fundamentais da autonomia, beneficência, justiça e não maleficência. A vida humana, começo do ser individual, o direito à vida. Integridade do ser humano: pessoal, psicológica, corpórea e axiológica. O direito de vir a ser: genética e ambiente. Tecnologias da reprodução assistida. Perspectivas e realidade em terapia gênica para neoplasias, doenças genéticas e outras doenças. Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Sintomas, sinais e valores na decisão médica. Paciente terminal. Eutanásia, suicídio assistido e abandono de tratamento. Comitês de Ética hospitalar. Comitês de Ética em Pesquisa Biomédica. Sigilo industrial e ética. O Direito à informação ("right-to-know"). O vertiginoso avanço tecnológico e científico demanda dos médicos uma capacitação não apenas para saber como manejar diferentes e novas tecnologias, como também para decidir quando e se tais tecnologias devem ser empregadas diante da singularidade da pessoa doente. Neste sentido, é fundamental que os médicos sejam competentes para, em conjunto com seus pacientes e outros profissionais da saúde, avaliar as justificativas das escolhas que serão instados a fazer diante das implicações sanitárias das inovações tecnológicas e científicas. Desta forma, promovermos as competências moral e democrática do discente de pós-graduação, através do estímulo a um olhar crítico e reflexivo sobre a biotecnociência e a pesquisa científica, a identificação e a discussão dos conflitos éticos relacionados à escassez de recursos e ao acesso aos cuidados em saúde, da compreensão das possibilidades e limitações da medicina e da discussão de valores, princípios, direitos e deveres relacionados ao exercício da medicina e demais profissões da área da saúde. O desenvolvimento pedagógico do curso é feito com base em exposições teóricas em sala de aula e discussão exemplificada sobre dilemas e conflitos na Medicina atual. A avaliação é feita com base num trabalho escrito, relatando criticamente um tema relacionada à Bioética. Sendo levado em conta o conteúdo e a originalidade do tema abordado.
Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
Azevêdo ES. Ética e Genética. Jornal Medicina, CFM, fev.pp. 8-9,1999. Azevêdo ES, Cerqueira EMM. Hereditariedade e Ambiente. Médicos II (6):43-46,1999. Beauchamp TL, Childress JF. The Principles of Biomedical Ethics. 4th ed. New York, Oxford University Press, 1994. Bernardm J. Da biologia à ética. Bioética. São Paulo, Editorial Psy, 1994. Berlinguer G, Garrafa V. O Mercado Humano. Estudo bioético da compra e venda de partes do corpo .Brasília, Univ. Brasília,1996. Boni, LAD, Jacob G, Salzano F. (Org.). Ética e Genética. Porto Alegre, EDIPUCRS, 1998. Bueno MRP. O Projeto Genoma Humano. Bioética 5: 145-155, 1997. CONEP. Cadernos de Ética em Pesquisa. Publicação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Ministério da Saúde/CONEP 1(1), julho de 1998. CONEP. Cadernos de Ética em Pesquisa. Publicação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa -CONEP 2(2), fev. de 1999. Costa SIF, Oselka, G., Garrafa, V. (Coord.). INTRODUÇÃO À BIOÉTICA. Brasília: Conselho Federal de Medicina, 1998. DeVries R, Subedi J. Bioethics and Society. Constructing the Ethical Enterprise. New Jersey, Printice Hall, 1998. Lorenzo C, Azevêdo ES. Bioethics publications in Brazil. A study of topic preferences and tendencies. Eubios Journal of Asian and International Bioethics, 8: 148-150,1998. Markert W. Trabalho, comunicação e competência: contribuições para a construção crítica de um conceito e para a formação do profissional transformativo. Campinas, SP: Autores Associados; 2004. Morin E. Ciência com Consciência. 2ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998. Sgreccia E. Manual de Bioética. Vol I e II. São Paulo, Edições Loyola, 1996. Schramm FR. A autonomia difícil. Bioética 1998; 6(1): 27-37. Singer P. Vida ética. Ediouro: Rio de Janeiro, 2002.
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
BIOÉT-6
Responsável
Prof. Dr. Adriano Miziara Gonzalez
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado e Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica • Discussão de artigos científicos
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Quarta-feira
Horário
11:00
Período
Bibliografia
Inscrição
Desenvolvimento de Pesquisa
Esta disciplina de apoio visa possibilitar ao aluno rever criticamente as principais etapas do seu projeto de pesquisa, bem como participar da discussão dos projetos de outros alunos do programa. Assim objetiva-se integrar os conhecimentos adquiridos nos diversos módulos do programa, revisão crítica dos principais itens do projeto de pesquisa (tese) e antecipar as principais dificuldades durante a execução do projeto. Os alunos apresentam sua pesquisa em várias etapas do desenvolvimento para discussão, podendo assim ser efetuadas melhorias em seu trabalho. Esta atividade tem se mostrado efetiva na estimulação do aluno na crítica do Desenvolvimento de Pesquisa dos projetos de outros alunos do programa possibilitando mudanças.
Sexta-feira Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
- Laurindo Moacir Sassi e Onivaldo Cervantes. Manual Prático para Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Teses. Editora Santos, 1ª Edição, 2011 - Carlos Fernando Jung. Metodologia para Pesquisa e Desenvolvimento. Editora Axcel, 1ª Ed. 2004
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
DP - 5
Responsável
Prof. Dr. Sarhan Sydney Saad
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado e Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica • Discussão de artigos científicos
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Horário
11:00
Período
Bibliografia
Inscrição
English Meetings
Essa disciplina de apoio tem em vista a importância da troca de conhecimentos e entendendo como prioridade expandir as conexões científicas com as mais respeitadas instituições de pesquisa da Europa e Estados Unidos, procurando o aumento do número de colaborações internacionais efetivas e uma maior mobilidade de nossos alunos e pesquisadores, esta disciplina em inglês, não obrigatória, mas aberta a todos os nossos discentes, docentes e funcionários do Programa interessados, com carga horária de 15 horas, oferta 1 crédito do Programa aos alunos participantes. Essas reuniões, visam melhorar a proficiência na língua inglesa, ocorrem mensalmente, com duração de 1 hora, onde são apresentados e discutidos resumos de apresentações em congresso, temas selecionados, vídeos e outros formatos científicos, sempre na língua inglesa, com a participação e coordenação de uma professora de inglês.
Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
- FOX CH, MEIJER F. Teaching medical English to foreign-language doctors. Med Educ. 1980;14(5):316–9. - Kayaoğlu MN, Akbaş RD. An Investigation into Medical Students’ English Language Needs. Particip Educ Res [Internet]. 2016;spi16(1):63–71. Available from: http://www.partedres.com/archieve/spi_16_1/8_per_16_spi_1_8_Page_63_71.pdfEditora Axcel, 1ª Ed. 2004
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
Ingl
Responsável
Prof. Dr. Fernando Augusto Mardiros Herbella Fernandes
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado e Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica • Discussão de artigos científicos
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Quarta-feira
Horário
9:00
Período
Bibliografia
Inscrição
Metodologia Científica
O objetivo desta disciplina nuclear é ensinar etapas da Metodologia Científica; orientar para elaboração e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa; Estimular a leitura científica e a utilização de critérios para o raciocínio crítico; Aprimorar o uso de métodos e técnicas para redação de textos científicos; Promover hábito para o uso de protocolos científicos; Favorecer a tomada de decisão segura e a resolução eficaz de problemas assistenciais e de gestão por meio da prática periódica de leitura especializada. A disciplina contempla o estudo da Metodologia Científica. Apresenta um resumo das etapas de construção de projetos acadêmicos e tipos de estudos científicos. Ressalta a importância da leitura especializada, estimulando o raciocínio crítico para a interpretação do conhecimento científico na área da saúde. Compreende-se que esta prática, adotada de forma periódica, contribui para a capacitação do profissional de saúde, por meio do uso protocolos clínicos, favorecendo a tomada de decisão segura, responsável e consciente. Apresenta orientação resumida sobre a redação científica, permitindo aprendizagem autônoma e o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica.
Quinta-Feira Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
- Cervo A.L, Bervian PA.Metodologia científica.5ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.242p. - Fletcher RH, Fletcher SW. Epidemiologia clínica – elementos essenciais. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. - Atallah, AN, Castro AA. Revisão Sistemática e Metanálises, em: Evidências para melhores decisões clínicas. São Paulo. Lemos Editorial 1998. Disponível em http://www.centrocochranedobrasil.org/artigos/bestevidence.htm Moher D, Schulz KF, - Altman DG, Lepage L (2001) The CONSORT statement: revised recommendations for improving the quality of reports of parallel-group randomised trials. Lancet. 357: 1191-4. - Pocock SJ, Simon R. Sequential treatment assignment with balancing for prognostic factors in the controlled clinical trial. Biometrics. 1975;31(1):103-15. - Higgins JPT, Green S (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0 [atualizado em março de 2011]. The Cochrane Collaboration, 2011. Disponível em: www.cochrane-handbook.org
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
MC-2
Responsável
Prof. Dr. Gaspar de Jesus Lopes Filho
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado e Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica • Discussão de artigos científicos
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Horário
11:00
Período
Bibliografia
Inscrição
Redação de Trabalhos Científicos
Essa disciplina nuclear tem como objetivo: Oferecer ao Pós graduando o exercício da redação de trabalhos científicos. Metodologia de ensino: Todos os pós-graduandos deverão apresentar por escrito (redação em inglês) antes de cada aula o exercício correspondente ao tema da aula e que será distribuído com um mês de antecedência (anexos). A atividade em aula envolverá um aluno do PPG-CCI (doutorando), escolhido também previamente um mês de antecedência O aluno terá dez minutos para expor o assunto selecionado e a seguir haverá discussão com a participação dos demais PGs da plateia. Os quinze minutos finais serão reservados para comentários e apreciação dos professores orientadores presentes. Conteúdo Programático: A redação Título/Title do artigo/paper. A redação do Resumo/Abstract. A redação da Introdução/Introduction. A redação dos Métodos/Methods. Como apresentar os Resultados/Results. Como conduzir a redação da Discussão/Discussion. Citações e como elaborar a lista de Referências/References Como avaliar um artigo/paper. Como submeter um artigo a um periódico (Submissão).
Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
RTC-3
Responsável
Prof. Dr. Djalma José Fagundes
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado e Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica • Discussão de artigos científicos
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Quinta-Feira
Horário
9:00
Período
Bibliografia
Inscrição
Genética Molecular
Essa disciplina de apoio apresenta e discute os mecanismos moleculares envolvidos nos processos biológicos com ênfase nos ácidos nucleicos e proteínas. A aplicabilidade dos conceitos é proporcionada na discussão dos conceitos e técnicas mais utilizadas em biologia molecular com aplicação clínica e cirúrgica.
CONTEÚDO: Estrutura do DNA e RNA Fluxo da Informação Gênica Replicação do DNA Genômica, transcriptômica e metagenômica Regulação Gênica Métodos de detecção em Biologia Molecular Variantes genéticos no controle de enzimas Variantes genéticos de receptores farmacológicos Genes pro e anti-inflamatórios Genes relacionados ao processo cicatricial Expressão de colágeno e fatores de crescimento Ciclo Celular Apoptose Genes ligados ao Câncer Genes ligados ao CA: Fígado, Pâncreas, Intestino e Estômago. Mecanismos Moleculares: Hipertrofia, Remodelamento Cardiovascular e Hipertensão Arterial.
Fevereiro a Junho ou Agosto a Dezembro
Periódicos:
Para inscrições: https://siiu.unifesp.br/login Demais informações no Email: pgccid@unifesp.br
Ementa
Ficha Técnica
Código da Disciplina
ACL
Responsável
Prof. Dr. Alcides Augusto Salzedas Netto
Créditos
1
Carga Horária
15
Nível
Mestrado, Doutorado
Nº de vagas
Atividades
Aulas teóricas • Estudos Dirigidos • Discussões da aula teórica • Discussão de artigos científicos
Avaliação
75% de presença
Grade Horária
Frequência
Semestral
Dia
Sexta-Feira
Horário
9:00
Período
Bibliografia
Inscrição