Linha de Pesquisa 3: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Esta linha de pesquisa agrega projetos que têm como objetos de estudo a escola pública na perspectiva de transformação da realidade social, os sentidos emancipatórios do conhecimento escolar na interface com processos formativos, também de caráter emancipatório, dos profissionais do ensino que ocorrem nos cursos de Licenciatura (formação inicial) e ao longo da carreira no magistério (formação contínua) consubstanciadas em práticas pedagógicas. Analisa as relações entre políticas públicas, programas de formação de professores e práticas pedagógicas. Os estudos abarcam a formação e a prática profissional de professores e pedagogos da educação básica e superior, tendo por base a problematização do exercício profissional em diferentes contextos institucionais, sob os seguintes aspectos: constituição da identidade docente, inserção profissional, desenvolvimento profissional docente, trato das relações de classe, étnicos raciais, de gênero e de orientação sexual. A base de investigação dos estudos produzidos nessa linha de pesquisa parte da compreensão de que toda ação pedagógica é uma atividade teórico-prática situada, que se configura de acordo com o lugar em que se materializam as condições objetivas de vida e de trabalho.
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