A Peça de Aprendizagem. Heiner Müller e o Modelo Brechtiano (Edusp/Fapesp, 2015)
Tido ora como continuador do teatro épico de Bertolt Brecht ora como figura de proa do teatro pós-dramático, Heiner Müller aparece nesse livro movimentando-se entre contrários. Aspectos formais de sua produção, como a montagem de textos, a ênfase em coros e monólogos em detrimento dos diálogos, bem como o estilhaçamento da fábula como organizadora da unidade do espetáculo, não são interpretados como ruptura com o teatro épico, mas como sua devida problematização. Dialogando com a teoria crítica de Walter Benjamin, Theodor Adorno, Peter Szondi e Hans-Thies Lehmann, este estudo busca mostrar Müller como traidor e herdeiro do teatro épico. É dessas oposições que Müller extrai sua força e interroga o que o teatro ainda pode vir a ser. Tal perspectiva, além de evidenciar o autoquestionamento inerente ao trabalho de Müller (e de Brecht), é o que permitiria reconhecer no teatro contemporâneo a persistência das aporias e dos impasses legados pelo teatro moderno.