2022
Quadro de aulas 2º Semestre de 2022
Quadro de aulas 1° semestre de 2022
Ementas - 1° semestre de 2022
2020
Quadro de aulas 2 semestre de 2020
informações
Ementa
Esta disciplina oferece os parâmetros teóricos para a pesquisa interdisciplinar em educação e saúde com ênfase específica sobre os temas infância e adolescência. Como a questão que inicialmente se apresenta é de elucidar a própria constituição do campo, a estratégia utilizada consiste em conduzir o pós-graduando a pensar esses temas, infância e adolescência, "dentro" do território analítico que se estrutura com o diálogo interdisciplinar entre educação e saúde. Assim, os principais temas abordados referem-se às políticas e práticas escolares, formação de professores, de profissionais da educação e de discentes; às práticas de inclusão social em territórios de vulnerabilidade social; às relações entre linguagem-cognição-emoção em processos de ensino; aos estudos sobre neurociências, modelos interdisciplinares de avaliação e a intervenção em transtornos do neurodesenvolvimento, sobre instalação e desenvolvimento e consolidação de serviços de saúde, visando o fortalecimento das ações inclusivas escolares e na saúde.
Informações
Ementa
A pandemia de coronavírus (COVID-19) é um desafio à saúde mental, em especial para crianças e adolescentes ainda em desenvolvimento. Há evidências sugerindo que quando as crianças estão fora da escola (por exemplo, fins de semana e férias de verão), elas são fisicamente menos ativas, permanecem muito tempo em frente a telas, padrões de sono e alimentação irregulares, com possível aumento de peso. Para aqueles jovens que já têm uma história de transtornos mentais, os riscos são maiores. Estes problemas podem ser agravados no período de confinamento, sem atividades físicas e em companhia de adultos. Além disso, a Pandemia e a adaptação de suas consequências alteraram a relação dos alunos/ professores e vice-versa, causando possível estresses nos professores por não estarem habituados a aulas on-line e aos alunos que precisam vencer o desafio de manter a atenção e concentração nesta nova abordagem escolar. O presente curso tem como objetivo discutir os impactos do isolamento social em crianças, adolescentes e professores e suas repercussões na Saúde Mental, e qual o papel da escola neste momento, através de aula expositiva, leitura e discussão de artigos previamente selecionados.
Disciplinas ofertadadas no 1º Semestre de 2020
DOP: O processo de leitura e escrita de artigo científico
informações
Linha de Pesquisa | Nome da Linha de Pesquisa |
Professor Responsável |
Rosa Maria Weiler e Maria Sylvia Vitalle |
Carga horária total | 75h |
Total de créditos | 05 |
Período | 1º semestre - Ano Letivo: 2020 |
Calendário | 2ª feiras - Início: 02/03/2020, das 08h30 às 11h30 |
Local | Campus SP |
Arquivo para download |
Objetivo
Objetivo da disciplina.
O curso tem como finalidade auxiliar os alunos de pós graduação a aprimorarem a escrita e avaliação de artigos científicos.
Ementa
Ementa da disciplina
Estudo dos elementos constituintes de um artigo científico. Analise da relação entre os componentes e sua adequada organização no texto. Conceitos básicos a serem observados na elaboração de uma publicação de cunho científico. Metodologia de ensino: Aula expositiva com duração de 1 hora seguida de seminário sobre o tema apresentado. Os seminários serão realizados visando a avaliação de artigos científicos, com ênfase no tópico discutido na apresentação. Metodologia de avaliação: Ao final do curso, os alunos devem realizar um projeto científico.
Bibliografia Básica:
Saks, Mike; Allsop, Judith. Pesquisa em Saúde- Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos.
Editora Roca 2011. 368 p.
Flick, Uwe. Desenho da Pesquisa Qualitativa/tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed 2009.104p.
Volpato, Gilson Luiz. Como escrever um artigo científico. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica 2014; [S.l].4;97-115. Disponível em: <http://www.ead.codai.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/93>. Acesso em: 10 maio 2019.
Knottnerus JA, Tugwell P. How to write a research paper. Journal of Clinical Epidemiology 2013;66:353-354. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.01.007.
Fujita, Mariângela. A representação documentária de artigos científicos em educação especial: orientação aos autores para determinação de palavras chaves. Revista Brasileira de Educação Especial 2003;10.:257-272.
DOP: Preconceito, Formação do Indivíduo e Cultura
Informações
Linha de Pesquisa | Nome da Linha de Pesquisa |
Professor Responsável |
José Leon Crochik
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Carga horária total | 75h |
Total de créditos | 05 |
Período | 1º semestre - Ano Letivo: 2020 |
Calendário | 3ª feiras - Início: 03/03/2020, das14h às 17h |
Local | EFLCH - Sala 303 |
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Objetivo
Objetivo da disciplina.
1-Refletir sobre a gênese e o desenvolvimento do preconceito em crianças e adolescentes na sociedade contemporânea à luz das formulações sobre o tema presentes nas obras de T.W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse.
2. Refletir sobre a relação do preconceito com o indivíduo e com a cultura, por meio das obras dos autores citados no objetivo anterior.
3. Discutir resultados de pesquisas sobre o desenvolvimento do preconceito em crianças e adolescentes.
Ementa
Ementa da disciplina
1-A dialética do esclarecimento e a libertação e/ou aprisionamento do pensamento propício ao desenvolvimento do pensamento estereotipado;
2. O surgimento da astúcia frente à ameaça de aniquilação presente na sociedade "naturalizada" ou mitológica e a presença da mimese no preconceito;
3. O desenvolvimento de mecanismos psíquicos infantis, suscitados socialmente, propícios ao desenvolvimento de preconceitos;
4. Teorias sobre o preconceito: a) as teorias raciais; b) a teoria do "bode-expiatório", c) a teoria do conflito psíquico, d) a teoria da estrutura psíquica, e) a teoria da (má) socialização; f) a teoria dos conflitos sociais; g) a teoria da deformação cognitiva;
5. A importância e os limites do esclarecimento na formação do indivíduo: apresentação e discussão de resultados de pesquisas no combate ao preconceito; 6. Modelos de estudo sobre o preconceito: a) pesquisas empíricas que utilizam inventários, escalas, questionários; b) pesquisas empíricas que utilizam técnicas projetivas, entrevistas; c) pesquisas teóricas.
Bibliografia
Adorno, T. W. et al.(1965). La Personalidade Autoritaria. Buenos Aires: Editorial Proyéccion.
Adorno, T. W. & Horkheimer, M. (2006). Dialética do Esclarecimento (2ª ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Crochik, J.L. (2006). Preconceito, Indivíduo e Cultura. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo.
Crochik, J.L. (2005). Preconceito: relações com a ideologia e com a personalidade. Estudos de Psicologia , 22(3), 309-319.
Crochik, J.L. (2010). A forma sem conteúdo e o sujeito sem subjetividade. Psicologia USP, .21, 31-47.
Freud, S. (2015) Psicologia da massas e análise do eu. SP: L&PM editores
Freud, S. (1986). El Malestar en la Cultura. In B. Néstor, A Medio Siglo de El Malestar en la Cultura de Sigmund Freud (4ª ed., pp.22-116). México: Siglo Veintiuno Editores.
Horkheimer, M. e Adorno, T. W. Preconceito. In: ____________ & ______________ Temas Básicos de Sociologia. São Paulo, Cultrix, 1973. P.172-183.
DOP: Políticas Educacionais para Inclusão Escolar
Informações
Linha de Pesquisa | Nome da Linha de Pesquisa |
Professor Responsável |
Amália Covic e Maria Ap. de Menezes |
Carga horária total | 75h |
Total de créditos | 05 |
Período | 1º semestre - Ano Letivo: 2020 |
Calendário | 3ª feiras - Início: 10/03/2020, das17h às 20h |
Local |
Rua Pedro de Toledo, 572 – |
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Ementa
Aborda categorias teóricas das epistemologias das políticas educativas na América Latina, refletindo sobre a produção de conhecimento nesse campo. Apresenta a legislação, estrutura, funcionamento e financiamento da educação brasileira, refletindo sobre as políticas públicas que as orientam no sistema nacional, discutindo-as no âmbito da educação enquanto direito humano, da Educação Especial na perspectiva inclusiva nos seus diferentes níveis de ensino e segmentos. Possibilita a criação de repertório sobre o tema e o desenvolvimento de visão ampla e crítica a respeito das políticas públicas educacionais vigentes no contexto nacional e suas possibilidades na prática dos espaços educativos formais ou não, escolas regulares, especiais e/ou hospitalares, espaços de apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, com deficiências ou não.