O Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência nasceu no processo de expansão da UNIFESP.
Esse movimento de expansão tornou a UNIFESP uma instituição multicampi e, para além disso, uma universidade plena, voltada para outras áreas de conhecimento, inclusive, as humanidades.
O Campus Guarulhos foi escolhido para abrigar os cursos das ciências humanas e, dentre essas, a Educação rapidamente confirmou-se como campo privilegiado para a estruturação de novas frentes de pesquisa.
Esse novo Campus foi instalado em uma região densamente habitada e que faz fronteira com a zona leste da cidade de São Paulo. Essa particularidade geográfica somada às características próprias das questões que, no âmbito da Educação, são tratadas como "objetos de pesquisa", foi decisiva na definição da estrutura deste programa de pós-graduação stricto sensu.
Os desafios presentes no universo educacional de realidades metropolitanas complexas, como os que estão presentes no cenário que abriga o Departamento de Educação da UNIFESP, estimularam o diálogo entre pesquisadores de várias áreas, dispostos a responder a tais desafios com propostas inovadoras.
Pesquisadores que até então acumulavam produção científica no âmbito da história da educação, da antropologia da infância, da sociologia da educação, da psicologia da educação, da gestão da escola, das ciências sociais de forma geral foram estimulados a procurar interlocutores entre os pesquisadores das áreas dos distúrbios da comunicação e da fonoaudiologia; da psicobiologia, da neurologia, da pediatria e da enfermagem. Isso se deu porque condições concretas exigiam um diálogo interdisciplinar, necessário para fomentar uma nova produção científica interessada em acumular conhecimento a respeito da infância e da adolescência com base na soma de esforços investigativos tradicionalmente distantes entre si.
Tínhamos clareza, desde o princípio, que o desafio de formar pesquisadores da infância e da adolescência numa nova perspectiva demandaria organizar um intercâmbio profícuo e eficiente entre orientadores do campo da educação e das ciências sociais e os orientadores de várias áreas do campo da saúde. Partíamos da convicção que a interlocução entre educação e saúde é fundamental tanto para a formação do profissional da educação quanto para a formação do profissional da saúde.
Porém, essa articulação só foi possível porque em muitas frentes de ensino, pesquisa e extensão já presentes na UNIFESP os campos da educação e da saúde de alguma forma já dialogavam e esse diálogo já repercutia na produção científica atenta aos temas infância e adolescência. O que havia de efetivamente novo a acrescentar à experiência acumulada e consolidada na UNIFESP era o tema da escola e da escolarização como instâncias de compreensão da infância e da adolescência.
Historicamente, a criança e o adolescente quando adquiriram a "forma social" do aluno continuamente foram convertidos em objetos de ciência e, por isso, os profissionais da educação e da saúde, juntos, têm muitos subsídios a oferecer ao mestrando, inclusive no que diz respeito aos que pensam na formulação de políticas públicas para a criança e o adolescente, porque essa aproximação entre os campi nos permite sempre relativizar o alcance dos saberes que construíram as ciências do corpo e da mente das crianças e dos adolescentes.
O respaldo que a UNIFESP deu ao projeto interdisciplinar revelou o consenso institucional a respeito da oportunidade de promover a superação de um entrave bastante prejudicial à pesquisa educacional. O Conselho de Pós-Graduação que debateu e aprovou o projeto reconheceu que apesar da concordância generalizada de que variados fatores intervenientes são decisivos na trajetória educacional de cada criança e de cada adolescente, dificilmente o acúmulo de conhecimento obtido nas várias áreas da saúde é colocado em regime de interação com o acúmulo de conhecimento obtido no âmbito das assim chamadas humanidades.
Por isso, desde os primeiros passos de tramitação do projeto que deu origem ao Programa, consolidou-se uma afirmação que passou a expressar a compreensão institucional a respeito do que estávamos engendrando: "o binômio educação e saúde é fundamental para a formulação de um campo interdisciplinar novo, de formação acadêmica e científica voltado para a infância e para a adolescência, e essa proposta foi assumida como desafio para uma instituição que desde 1933 vem construindo sua excelência na área da saúde.
Com base em tudo isso, concebeu-se um Programa bastante atento à "educação dos educadores" e também dos profissionais da saúde com base em esforços integradores e complementares para que em nossas plataformas de estudo e investigação a integridade física, social, emocional e intelectual de crianças e adolescentes não continuasse sendo abordada com aquele distanciamento que sempre favoreceu a dissociação entre o corpo e a mente; entre o indivíduo e o contexto social; entre as particularidades de cada corpo e as vicissitudes da cognição; entre os limites de cada estrato social e as estratégias de atendimento clínico-escolar a que cada um faz jus. Inclusive temas bastante complexos como a violência, a drogadição e os déficits de toda natureza ganharam um contorno singular porque foram discutidos interativamente com as Ciências Humanas.
Deve-se acrescentar ainda um outro aspecto muito importante no histórico que deu origem ao Programa. Como já afirmado, a expansão para a área de Humanidades instalou um campus da Universidade na periferia de uma grande e complexa metrópole, a cidade de Guarulhos. Desde os primeiros passos, encaminhou-se a aproximação entre os profissionais de Educação que lá deram início ao curso de Pedagogia, em relação às redes municipal e estadual de ensino.
A área de Educação do Campus Guarulhos já apresentava inovações programáticas (por exemplo, cursos de história social da escola conectados a cursos de história social da infância; Programa de Residência Pedagógica) que ofereceram a base para compromissos institucionais de relevo. O exemplo mais significativo a ser mencionado é a aprovação recebida para a instalação de um Centro de Estudos Avançados sobre a Escola Pública (CEASEP), que opera a aproximação entre alunos da graduação e da pós-graduação e conduz todos à pesquisa de campo no interior da escola pública, vislumbrando, com isso, a formação de educadores e pesquisadores com forte formação empírica e cobrados a conhecer problemas educacionais "de perto". A escola pública oferece quotidianamente inúmeras situações, de abrangência individual e coletiva, que demandam o complemento investigativo do profissional de saúde. Assim, o encontro entre os campi Guarulhos e Vila Clementino, entre Educação e Saúde, já ao nascer, se fez concretizar com base em forte compromisso social e responsabilidade compartilhada para com crianças e adolescentes, sejam elas personagens da construção quotidiana da escola pública, sejam elas a razão de ser de alguns de nossos serviços de saúde.
Com a aprovação da CAPES, oficializou-se na UNIFESP uma a perspectiva de formação acadêmica e profissional preocupada em oferecer condições para que os mestres formados neste Programa, independentemente da opção temática e da especialização numa linha de pesquisa, possam sempre interar-se de aspectos teóricos e práticos suficientes para que sua ação profissional incida sobre problemas educacionais sem dissociar o conhecimento sobre o corpo, o comportamento, a cognição e a integridade física-emocional das questões de cunho histórico-sociólogo e antropológico-filosófico que são imprescindíveis para a elucidação de problemas estruturais concernentes à experiência de educação na infância e na adolescência, em nossa sociedade.
Fazemos agora um convite para que explore com atenção esta que é a página oficial do Programa de Pós-Gradução em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. A consulta aos itens "Linhas de Pesquisa" e "docentes" do Programa, assim como às demais informações deste sítio, mostrará ao interessado que são muitas as possibilidades de orientação e desenvolvimento de pesquisa e que, nesse caso, a formação interdisciplinar e a experiência multicampi serão diferenciais de peso na formação de cada um(a).