Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras

Doutorado Acadêmico

 

DOUTORADO EM LETRAS

O Doutorado em Letras constitui desdobramento de atividades de pós-graduação em nível de mestrado já existentes e traduz os anseios de ampliação e consolidação da pós-graduação da EFLCH da UNIFESP, instituição que se desenvolveu a partir da Escola Paulista de Medicina e se tornou, em 1994, uma universidade federal, que abriga, além daqueles já consagrados nas áreas biológicas, cursos nas diferentes áreas do conhecimento, desempenhando destacado papel no panorama educacional brasileiro.

A Universidade Federal de São Paulo alia, portanto, duas qualidades essenciais para uma instituição sediar e desenvolver programas de pós-graduação, especialmente no campo das humanidades e, em particular, na área de Letras: a tradição e a inovação. Trata-se, por um lado, de uma instituição tradicional, com experiência e competência já estabelecidas no ensino superior, além de infraestrutura bem constituída, e, por outro lado, e de uma instituição inovadora, em processo contínuo de renovação, atualização e aprimoramento.

 

SELEÇÃO DE CANDIDATOS

O processo seletivo é normatizado por edital público. Podem se candidatar às vagas de doutorado candidatos portadores de título de mestre expedido ou revalidado por instituição de ensino com curso reconhecido pela CAPES.

Constam da avaliação dos candidatos as seguintes etapas:

Fase 1: análise de documentação para inscrição.

Fase 2: prova escrita e dissertativa sobre a bibliografia indicada em edital.

Fase 3: avaliação de competência leitora em duas línguas estrangeiras.

Fase 4: análise de projeto de pesquisa, carta de intenções e currículo Lattes.

Fase 5: entrevista.

Fase 6: heteroidenficação (fase exclusiva para candidatos inscritos por cotas).

A ordem das provas, seu caráter eliminatório ou classificatório, bem como os critérios para eventual dispensa da prova de competência leitora em língua estrangeira são definidos pelo edital do processo seletivo.

 

ATIVIDADES

As atividades do doutorando compreendem:

I. cumprimento de disciplinas obrigatórias e eletivas.

II. participação em reuniões de orientação.

III. participação em eventos acadêmicos com apresentação de trabalho, bem como a publicação de artigos em periódicos científicos.

IV. participação em órgãos colegiados de representação.

V. redação, defesa e depósito de tese.

 

© 2013 a 2024 - Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Letras