- Defesas de mestrado e doutorado:
- Solicitar reserva da data: 90 dias de antecedência. Especificar defesa on-line, híbrida ou presencial.
- Enviar sugestão para composição da banca: a banca deve ser homologada pela reunião da CEPG (1ª segunda-feira do mês) e pela reunião da Câmara (1ª quarta-feira do mês). Para a defesa, a banca deve ter sido devidamente homologada na reunião da Câmara de Pós-graduação e pesquisa. O formulário com sugestão da banca deve ser enviado até a quinta-feira que antecede a reunião ordinária da CEPG com antecedência mínima de 60 dias da data da defesa.
- Confirmar disponibilidade dos membros – fazer o convite avisando que o nome foi “indicado” e que será confirmado após homologação nas instâncias pertinentes;
- Enviar PDF do trabalho, aprovação no Comitê de Ética para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; o artigo devera estar nos anexos do trabalho
- Após homologação e confirmação da disponibilidade dos membros, a secretária fará as cartas-convite e enviará ao aluno;
- O envio das cartas-convite e do PDF aos membros da banca é de responsabilidade do aluno; solicitar confirmação do recebimento;
- Enviar lembrete para os membros da banca com 3 a 7 dias de antecedência.
- Caso haja troca de mais do que 50% dos membros da banca, deve ser feita nova homologação da reunião da Câmara de Pós-Graduação e os prazos deverão ser reconsiderados.
- Qualificação:
- A qualificação é obrigatória apenas para o doutorado;
- A data deve ser reservada com 60 dias de antecedência; a sugestão da banca deve ser enviada para aprovação na reunião ordinária da CEPG com antecedência mínima de 45 dias;
- O exame de qualificação é presidido pelo(a) orientador(a) e o(a) aluno(a) será avaliado(a) por uma banca composta por membros titulares e suplente, em sessão privada.
- A banca será composta por 4 membros, sendo 3 titulares e 1 suplente, devendo ser aprovada na reunião da CEPG. Pelo menos um dos membros presentes na qualificação deve estar presente da defesa da tese. Não há regras quanto à exigência de docentes externos na qualificação, sendo que a escolha fica a cargo do candidato e orientador.
- O aluno(a) será aprovado(a) ou reprovado(a), não havendo atribuição de conceito.
- Banca de mestrado
- Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
- A banca examinadora será composta por 3 membros titulares, não incluindo o orientador, e 1 membro suplente
- O orientador presidirá os trabalhos, mas não emitirá parecer
- O coorientador não poderá participar da banca
- Somente 1 membro poderá ter sido professor (orientador) ou aluno do orientador
- Somente 1 membro poderá pertencer ao quadro de orientadores do PPG
- Somente 1 membro poderá ser coautor de artigo(s) relacionado(s) à dissertação
- Pelo menos 1 membro deverá ser Servidor da Unifesp, entre os titulares
- Pelo menos 2 membros deverão ser externos à Unifesp, entre os titulares e o suplente
- Se entre os titulares houver apenas 1 membro da UNIFESP e pertencente ao Departamento ou ao PPGO, então obrigatoriamente o suplente terá de ser externo à Unifesp
- Banca de Doutorado
- Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
- A banca julgadora será composta por 5 membros titulares, incluindo o orientador, e 2 membros suplentes
- O orientador participará como presidente da banca e também emitirá parecer
- O coorientador não poderá participar da banca
- Pelo menos um dos membros da banca da qualificação deverá ser mantido na banca da defesa de doutorado como memória das sugestões/modificações sugeridas
- Somente 1 membro poderá ter sido professor (orientador) ou aluno do orientador
- Além do orientador, somente 1 membro poderá pertencer ao quadro de orientadores do PPG
- Pelo menos 1 membro deverá ser Servidor da Unifesp, entre os titulares
- Se entre os titulares houver 1 servidor da UNIFESP e pertencente ao Departamento ou ao PPGO, então obrigatoriamente os 2 suplentes terão de ser externos à Unifesp
OBS: Servidores da Unifesp e funcionários do HSP, mesmo que também tenham vínculo com outra instituição, são considerados internos.
- Relatório de similaridade no Turnitin
- O aluno deverá encaminhar sua tese/dissertação para a Biblioteca do Campus São Paulo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.e solicitar a emissão do Relatório de Similaridade
- Enviar apenas Resumo, Abstract e toda a parte textual- Introdução; Objetivos; Revisão da Literatura; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; etc. - (em arquivo único no formato pdf)
- Não enviar os seguintes elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Ficha catalográfica; Folha de identificação; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Sumário; Lista de figuras; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas, siglas e símbolos; e os seguintes elementos pós-textuais: Referências; Apêndices; Anexos; Bibliografia consultada
ATENÇÃO!!!
Folha de rosto o texto é:
Mestrado
Dissertação apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, para obtenção do título de Mestre em Ciências.
Doutorado
Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, para obtenção do título de Doutor em Ciências.