Sobre o Programa de Pós-graduação em Obstetrícia
Este Programa de Pós-Graduação é vinculado ao Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado na modalidade “stricto sensu” desde o ano de 1979. Tem vinculação com a área Medicina III das CAPES, sob o registro 33009015013P9, atualmente com conceito CAPES 4.
Trata-se do único programa de pós-graduação no Brasil com foco exclusivo em Obstetrícia e entende que a especialidade se reveste de importância estratégica fundamental. A expansão do conhecimento relativo à saúde materna e fetal implica em possibilidades concretas de contribuir para a qualidade de vida em ampla perspectiva.
Temos como objetivos a formação de recursos humanos qualificados técnica e cientificamente para o exercício das atividades de ensino e de pesquisa relativas aos processos envolvidos na especialidade da Obstetrícia.
O Curso de Mestrado visa aprofundar o conhecimento profissional, promover a competência científica, aprimorar a docência e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa na área.
O curso de Doutorado visa o desenvolvimento da docência, mas principalmente ampliar as habilidades de conduzir pesquisa independente e original em Obstetrícia. A formação de Doutores é entendida como estratégia fundamental para acelerar o desenvolvimento do País e como conseqüência, a qualidade de vida do povo brasileiro.
O programa procura consolidar alguns princípios fundamentais:
- proporcionar qualidade nas atividades de ensino, investigação científica e tecnológica,
- buscar atualização contínua com flexibilidade curricular para atender o desenvolvimento da Obstetrícia,
- desenvolvimento de linhas de pesquisa com o objetivo de formação de pesquisadores de excelência na área,
- integrar alunos da graduação médica e áreas afins em projetos de iniciação científica de maneira a identificar talentos potenciais para a pesquisa,
- manutenção de instalações, de recursos tecnológicos, além de apoio técnico-administrativo e outros meios necessários para a atividade de pesquisa, incluindo a captação de recursos para seu financiamento,
- estabelecimento de cooperação com instituições nacionais e internacionais,
- promoção das pesquisas desenvolvidas em veículos com impacto acadêmico,
- difusão dos conhecimentos adquiridos com a pesquisa, junto à comunidade científica nacional e internacional, visando contribuir com as demandas do país e colaborar para que a produção científica brasileira atinja patamares cada vez mais expressivos no cenário mundial.
Esperamos que sua visita em nosso site proporcione uma visão objetiva de nosso trabalho e que possa ser estimulante para direcionar sua carreira.
Atenciosamente,
Profa. Dra. Evelyn Traina
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Obstetrícia da EPM/UNIFESP