O exame de proficiência em língua estrangeira será obrigatório aos(às) estudantes regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia:
- para Mestrado e Doutorado, os(as) discentes devem evidenciar proficiência em inglês como idioma estrangeiro, a ser comprovada no ato da matrícula.
- é reconhecida a proficiência em língua portuguesa como idioma estrangeiro para discentes surdos, estrangeiros ou indígenas.
A escolha da instituição de realização bem como a execução do exame de proficiência fica a critério do estudante. O Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia não realizará exames de proficiência.
Serão automaticamente aceitos como comprovação de exame de proficiência em língua estrangeira, certificados com aprovação das seguintes entidades:
I - International English Language Testing System - IELTS (https://www.ielts.org/);
II - Test of English as a Foreign Language - TOEFL (https://toefltest.com.br/);
III - Duolingo English Test (henglishtest.duolingo.com/
IV - PROFIC: Exame de comprovação de conhecimento de inglês para ingresso em programas de Mestrado e Doutorado da Escola Cultura Inglesa (https://www.culturainglesa.com.br/certificados/profic-aplicacao-prova/);
V - Exame de proficiência da Versátil idiomas (https://versatilidiomas.com/proficiencia/parceria-com-universidades/);
VI - Certificados de exames realizados por escolas de idiomas não listadas acima serão recebidos pela Comissão de Ensino em Pós-Graduação (CEPG), mediante apresentação dos critérios de avaliação utilizados pela escola, e serão apreciados pelos membros da CEPG, podendo ser deferidos ou indeferidos, de acordo com a equivalência com o nível de exigência e critérios de aprovação das entidades citadas nos itens de I a V.
Para demais esclarecimentos, consultar o documento abaixo:
RESOLUÇÃO NORMATIVA PARA EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA