Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Efeitos da prevenção de recaída baseada em atenção plena no uso crônico de hipnóticos em mulheres com insônia em busca de tratamento: um ensaio clínico randomizado

Fundo
Os hipnóticos são um dos medicamentos mais prescritos em todo o mundo, especialmente para mulheres, e seu uso crônico pode levar à tolerância, aumento da dosagem, dependência, síndrome de abstinência e deficiências cognitivas, representando um problema significativo de saúde pública. Evidências consistentes de estudos anteriores mostram os benefícios das intervenções baseadas na atenção plena (MBIs) para transtornos por uso de substâncias (SUD) e insônia. No entanto, até o momento, faltam pesquisas sobre os efeitos dos MBIs na redução / interrupção do uso crônico de hipnóticos entre mulheres com insônia.

Método
O presente estudo randomizado avaliou a eficácia do programa de prevenção de recaída com base em mindfulness (MBRP) entregue em grupo de 8 semanas em um grupo de intervenção (IG, n = 34) em comparação com monitoramento telefônico semanal apenas no grupo de controle (GC, n = 36) na redução do uso de hipnóticos e da gravidade da insônia em um período de acompanhamento de 6 meses.

Resultados
Houve diferenças significativas entre os grupos no início do estudo em relação ao uso de hipnóticos, mas não à insônia. Os efeitos do grupo sobre o uso de hipnóticos foram encontrados imediatamente após a intervenção (bT1 = 2,01, p <0,001) e no seguimento de 2 meses (bT2 = 2,21, p <0,001), favorecendo o GI. O GI também teve uma redução maior dos níveis basais do que o grupo controle na gravidade da insônia no acompanhamento de 4 meses (bT3 = 0,21, p = 0,045) e 6 meses (bT4 = 0,32, p = 0,002).

Conclusões
Os resultados fornecem evidências preliminares dos benefícios do MBRP para reduzir a gravidade da insônia e o uso de hipnótico potencialmente crônico. No entanto, os efeitos do IG no uso de hipnótico crônico podem ter resultado de diferenças do IG e do grupo de controle no uso de hipnótico crônico no início do estudo.

masked demarzo profile a

Professor Marcelo Marcos Piva Demarzo

Publicado em INTERNATIONAL JOURNAL OF BEHAVIORAL MEDICINE, v. online, p. 1-12, 2021.

Saiba mais Clique Aqui

 

© 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

Faceboonk Instagram Youtube

Please publish modules in offcanvas position.