Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Viabilidade e eficácia de um programa baseado em atenção plena vs. Relaxamento no tratamento de burnout em provedores de atenção primária brasileiros: um estudo pragmático controlado com métodos mistos

Objetivos
Os programas baseados na atenção plena (MBPs) foram testados como alternativas promissoras para o gerenciamento do estresse em provedores de atenção primária à saúde (APS). O estudo comparou a viabilidade e eficácia de um MBP em sintomas de burnout em provedores de APS brasileiros com um programa mais breve baseado em relaxamento e com um grupo de controle não ativo.

Métodos
Um ensaio clínico não randomizado foi conduzido com avaliação de métodos mistos em sintomas auto-relatados de burnout e afeto positivo e negativo, atenção plena, autocompaixão, descentramento e ruminação. O braço MBP (MF) ( n  = 62) consistiu em oito sessões de mindfulness, o braço de relaxamento (RE) ( n  = 35) participou de quatro sessões de relaxamento, e o braço de controle (CO) ( n  = 45) compreendeu um grupo em lista de espera.

Resultados
A redução da exaustão foi significativamente maior em MF em comparação com CO ( d  = - 0,58; p  = 0,020) e em ER em comparação com CO ( d  = - 0,63; p  = 0,017). MF foi significativamente superior ao CO para reduzir o cinismo ( d  = - 0,48; p  = 0,024). Também houve superioridade significativa de MF em comparação com CO em afeto positivo e negativo, observando, descrevendo, não reagindo, atenção plena, identificação e ruminação. MF e RE foram significativamente superiores ao CO para reduzir as críticas e o isolamento. Finalmente, MF foi significativamente superior a RE e CO para melhorar o não julgamento, a bondade e o descentramento.

Conclusões
Mindfulness e relaxamento podem ser eficazes no tratamento dos sintomas de burnout em provedores de APS, provavelmente com efeitos sinérgicos e mecanismos de ação distintos. Mais estudos com um desenho randomizado e tamanhos de amostra maiores devem ser realizados para confirmar esses dados preliminares e para testar se uma combinação de técnicas de atenção plena e relaxamento seria mais eficaz do que qualquer um dos programas isoladamente.

Professora Solange Andreoni

Publicado em Mindfulness, v. online, p. 1-16, 2020.

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