- Nome/título
EPIDEMIOLOGIA
- Responsável
Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez
- Corpo Docente
Prof. Dr. Leandro Fornias, Profa. Dra. Gabriela Wagner, Prof. Dr. Francisco Gonçalves, Profa. Dra. Bianca Pititto, Profa. Dra. Camila Martins, Prof. Dra. Carla Luppi, Profa. Dra. Luciana Tomita, Profa. Dra Thais Konstantyner
- E-mail para contato
zila.sanchez@unifesp.br
- Início - inscrição
2022-02-01
- Término - inscrição
2022-02-25
- Início - curso
2022-03-14
- Término - curso
2022-05-03
- Local
Online
- Dias e Horários
As aulas síncronas sempre ocorrerão das 14h00 às 16h00 de segundas e terças (presença obrigatória). As assíncronas ficarão disponíveis online (6h/semana)
- Vagas/ Número máximo de alunos
25
- Carga horária - Teórica
40
- Carga horária - Prática
40
- Carga Horária Total
80
- Creditos
5
- Critérios de ingresso
Estar matriculado em cursos de pós-graduação strictu sensu.
- Ementa
Epidemiologia é o estudo dos determinantes das doenças e da sua ocorrência em populações humanas. O ensino da Epidemiologia é fundamental para orientar intervenções a nível individual e coletivo, desenvolver o raciocínio científico, instrumentalizar a crítica metodológica e a tomada de decisões na prática clínica. Esta disciplina reflete também a crescente importância da prática epidemiológica nos serviços de saúde, "diagnosticando" a saúde de comunidades, definindo estratégias de controle de doenças e avaliando programas de atenção à saúde. Em linhas gerais, o objetivo deste curso é o de introduzir aos alunos os fundamentos teóricos, métodos e técnicas do conhecimento epidemiológico e apresentar situações de aplicação prática, próximas ao universo da saúde coletiva. Ao final deste curso, o aluno deverá estar preparado para avaliar metodologicamente a produção científica publicada. O curso será estruturado em três tipos de atividades: aulas teóricas, estudos dirigidos e exercícios.
- Avaliação de aprendizagem
Aulas dialogadas, exercícios em grupo, exercícios individuais para serem feitos em casa, vídeo-aula (TED-talk) e prova.
As aulas serão divididas em momentos síncronos (em tempo real, ao vivo e com interação) e assíncronos via google classroom (atividades/exercícios, leituras, vídeos, fórum de discussão).
A expedição do certificado só será feita a alunos que cumprirem os dois requisitos abaixo:
1) Presença mínima obrigatória de 75% nas aulas síncronas
2) Nota igual ou superior a 5,0, sendo distribuída da seguinte maneira: 50% = prova, 50%= entrega de exercícios/atividades previstas no google classroom.
- Conteúdo Programático
Introdução à epidemiologia; dados epidemiológicos; o método epidemiológico e o pensamento científico; diagnóstico de saúde da população; sistemas de informação em saúde; introdução à estatística aplicada à epidemiologia; tipos de estudos; medidas de frequência; medidas de associação; estudo de coorte; estudos caso-controle; estudos transversais; ensaios clínicos; causalidade e inferência causal; viés; validade de testes diagnósticos; estratégias de prevenção; rastreamento; vigilância epidemiológica.
- Referências
1. Almeida Filho N; Barreto ML. Epidemiologia & Saúde: fundamentos, métodos, aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
2. Almeida Filho N; Rouquayrol M Z. Introdução à epidemiologia. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2006.
3. Fletcher RH, Fletcher SW, Fletcher GS. Epidemiologia clínica. 15a ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
4. Gordis L - Epidemiology. 4ª ed. Philadelphia: Elsevier, 2009.
5. Greenland S, Pearl J, Robins J. Causal Diagrams for Epidemiological Research. Epidemiology, 1999, 10: 37-48.
6. Marcopito LF, Gonçalves Santos FR –Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. São Paulo: Atheneu Editora, 2006.
7. Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde – Guia de vigilância epidemiológica, 6a. edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
8. Szklo M; Javier Nieto F. Epidemiology: Beyond the Basics. 2ª ed. Sudbury: Jones and Bartlett Publishers, 2007.
9. Rothman KJ, Greenland S, Lash TL - Modern epidemiology, 3ª ed. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins, 2008.
10. Videoaulas:
a. https://www.edx.org/course/causal-diagrams-draw-your-assumptions-before-your
b. https://www.ted.com/talks/ben_goldacre_battling_bad_science?language=pt-br
c. https://www.ted.com/talks/hans_and_ola_rosling_how_not_to_be_ignorant_about_the_world
d. https://www.edx.org/course/predictionx-john-snow-and-the-cholera-epidemic-of