Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: A CIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO APLICADA À AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS

  • Nome/título
    A CIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO APLICADA À AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS
  • Responsável
    Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez
  • Corpo Docente
    Profa. Dra. Juliana Yurgel Valente
  • E-mail para contato
    juliana.valente@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2022-07-01
  • Término - inscrição
    2022-08-11
  • Início - curso
    2022-08-15
  • Término - curso
    2022-09-26
  • Local
    Online
  • Dias e Horários
    Segundas-feiras das 8h00 as 18h00 (encontro síncrono apenas no período da tarde)
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    30
  • Carga horária - Prática
    30
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Aceita ouvintes
  • Ementa
    O curso oferece material para estudo e reflexão sobre os princípios teóricos e práticos da ciência da implementação, com foco especial na sua aplicação ao campo dos programas de prevenção. Serão discutidos os principais conceitos e terminologias utilizadas na ciência da implementação e como os estudos nessa área tem evoluído e se tornado cada mais vez imprescindíveis na avaliação de programas de prevenção especialmente quando pensamos em políticas públicas. Também serão discutidos os principais desenhos de estudo, modelos teóricos e instrumentos mais adequados para responder perguntas de pesquisa no campo da ciência da implementação. Fornecendo, assim, o embasamento teórico e prático para a avaliação de intervenções e políticas públicas considerando não somente a sua efetividade ou eficácia, mas também os aspectos relacionados à implementação delas.
  • Avaliação de aprendizagem
    A estrutura do curso se pauta em aulas discutidas em tempo real através de plataforma Zoom, perguntas propostas para serem respondidas antes de cada aula (pressupondo a leitura dos textos específicos de cada aula) através de Google Classroom e uma atividade final teórico-prática, intercalando atividades síncronas e assíncronas. A nota final será atribuída as respostas as atividades para cada aula, bem como ao exercício teórico-prático final e pela participação nas atividades síncronas e assíncronas previstas.
  • Conteúdo Programático
    Apresentação de ementa da disciplina e as atividades planejadas. Levantamento do conhecimento sobre o tema com os estudantes. Introdução aos principais conceitos e terminologias.

    O papel dos stakeholders na ciência da implementação e como engaja-los e monitorar o seu envolvimento durante a implementação.

    Introdução aos desenhos de estudo híbridos e sua aplicabilidade para avaliação de programas de prevenção.

    Principais modelos teóricos utilizados para embasar a avaliação dos estudos na ciência da implementação, bem como as medidas e instrumentos utilizados, tais como RE-AIM and Proctor et al. 2011

    Modelos teóricos utilizados para embasar os processos utilizados para guiar a ciência da implementação, tais como “WHO Implementation and the implementation research cycle” e o Implementation Research Logic Model (IRLM)

    Avaliação da disciplina e exercício pratico: Escolhendo melhor desenho de estudo e aplicando os modelos teóricos mais adequados.
  • Referências
    1. Theobald S, Brandes N, Gyapong M, El-Saharty S, Proctor E, Diaz T, Wanji S, Elloker S, Raven J, Elsey H, Bharal S, Pelletier D, Peters DH. Implementation research: new imperatives and opportunities in global health. Lancet. 2018 Nov 17;392(10160):2214-2228. doi: 10.1016/S0140-6736(18)32205-0. Epub 2018 Oct 9. PMID: 30314860.
    2. Rabin BA, Brownson RC, Haire-Joshu D, Kreuter MW, Weaver NL. A glossary for dissemination and implementation research in health. J Public Health Manag Pract. 2008 Mar-Apr;14(2):117-23. doi: 10.1097/01.PHH.0000311888.06252.bb. PMID: 18287916.
    3. Peters DH, Adam T, Alonge O, Agyepong IA, Tran N. Implementation research: what it is and how to do it. BMJ. 2013 Nov 20;347:f6753. doi: 10.1136/bmj.f6753. PMID: 24259324.
    4. Goodman MS, Sanders Thompson VL. The science of stakeholder engagement in research: classification, implementation, and evaluation. Transl Behav Med. 2017 Sep;7(3):486-491. doi: 10.1007/s13142-017-0495-z. PMID: 28397159; PMCID: PMC5645283.
    5. Mehrizi MHR, Ghasemzadeh F, Molas-Gallart J. Stakeholder Mapping as an Assessment Framework for Policy Implementation. Evaluation. 2009;15(4):427-444. doi:10.1177/1356389009341731
    6. Boaz, A., Hanney, S., Borst, R. et al. How to engage stakeholders in research: design principles to support improvement. Health Res Policy Sys 16, 60 (2018). https://doi.org/10.1186/s12961-018-0337-6
    7. Lane-Fall, M.B., Curran, G.M. & Beidas, R.S. Scoping implementation science for the beginner: locating yourself on the “subway line” of translational research. BMC Med Res Methodol 19, 133 (2019). https://doi.org/10.1186/s12874-019-0783-z.
    8. Curran, G. M., Bauer, M., Mittman, B., Pyne, J. M., & Stetler, C. (2012). Effectiveness-implementation hybrid designs: combining elements of clinical effectiveness and implementation research to enhance public health impact. Medical care, 50(3), 217–226. https://doi.org/10.1097/MLR.0b013e3182408812
    9. WHO. A guide to implementation research in the prevention and control of noncommunicable diseases [Internet]. World Health Organization. 2016. Available from: http://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bmj.l1868
    10. Glasgow RE, Vogt TM, Boles SM. Evaluating the public health impact of health promotion interventions: The RE-AIM framework. Am J Public Health. 1999;89(9):1322–7
    11. Proctor E, Silmere H, Raghavan R, Hovmand P, Aarons G, Bunger A, Griffey R, Hensley M. Outcomes for implementation research: conceptual distinctions, measurement challenges, and research agenda
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