Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: HUMANIDADES E SAÚDE: O QUE É PRÓPRIO DO HUMANO?

  • Nome/título
    HUMANIDADES E SAÚDE: O QUE É PRÓPRIO DO HUMANO?
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    04-07-2022
  • Término - inscrição
    29-07-2022
  • Início - curso
    03-08-2022
  • Término - curso
    16-11-2022
  • Local
    online pelo Google Meet (o link será enviado para os inscritos)
  • Dias e Horários
    Atividades síncronas (aulas online) às quartas-feiras (semanal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    26
  • Carga horária - Prática
    74
  • Carga Horária Total
    100
  • Creditos
    7
  • Critérios de ingresso
    Aceita ouvintes
  • Ementa
    Partindo da hipótese de que o processo de adoecimento do ser humano decorre, em grande medida, da experiência desumanizadora causada pelo esquecimento e desrespeito daquilo que lhe seria “próprio” ou “apropriado”, este curso propõe, a partir de uma imersão no patrimônio narrativo-literário da humanidade (tomando como ponto de partida a Odisseia de Homero), uma rememoração daquilo que seria próprio do humano como caminho de autoconhecimento e promoção de saúde em sentido integral.
    Tomando como base e roteiro de estudo a obra É próprio do humano: uma odisseia do autoconhecimento e da autorrealização em 12 lições (fruto de uma pesquisa realizada nos últimos 20 anos a partir da leitura e discussão de clássicos da literatura universal enquanto meio de conhecimento do humano, humanização e promoção de saúde) o curso pretende propor um itinerário de reencontro com aquilo que seria próprio do humano, visando contribuir não só para o conhecimento humanístico de acadêmicos e profissionais da saúde, como também para o processo de humanização em saúde, tanto do ponto de vista teórico, quanto prático e vivencial.
  • Avaliação de aprendizagem
    Aula expositiva seguida de discussão a partir da bibliografia básica e complementar previamente indicada. O roteiro dos encontros seguirá o itinerário das 12 lições delineadas na obra É próprio do humano. Recomenda-se, portanto, a leitura prévia do capítulo correspondente a cada encontro, assim como das obras (ou trechos dessas obras) literárias e/ou filosóficas mencionadas em cada lição.
  • Conteúdo Programático
    Aula 1 (03/08): Introdução: A busca do que é próprio do humano como meio de autoconhecimento e promoção de saúde integral - as lições da literatura.
    Aula 2 (10/08): Primeira lição: É próprio do humano ter de sair
    Aula 3 (17/08): Segunda lição: É próprio do humano querer voltar
    Aula 4 (24/08): Terceira lição: É próprio do humano ter fé e esperança
    Aula 5 (31/08): Quarta lição: É próprio do humano saber refletir e discernir
    Aula 6 (14/09): Quinta lição: É próprio do humano ser corajoso
    Aula 7 (21/09): Sexta lição: É próprio do humano ser astuto
    Aula 8 (28/09): Sétima lição: É próprio do humano ser curioso
    Aula 9 (05/10): Oitava lição: É próprio do humano ser contemplativo
    Aula 10 (19/10): Nona lição: É próprio do humano ser hospitaleiro
    Aula 11 (26/10): Décima lição: É próprio do humano ser celebrativo
    Aula 12 (09/11): Décima primeira lição: É próprio do humano saber conversar
    Aula 13 (16/11): Décima segunda lição: É próprio do humano saber esperar e terminar
  • Referências
    Bibliografia Básica:
    GALLIAN, Dante. É próprio do humano: uma odisseia do autoconhecimento e da autorrealização em 12 lições. Rio de Janeiro, Record, 2022.
    HOMERO. Odisseia. Tradução Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin: Companhia das Letras, 2011.
    Bibliografia Complementar:
    ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia: Inferno. Tradução Italo E. Mauro. São Paulo: Editora 34, 2012.
    ARISTÓTELES. A política. Tradução N. S. Chaves. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
    As mil e uma noites. Tradução A. Diniz. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
    BENJAMIN, Walter. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: _______. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução S. P. Rouanet. 3a ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
    BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. 8a ed. São Paulo: Paulus Editora, 2012.
    BLIXEN, Karen. “A festa de Babette”. In: _______. Anedotas do destino. Tradução C. de A. Leite. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
    BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1987, v. III.
    CERVANTES, Miguel de. O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha. Primeiro Livro. Tradução S. Molina. 3a ed. São Paulo: Editora 34, 2005.
    CHEVALIER, Jean; GHEEBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Coordenação Carlos Sussekind. 2a ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.
    COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução Laura T. Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
    DE BATOS, Hesíquio. “Capítulos sobre a sobriedade e a vigilância”, n. 119. In: _______. Padres népticos: Filocalia. Tradução Luis Kehl. 2009. t. 1, v. II.
    DE LA BARCA, Calderón. A vida é sonho. São Paulo: Hedra, 2007.
    DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O idiota. Tradução P. Bezerra. 4a ed. São Paulo: Editora 34, 2015.
    DOSTOIÉVSKI, Fiódor. “O sonho do homem ridículo”. In: _______. Duas narrativas fantásticas. Tradução Vadim Nikitin. São Paulo: Editora 34, 2003.
    DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os irmãos Karamázov. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2008, v. 1 e 2.
    ELIADE, Mircea. História das crenças e ideias religiosas. Tradução R. C. de Lacerda. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, v. I: Da Idade da Pedra aos Mistérios de Elêusis.
    ENTRALGO, P. L. “Vida, obra y persona de Gregorio Marañón”. In: _______. Obras completas de Gregorio Marañón. Madrid: [s. l.], 1965, v. 1: Introducción.
    GALLIAN, Dante. “A desumanização do comer”. In: _______. Estudos Avançados, 2007, v. 21, p. 179-184. Disponível em: .
    (ver completo no site do CeHFi-UNIFESP)
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