Escola Paulista de Medicina
Postgrado en Salud Colectiva

Este estudo teve como objetivo compreender a influência do consumo de álcool pelos pais e do estilo com o qual educam seus filhos, no padrão e uso de drogas dos adolescentes. A análise foi feita a partir de um acompanhamento de 21 meses, buscando estabelecer uma relação causal entre os comportamentos dos pais e o uso de drogas dos filhos.

O artigo traz resultados interessantes: (1) O uso de álcool pelos pais/mães mesmo que ocasional, é um fator de risco para o uso e o abuso de álcool pelos adolescentes; (2) Os filhos que relataram possuírem mães que se embriagam mostraram ter mais chances de se envolverem tanto com o uso e abuso de álcool, como com o uso de outras drogas, como maconha, inalantes e tabaco; (3) O monitoramento dos pais/mães sobre as atividades dos filhos (buscando saber onde estão, com quem e o que fazem) pode atuar como fator protetivo na prevenção do padrão de uso de múltiplas drogas pelos adolescentes. Estes resultados sugerem que é preciso considerar o consumo de álcool dos pais/mães como parte importante da prevenção na adolescência. Programas oferecidos nas escolas deveriam também incluir atividades para auxiliar no desenvolvimento de habilidade parentais e, além disso, oferecer rastreamento e intervenção breve para o abuso de álcool dos pais/mães.