Linhas de Pesquisa

Saúde Coletiva

Descrição da Área de Pesquisa.

Linha de Pesquisa: Gestão do trabalho e do cuidado e(m) saúde

A linha de pesquisa contempla a realização de estudos sobre processos de gestão, de organização do trabalho, de educação e de cuidado em saúde e as implicações para a saúde dos trabalhadores, usuários e sistemas de saúde, bem como as formas de cogestão e de humanização do cuidado nas redes de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Docente Área Temas de pesquisa na linha Currículo Lattes
  ADEMAR ARTHUR CHIORO DOS REIS   Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Gestão do Trabalho e do Cuidado e(m) Saúde   Clique aqui.
  LEONARDO CARNUT   Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Pensamento Político e Econômico em Saúde  Clique aqui.
  MARCELO MARCOS PIVA DEMARZO   Epidemiologia Implementação de Mindfulness em Políticas Públicas   Clique aqui.
  RICHARD MISKOLCI   Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Direitos Sexuais e Reprodutivos  Clique aqui.
  ROSEMARIE ANDREAZZA   Política, Planejamento e Gestão em Saúde.  Gestão do Trabalho e do Cuidado e(m) Saúde  Clique aqui.

Linha de Pesquisa: Longevidade, condições crônicas e qualidade de vida

Esta linha contempla estudos sobre o envelhecimento humano do ponto de vista epidemiológico, analisando fatores de risco e proteção contra perdas funcionais e condições crônicas, bem como estudos que investiguem aspectos sociais e ambientais relativos ao envelhecimento, e as melhores estratégias para a promoção da saúde no paradigma do envelhecimento da população.

Docente Área Temas de pesquisa na linha Currículo Lattes
  GABRIELA ARANTES WAGNER   Epidemiologia  Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância, Estudos epidemiológicos de Pessoas com Deficiências (PcD)  Clique aqui.
  LEANDRO REZENDE   Epidemiologia Epidemiologia de doenças crônicas não transmissíveis  Clique aqui.
  LUIZ ROBERTO RAMOS   Epidemiologia Epidemiologia do Envelhecimento  Clique aqui.
  MARCELO MARCOS PIVA DEMARZO   Epidemiologia Mindfulness e Promoção da Saúde   Clique aqui.
  PEDRO PAULO GOMES PEREIRA   Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Antropologia das drogas   Clique aqui.
  SOLANGE ANDREONI   Epidemiologia Métodos Quantitativos Aplicados à Saúde   Clique aqui.

Linha de Pesquisa: Saúde, Sociedade e Modos de Vida

Esta linha contempla problemas de pesquisa contemporâneos como o uso e abuso de drogas, a violência, imigração, entre outros, considerando sua interface epidemiológica e social, implicando na compreensão dos modos de vida e comportamentos presentes nestas abordagens.

Docente Área Temas de pesquisa na linha Currículo Lattes
  DENISE MARTIN   Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Processos Migratórios Transnacionais e Saúde; Interfaces entre a Antropologia e a Saúde Mental  Clique aqui.
  GABRIELA ARANTES WAGNER   Epidemiologia Epidemiologia do Uso de Drogas e Saúde Mental, Pessoas com Deficiências  (PcD) e Cuidadores  Clique aqui.
  PEDRO PAULO GOMES PEREIRA   Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Corpo, gênero e sexualidade   Clique aqui.
  RICHARD MISKOLCI   Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Sexualidade e Gênero  Clique aqui.
  SOLANGE APARECIDA NAPPO   Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Estudos qualitativos sobre o uso de drogas   Clique aqui.
  ZILA VAN DER MEER SANCHEZ   Epidemiologia Consumo de álcool e outras drogas, Saúde Mental, Violência, Prevenção, Avaliação de Programas.  Clique aqui.