Para fazer a defesa do Doutorado, é imprescindível que o aluno tenha completado a quantidade mínima de créditos obrigatórios (40 créditos), tenha cursado todos os cursos obrigatórios e tenha cumprido todas as exigências do Programa.
As informações e/ou documentos devem ser encaminhados por e-mail com antecedência de 60 dias antes do evento para a aprovação na reunião da CEPG e da Pró-Reitoria.
O aluno deverá evitar se cadastrar em disciplinas no mesmo semestre da defesa, tendo em vista que a defesa não será homologada enquanto houver disciplina em andamento.
Importante: Todas as defesas do Doutorado dos alunos matriculados a partir do dia 01/04/2022 serão obrigatoriamente em sessões públicas, conforme os Artigos 103 e 104 do Regimento Interno da Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo.
Exigências do Programa:
- Mínimo de 40 créditos
- Exame de Qualificação
- Proficiência em Inglês
Obs.: Caso alguma das exigências não esteja computada no histórico, o aluno deverá enviar o documento comprobatório de realização (certificado ou declaração) antes de enviar a documentação para defesa.
Documentos necessários:
- Formulário para encaminhamento de bancas - Doutorado (preenchido em todos os campos e assinado pelo orientador): Clique aqui
- Capa da Tese (modelo): Clique aqui
- Pedido para marcar defesa (arquivo): Clique aqui
- Comitê de Ética Aprovado (apresentar) ou Declaração Proj. Pesq. Sem Envolv. Humanos/Vertebs
Composição da banca:
- Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
- A banca examinadora será composta por 5 membros titulares e 2 membro suplente (Total 7 Componentes)
- Na composição da banca de doutorado o orientador(a) entra como membro nato, sendo necessário escolher apenas 6 (seis) outros membros
- O orientador participará como presidente da banca e também emitirá parecer
- O coorientador não poderá participar da banca
- Composição da banca deverá estar em conformidade com o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
- A banca poderá ser composta só por membros externos não pertencentes á Unifesp
- Além do orientador, somente 1 membro poderá pertencer ao quadro de orientadores do PPG
- Além do orientador, somente 1 membro poderá ser coautor de artigo(s) relacionado(s) à tese
- Pelo menos 4 membros deverão ser externos à Unifesp, entre os titulares e os suplentes
- Se entre os titulares houver apenas 2 externos à Unifesp, então obrigatoriamente os 2 suplentes terão de ser externo à Unifesp
- Se entre os títulares houver 3 externos à Unifesp, então pelo menos 1 dos suplentes terá de ser externo à Unifesp
Cadastro completo dos membros da banca:
Para participar da banca os membros precisam ter cadastro no sistema da Unifesp/sei. Por isso, é necessário o preenchimento dos dados abaixo.
- Nome Completo
- Endereço Completo
- O Telefones de contato com DDD: residencial / celular / comercial
- CPF (Imprescidível)
- RG
- Data de Nascimento (Imprescidível)
- Nascionalidade
- Id Cv-Lattes
- Titulação
- Cargo, Departamento e Instituição a que pertence
- E-mail de contato
Dos julgamentos:
- A dissertação, ou trabalho equivalente, de Medicna ou a tese de Doutorado será considerada APROVADA OU REPROVADA, conforme decisão da maioria simplesndos membros da Comissão Julgadora.
- A sessão de defesa será constituída de duas fases: exposição oral do trabalho e arguição do candidato pela Comissão Julgadora. A exposição oral do trabalho se dará num período de tempo entre 30 minutos e 50 minutos, conforme estabelecido pela CEPG.
- A fase de exposição oral do trabalho será realizada em sessão pública.
- Na fase de arguição do candidato pela Comissão Julgadora, cada examinador disporá de 30 minutos para suas considerações e o candidato contará com igual tempo para suas respostas.
- A critério da comissão Julgadora poderão ser oferecidas duas modalidades para a fase de arguição do candidato: modalidade de diálogo ou modalidade de respostas após todas as perguntas do arguidor.
- Imediatamente, após a conclusão da fase de arguição do candidato pela Comissão Julgadora, cada examinador expressará seu julgamento, em sessão secreta, considerando ocandidato Aprovado ou Reprovado.
- A conclusão da Comissão Julgadora será formalizada, por escrito, o resultado será proclamado ao candidato e o documento encaminhado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para homologação pelo Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa.
- No caso de a Comissão Julgadora reprovar o candidato ao título de Mestre ou de Doutor, haverá direito a uma nova apresentação, num prazo de no máximo 1 (um) ano desde que não ultrapasse os prazos máximo de matrícula definidos pelo Programa. Se o candidato, após a reapresentação da defesa. for novamente Reprovado, será desligado do Programa de Pós-Graduação.
Documentação pós-defesa:
Até 40 dias após a DEFESA o(a) aluno(a) deverá entregar os ducumentos abaixo:
- Defesa: o(a) aluno(a) deverá defender dentro do prazo estabelecido pelo Programa e Pró-Reitoria.
- Após a defesa do trabalho pelo(a) aluno(a), em tendo sido aprovado(a), este(a) deverá realizar os ajustes e procedimentos necessários para a consolidação da pesquisa e redação final da dissertação/tese.
- Emissão do Relatório de Similaridade no Turnitim: o aluno deverá encaminhar sua tese/dissertação para a Biblioteca do Campus São Paulo para o e-mail biblioteca.csp@unifesp.br e solicitar a emissão do Relatório de Similaridade (enviar apenas Resumo, Abstract e toda a parte textual - Introdução; Objetivos; Revisão da Literatura; Métodos; Resultados; Discussõ; Conclusão; etc. - (em arquivo único no formato pdf) / (não enviar os seguintes elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Ficha catalográfica; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Sumário; Lista de figuras; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas, siglas e símbolos; e os seguintes pós-textuais: Referências; Apêndices; Anexos; Bibliografia consultada.
- Repositório Unifesp: é obrigatório a submissão da tese e/ou dissertação. O servidor Paulo (paulo.pinheiro@unifesp.br) entrará em contato com o(a) aluno(a) para orientações do Repositório da Unifesp. (tutorial para submissão): Clique Aqui
- Ata da defesa Tese: deverá ser assinada eletronicamente pela banca no SEI Unifesp (sistema Eletrônico de Informações). esse processo será instruído pela secretaria do PPG.
- Homologação da Defesa: Após a conclusão da etapa do Repositório a banca será encaminhada parahomologação pela Câmara de Pós.
- Devolução do crachá: Após a defesa, o(a) aluno(a) deverá entregar o crachá na rua botucatu, 740 - 4ª andar sala 452 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Observações:
- A tese/dissertação deve estar de acordo com o manual por meio do link: Normas para Teses e Dissertações.
- A Ficha Catalográfica deve ser emitida obrigatoriamente pelo site da Biblioteca do Campus São Paulo, é muito simples, basta preencher o formulário eletrônico (Ficha Catalográfica) a Ficha será gerada automaticamente no padrão. Tutorial de Preenchimento
- Após o envio das informações e documentos acima para a secretaria, estes serão encaminhados para o colegiado (CEPG) aprovar em uma de suas reuniões mensais (calendario de reunião CEPG). Após aprovação pela CEPG a secretaria providenciará as cartas-convites, o qual o(a) aluno(a) deverá enviá-las juntamente com a tese aos membros da banca. O envio dos projetos aos membros da banca é de responsabilidade do aluno.
- O aluno deverá entrar em contato com os membros da banca em até 2 (dois) dias de antecedência do evento para evitar esquecimentos ou outras ocorrências. Deverá enviar para eles os seguintes dados: 1) Data e Horário e 2) Local da Apresentação.
- ATENÇÃO: Qualquer alteração na composição da banca e data deverá ser comunicada à secretaria com antecedência e antes da defesa.