Disciplina: PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE COLETIVA

  • Nome/título
    PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE COLETIVA
  • Responsável
    Denise Martin
  • Corpo Docente
    Profa. Dra. Regina Yoshie Matsue , Doutorado em Relações Internacionais/Doutorado em Antropologia, Univeristy of Tsukuba, Cristóbal Abarca Brown, doutorando em Saúde Coletiva, Unifesp.
  • E-mail para contato
    denise.martin@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2022-02-01
  • Término - inscrição
    2022-04-20
  • Início - curso
    2022-05-05
  • Término - curso
    2022-06-30
  • Local
    Ensino remoto
  • Dias e Horários
    quinta feira, das 8 às 12h
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    32
  • Carga horária - Prática
    13
  • Carga Horária Total
    45
  • Creditos
    3
  • Critérios de ingresso
    Somente alunos matriculados em pós PPGSC, não aceita ouvintes, alunos de outras instituições com carta de aceite do orientador.
  • Ementa
    A estrutura teórico metodológica da pesquisa qualitativa em saúde. Desenhos de pesquisas qualitativa em saúde. Técnicas de coleta, organização e análise de dados da pesquisa qualitativa. Apresentação de dados na elaboração de manuscritos na pesquisa qualitativa em saúde. Aspectos éticos da pesquisa qualitativa em saúde. Interfaces da pesquisa qualitativa com estudos quantitativos.
  • Avaliação de aprendizagem
    A disciplina será desenvolvida por meio de múltiplas estratégias, sendo elas: exposição dialogada, discussões em grupo, análise de trabalhos (dissertações e artigos) que utilizam diferentes desenhos de pesquisas qualitativas com apresentação de sínteses reflexivas pelos participantes, entre outras.
    Os estudantes serão co-partícipes do processo de aprender e ensinar, logo, corresponsáveis por seu processo de aprendizagem.-
    A avaliação qualitativa ocorrerá ao longo da disciplina, na qual serão analisados aspectos que envolvem a participação e o compromisso dos estudantes com os colegas e com a disciplina, por meio de compartilhamento de conhecimentos e experiências e apresentação de sínteses reflexivas, correspondendo a 40% da nota.
    - Produção de análise crítica sobre um artigo científico/pesquisa qualitativa publicado de abordagem qualitativa, avaliando a consistência de todos os itens em seus conteúdos e forma, bem como a coerência entre objetivos, método empregado, técnicas/instrumentos de coleta de informações aplicados, análise dos dados e apresentação dos aspectos éticos. Tal análise necessita estar apoiada em argumentos dos referenciais estudados na disciplina, correspondendo a 60% da nota.
  • Conteúdo Programático
    A estrutura das pesquisas qualitativas;
    Bases teórico metodológicas que orientam pesquisas qualitativas em saúde;
    Desenhos e características das pesquisas qualitativas;
    Contexto da pesquisa, seleção dos sujeitos, diferentes técnicas empregadas para coleta dos dados, instrumentos de coleta de dados, coleta e registros de informações em pesquisas qualitativas em saúde;
    Aspectos éticos das pesquisas qualitativas em saúde;
    Usos e abusos das pesquisas qualitativas em saúde.
  • Referências
    6Referências Básicas
    FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 10, p. 58-78, abr. 1999 . Disponível em . acessos em 29 nov. 2021.
    GOMES MHDA, MARTIN D, SILVEIRA C. Comentários pertinentes sobre usos de metodologias qualitativas em saúde coletiva. Interface - Comunicação, Saúde, Educação 2014;18:469–77. doi:10.1590/1807-57622014.0271.
    GUERRIERO, I.C.Z.; MINAYO, M.C.S. O desafio de revisar aspectos éticos das pesquisas em ciências sociais e humanas: a necessidade de diretrizes específicas. Physis: Revista de Saúde, 23 (3): 763-782, 2013.
    KNAUTH DR, LEAL AF. A expansão das Ciências Sociais na Saúde Coletiva: usos e abusos da pesquisa qualitativa. Interface - Comunicação, Saúde, Educação 2014;18:457–67. doi:10.1590/1807-57622014.0274.
    MATSUE, R.Y., PEREIRA, P.G.G. “Quem Se Diferencia Apanha” (Deru Kui Ha Watareru): Experiência Etnográfica, Afeto E Antropologia No Japão”. Mana, 23 (2), 2017.
    MINAYO MCDS. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva 2012;17:621–6. doi:10.1590/s1413-81232012000300007..
    RAYNAUT C. Interdisciplinaridade e promoção da saúde: o papel da antropologia. Algumas idéias simples a partir de experiências africanas e brasileiras. Revista Brasileira De Epidemiologia 2002;5:43–55. doi:10.1590/s1415-790x2002000400006.
    Referências complementares
    CAPRARA, A.; LANDIM, L.P. Etnografia: uso, potencialidades e limites na pesquisa em saúde. Interface,12(25), 2008, p. 363-376.
    CARNEIRO, R. G.. De perto e de longe do que seria natural, mais natural e/ou humanizado: uma etnografia dos grupos de preparo para o parto humanizado. In: FLEISCHER, Soraya; FERREIRA, Jaqueline. (Org.). Etnografias em Serviços de Saúde.1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2014, v. , p. 243-266.
    COSTA, G.M.C; GUALDA, D.M.R. Antropologia, etnografia e narrativa: caminhos que se cruzam na compreensão do processo saúde-doença. Hist. Ciênc. Saúde-Manguinhos, 17(4), 2010, p.925-937.
    DESLANDES, S. F.. Revisitando as Metodologias Qualitativas nas Pesquisas de Avaliação: vertentes, contribuições e desafios. In: Tatiana Wargas de Faria Baptista; Creuza da Silva Azevedo; Cristiani Vieira Machado. (Org.). Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde: Abordagens e Métodos de Pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015, v. 1, p. 193-197.
    DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otá
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