Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE: DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE

  • Nome/título
    TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE: DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE
  • Responsável
    Richard Miskolci - Professor Titular
  • Corpo Docente
    Richard Miskolci - Professor Titular
  • E-mail para contato
    richard.miskolci@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2022-08-09
  • Término - inscrição
    2022-08-13
  • Início - curso
    2022-08-23
  • Término - curso
    2022-08-26
  • Local
    Online
  • Dias e Horários
    Terça a Sexta das 9h às 12h.
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    15
  • Carga horária - Teórica
    16
  • Carga horária - Prática
    14
  • Carga Horária Total
    30
  • Creditos
    2
  • Critérios de ingresso
    Alunos regularmente matriculados no PPGSC e, se houver vagas remanescentes, de outros programas de pós-graduação.
  • Ementa
    A disciplina propõe uma introdução à pesquisa sobre desinformação em saúde. A partir de bibliografia internacional sobre o tema, iniciará com a reconstituição histórica do paradigma de desinformação forjado a partir da década de 1950 por indústrias cancerígenas, poluentes e letais. Em seguida, discutirá abordagens de pesquisa da desinformação centradas em uma suposta onda de “negacionismo científico” e/ou na disseminação de “fake news” e teorias conspiratórias. O objetivo é prover fontes históricas e quadros analíticos sociológicos que incentivem o desenvolvimento de pesquisas nessa linha. Investigações sobre desinformação podem contribuir para enfrentar alguns dos maiores desafios à saúde coletiva em nossos dias.
  • Avaliação de aprendizagem
    Estratégias Pedagógicas: Aulas online pelo Google Classroom baseadas na leitura prévia da bibliografia, introdução expositiva do professor seguida de discussão da turma.
    Avaliação: Presença mínima de 75% nas aulas, participação nas discussões e trabalho final em formato de pré-projeto de pesquisa ou artigo sobre temas correlatos ao de desinformação em saúde fazendo uso da bibliografia da disciplina. O trabalho deve ter até 7 páginas em fonte Times New Roman 12 e espaço 1,5 e enviado por e-mail ao professor responsável até a data limite estabelecida.
  • Conteúdo Programático
    Aula 1: Origens históricas da desinformação em saúde

    Bibliografia:

    ORESKES, Naomi & CONWAY, Eric M. Doubt is our product In: _______ Merchants of doubt: how a handful of scientists obscured the truths on issues from tobacco smoke to global warming. New York: Bloombury Press, 2010. pp.10-35

    PROCTOR, Robert N. & SCHIEBINGER, Londa. Tobacco industry Agnotology In: ______ Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008. pp.18-25


    Aula 2: “Negacionismo científico”

    Bibliografia:

    LYNCH, M. We have never been anti-science: reflections on science wars and post-truth. Engaging Science, Technology and Society, 2020, 6: 49-57.

    MICHAELS, David. Manufactured uncertainty: contested science and the protection of the Public’s Health and Environment In: PROCTOR, Robert N. & SCHIEBINGER, Londa. Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008, p. 90-107.

    PRASAD, Amit. Anti-science misinformation and conspiracies: covid-19, post-truth, and Science and Technology Studies. Science, Technology & Society, 2021: 1-25

    Aula 3: Notícias Fraudulentas

    Bibliografia:
    GIGLIETTO, Fabio et alli. “Fake News” is the invention of a liar: how false information circulates within the hybrid news system In: Current Sociology. 2019, 67 (4): 625-642.

    GOYANES, Manuel e LAVIN, Ana. The sociology of fake news: factors affecting the probability of sharing political fake news online. Media@LSE Working Paper Series. London, London School of Economics and Political Science, 2018.

    Bibliografia de apoio:

    EUROPEAN COMISSION. Tackling online disinformation. 13/09/2019 Online em:
    https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/library/communication-tackling-online-disinformation-european-approach

    UNESCO. Journalism, ‘fake news’ and disinformation: a handbook for journalism edition and training. 2018 Online em https://en.unesco.org/node/295873

    _______. O que são “notícias falsas”? Brasília: UNESCO, 2019.

    WORLD HEALTH ORGANIZATION. Infodemic: https://www.who.int/health-topics/infodemic#tab=tab_1


    Aula 4: Desinformação como paradigma na esfera pública técnico-midiatizada

    Bibliografia:

    MISKOLCI, Richard. As diferenças na esfera pública técnico-midiatizada In: Batalhas Morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

    _________________. Desinformação e Saúde Pública In: Direitos na Pandemia Boletim 14 USP: CEPEDISA, 2021, pp.9-11. PDF online em: https://www.goog
  • Referências
    GIGLIETTO, Fabio et alli. “Fake News” is the invention of a liar: how false information circulates within the hybrid news system In: Current Sociology. 2019, 67 (4): 625-642.

    GOYANES, Manuel e LAVIN, Ana. The sociology of fake news: factors affecting the probability of sharing political fake news online. Media@LSE Working Paper Series. London, London School of Economics and Political Science, 2018.

    EUROPEAN COMISSION. Tackling online disinformation. 13/09/2019 Online em:
    https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/library/communication-tackling-online-disinformation-european-approach

    LYNCH, M. We have never been anti-science: reflections on science wars and post-truth. Engaging Science, Technology and Society, 2020, 6: 49-57.

    MICHAELS, David. Manufactured uncertainty: contested science and the protection of the Public’s Health and Environment In: PROCTOR, Robert N. & SCHIEBINGER, Londa. Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008, p. 90-107.

    MISKOLCI, Richard. As diferenças na esfera pública técnico-midiatizada In: Batalhas Morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

    _________________. Desinformação e Saúde Pública In: Direitos na Pandemia Boletim 14 USP: CEPEDISA, 2021, pp.9-11. PDF online em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwi_q-jkh933AhUcuZUCHTrqALg4ChAWegQIExAB&url=https%3A%2F%2Fcepedisa.org.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F08%2FV3-Boletim-14.pdf&usg=AOvVaw1y4sRQhOrTcJd22Jzo7wxE

    ORESKES, Naomi & CONWAY, Eric M. Doubt is our product In: _______ Merchants of doubt: how a handful of scientists obscured the truths on issues from tobacco smoke to global warming. New York: Bloombury Press, 2010. pp.10-35

    PROCTOR, Robert N. & SCHIEBINGER, Londa. Tobacco industry Agnotology In: ______ Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008. pp.18-25

    UNESCO. Journalism, ‘fake news’ and disinformation: a handbook for journalism edition and training. 2018 Online em https://en.unesco.org/node/295873

    _______. O que são “notícias falsas”? Brasília: UNESCO, 2019.

    WORLD HEALTH ORGANIZATION. Infodemic: https://www.who.int/health-topics/infodemic#tab=tab_1
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